ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Artes

Animação brasileira que concorrente ao Oscar será exibida de graça amanhã

Ângela Kempfer | 15/02/2016 10:46
Filme é dirigido pelo brasileiro Alê Abreu.
Filme é dirigido pelo brasileiro Alê Abreu.

Não tem crítica ruim quando uma animação chega ao Oscar. Para quem ainda não viu "O Menino e o Mundo", as referências são só as melhores.

O filme, dirigido pelo brasileiro Alê Abreu, tem a estética da ingenuidade. Os traços são infantis e ao mesmo tempo informativos. Dão tom melancólico, com a comparação entre o mundo idealizado da infância e a vida embrutecida dos adultos.

A animação começou a ser realizada em 2010, ficou pronta em 2013 e estreou em 2014, sem nenhum burburinho por aqui. Agora, no mês do Oscar, será exibido de graça, amanhã em 2 sessões, às 19 horas e às 20h30, no Sesc Morada dos Baís. O filme foi escolhido para inaugurar o projeto Cinema ao Ar Livre.

O Menino e o Mundo ganhou prêmios do júri e de público no maior festival de animação do mundo, o de Annecy, e também venceu nos EUA o Annie, considerado o “Oscar da animação”, na categoria melhor longa independente.

A sinopse fala de Cuca, um menino que vive em um mundo distante, numa pequena aldeia no interior de seu mítico país. Certo dia, ele vê seu pai partir em busca de trabalho, embarcando rumo à desconhecida capital. O trem que atravessa a fazenda é visto como um monstro gigantesco, como uma serpente, que engole os adultos e depois desaparece no espaço branco, sem devolvê-los mais. As semanas que se seguem são de angústia e lembranças confusas. Sofrendo com a falta do pai, numa determinada noite, o vento arromba a janela do quarto e carrega o menino para um lugar distante e mágico.

A animação usa várias técnicas artísticas, como colagem, carros feitos por computador e imagens na estética de documentários. A história vai sendo contada só pelas imagens, sem nenhuma palavra.

O Sesc Morada dos Baís fica na Avenida Afonso Pena, em frente ao Camelódromo.

Nos siga no Google Notícias