ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

BlogBoom

Blog de cultura caipira representa Mato Grosso do Sul em concurso nacional

Elverson Cardozo | 08/06/2013 08:30
Douglas e a esposa, Arlene. (Foto: Divulgação)
Douglas e a esposa, Arlene. (Foto: Divulgação)

O blog Cultura Caipira, idealizado pelo campo-grandense Douglas Andrade Barbosa, ficou em segundo lugar na votação popular, pela internet, do Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira e se tornou o único representante de Mato Grosso do Sul na disputa que incentiva produções relacionadas ao instrumento.

Em sua terceira edição, o concurso, organizado pelo IBVC (Instituto Brasileiro de Viola Caipira), vai contemplar 130 artistas e profissionais envolvidos com o universo da viola caipira no Brasil. Douglas está participando porque criou uma seção destinada ao tema, onde compartilha com os leitores a própria experiência no aprendizado do instrumento, um dos mais importantes da cultura brasileira.

A premiação não será em dinheiro, apenas troféus para os três primeiros colocados de cada uma das 24 categorias. Eles terão direito a assistir um show do violeiro Almir Sater, homenageado do ano, no dia 17 de junho, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Fã do músico, Douglas está ansioso. “Vou reencontrá-lo e levar minha viola para ele autografar. Pretendo voltar com ela afinada de São Paulo”, disse. Sobre o resultado, o blogueiro disse que não entrou na competição para ganhar, mas com a ideia de divulgar a página.

“Não tínhamos nenhuma ambição de classificar, nem de ficar em segundo lugar. Foi uma surpresa bastante agradável depois de dois meses de campanha”, declarou.

Blog - Desenvolvedor de sistemas e apaixonado pelo universo caipira, Douglas resolveu criar o blog temático há 3 anos. A ideia surgiu de uma necessidade pessoal. Em 2010, navegando na internet, ele resolveu pesquisar sobre a música “Vide, Vida Marvada”, composição de Rolando Boldrin, mas não encontrou muita coisa.

Como na rede não havia conteúdo que julgasse ser significativo, ele resolveu criar o “Cultura Caipira”. O primeiro post foi dedicado à canção. A proposta, no início, era falar sobre música, mas como há muito mais curiosidade nesse meio foi difícil deixar de lado os “causos”, as expressões, curiosidades, poesias e os eventos que chegam ao Estado.

O conteúdo é diversificado e abrange todo pais, mas blogueiro busca regionalizar as publicações.

Em abril deste ano, o Lado B contou com o blog de Douglas “nasceu”. Para acessar a matéria, clique aqui.

Nos siga no Google Notícias