ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Artes

Ditadura militar volta ao cinema em mostra Pela Verdade

Ângela Kempfer | 16/08/2013 13:06
Cena de Infância Clandestina
Cena de Infância Clandestina

A partir de segunda-feira, o projeto Clube dos Cineclubes exibe filmes sobre os tempos de ditadura militar o Brasil, durante a Mostra Cinema pela Verdade. A entrada é franca, com exibições sempre a partir das 18h30 no MIS (Museu da Imagem e do Som).

O circuito roda o Brasil, promovido pelo Instituto Cultura em Movimento e Ministério da Justiça, aprovado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão da Anistia.

No dia 21 de agosto, próxima quarta-feira, a nova fase do projeto em Campo Grande começa com “Eu me Lembro”.

Veja a programação completa e as sinopses dos filmes:

Dia 21

"Eu me lembro" - filme acompanha o crescimento de Guiga, nascido na cidade de Salvador, numa época provinciana. No contato com a mãe, Aurora, descobre a sexualidade e seus limites. Com o pai, Guilherme, temível, austero e puritano exacerbado, viverá muitos conflitos. O garoto cresce movido pela culpa católica, marcada pela morte da mãe antes mesmo da adolescência. Quando jovem, o protagonista nutre raiva pelo pai e, durante a ditadura militar, vive sua fase mais ativa. Direção: Edgar Navarro (Drama, 108 min, 2005).

“Infância Clandestina” - Argentina, 1979. O menino Juan (Teo Gutiérrez Romero), de 12 anos, vive na clandestinidade da mesma maneira que seus pais e seu tio Beto (Ernesto Alterio). Na escola, ele é conhecido como Ernesto e encontra María (Violeta Palukas), de quem sabe apenas o nome. Direção: Benjamín Ávila (Drama, 112 min, 2011).

Dia 22

“No” - Em 1988 o ditador chileno Augusto Pinochet, diante da pressão internacional, convoca um referendo sobre o seu mandato. Os líderes da oposição convencem o jovem publicitário René Saavedra (Gael García Bernal) a liderar sua campanha. Com pouquíssimos recursos e permanente vigilância dos guardas de Pinochet, Saavedra e sua equipe criam um audacioso plano para vencer a eleição e libertar seu país da opressão. Direção: Pablo Larraín (Drama, 110 min, 2012).

O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. A entrada é gratuita.

Nos siga no Google Notícias