ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Filme estreia na Esplanda em noite com vampiro e saci pantaneiro

Aline Araújo | 31/10/2014 21:50
Filme foi lançado hoje no Armazém Cultural. (Foto: Alcides Neto)
Filme foi lançado hoje no Armazém Cultural. (Foto: Alcides Neto)

Saci versus Vampiro e o que essa batalha histórica pode significar. O roteiro do novo curta- metragem da Render Brasil mistura o personagem mundial com um nome bem brasileiro, conhecido pelo gorro vermelho, o pular em uma perna só e a malandragem. No Dia do Saci, o filme é lançado no Armazém Cultural, com cerca de 200 convidados, muitos a caráter, no estilo terror bem-humorado, sugerido pelo curta.

A primeira exibição ocorre no principal cenário do filme, a Esplanada Ferroviária. A direção é de Fábio Flecha, que experimenta efeitos especiais e muitas caracterizações, colaborando assim com a formação de quem quer fazer cinema, mas não tem muito mercado em Mato Grosso do Sul. A Render tem o mérito de fazer, independente de qualquer outra avaliação sobre qualidade. Foram 5 filmes em 2 anos.

O nome Sem Fim é o mesmo do saci que entra em confronto com o vampiro, uma versão bem mais perigosa e esperta que o nosso “pererê”, mas tão nacional quanto. “O cinema é cheio de mitos, então porque não falar sobre os nossos mitos”, justifica o diretor.

O embate entre vampiro e o saci pantaneiro. (Foto: divulgação)
O embate entre vampiro e o saci pantaneiro. (Foto: divulgação)

A produção executiva é de Tânia Sozza e a direção de fotografia assinada por Márcio Padilha. O elenco é sul-mato-grossense e o projeto foi viabilizado com recursos da Fundação Estadual de Cultura. As filmagens duraram apenas 5 dias. Priscila Godoy faz o papel de uma publicitária. Ao longo da preparação, a principal surpresa dela foi descobrir que a força do nosso folclore. “Muita gente acredita em saci. O melhor do filme é, justamente, poder mostrar a diversidade da cultura. Não é só entretenimento”, comenta.


O músico Márcio de Camillo também entrou no elenco e durante as gravações voltou um pouco à infância. “Eu sou do mato e minha avó sempre contava essas histórias de saci”.

No curta, não há violência. Há mordidas, mas a busca pelo sangue tem mais humor que terror. É uma comédia que começa com o ataque a um grupo de publicitários em Mato Grosso do Sul. Os crimes continuam até o vampiro encontrar o saci pela frente.

Apesar de alguns tratarem o saci pantaneiro como um menino branco, de cabelos ruivos e duas pernas, o filme tem a representação mais conhecida, graças a Monteiro Lobato. O vampiro é o mesmo de sempre, de cabelos longos e pele pálida.

Anderson Black é o protagonista nacional e também o responsável pela trilha sonora. Durante 7 meses, ficou sem cortar os cabelos para entrar de vez na pele do personagem. “Todo mundo se dedicou muito”, garante. Yan Braga é o oponente, o Vampiro europeu. A contar pela estreia, ele acha que a tarefa foi bem cumprida. “É muito bacana ver as crianças fantasiadas e interagindo”, diz sobre a festa de lançamento na noite de hoje.

É o 4º curta do projeto “Lendas Pantaneiras”, que já tem os curtas “Espera”, “Desafio da Viola” e “Enterro”. Para fechar o pacote, em 2015 a ideia é produzir o último dessa saga: “Aqui ó”. Depois, a ideia é reunir todos em um longa, para participar de festivais e, talvez, exibir na televisão. “Não dá para viver de cinema aqui hoje. Mas temos filmes de temas diversos. O cinema de Mato Grosso do Sul já mostra o nosso trabalho, por mais que seja difícil”, avalia Fábio.

O elenco de Sem Fim tem também Leandro Marques , Jurema de Castro, Renata Macedo, Expedito Di Monte Branco, Bruno Moser, Douglas Santos, Suzana Alcântara, Airton Raes, Igor Matheus e Claudeir Dilly.

Assim como os outros filmes da série, o curta deve ser disponibilizado em breve na internet.

Nos siga no Google Notícias