ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Artes

Filmes com tema espacial conquistam pelo amor à ciência e às estrelas

Daiane Libero | 03/02/2016 14:53
Cena de Interestelar.
Cena de Interestelar.

Olhar para as estrelas e encarar aqueles pontos brilhantes no céu de nosso vasto mundo é algo que o ser humano sempre fez. O impacto esmagador de que giramos em um universo nada explorado alimenta nossos sonhos e nossas projeções, tanto que o cinema possui inúmeros filmes sobre aventuras no espaço sideral. E isso é ótimo, já que a evolução da tecnologia cinematográfica permite que a gente dê vazão a qualquer idéia mirabolante sobre o que está lá fora.

Os fãs da ficção científica encontram títulos em diversos níveis sobre o assunto da exploração do cosmos: de filmes clássicos como “2001, uma odisséia no espaço” (1968), de Stanley Kubrick, a filmes voltados para as crianças, como “Wall-E” (2008), da Disney, que mostrava um robozinho apaixonado em uma busca pelo espaço. São infindáveis títulos, tal qual as estrelas da nossa galáxia.

Essa lista objetiva aglutinar títulos recentes e que são boas escolhas para quem deseja ver um bom filme do tema. Avante!

Interestelar (2014)


Do cineasta Christopher Nolan, esse filme fala sobre a importância de o ser humano sempre desejar explorar fora de seu planeta. Em um mundo quase à beira da fome, após inúmeras tempestades de poeira, um piloto de naves, Cooper, é designado para levar astronautas rumo a uma missão colonizadora fora da Via Láctea.

Através de um “wormhole” (ou buraco de minhoca, em tradução livre), eles precisam acessar outra galáxia onde astronautas já tentaram colonizar. Com o passar dos anos, sua filha Murph investirá numa própria jornada para também tentar salvar a população do planeta. Um filme de fotografia bela, certeira e onde a céu é o limite para a ciência.

Perdido em Marte (2015)


Ridley Scott acertou em cheio nesse filme, indicado a vários Oscar em 2016. Ao contrário dos filmes sobre espaço, que geralmente mostram “tudo dando errado”, a história é positiva, alegre, e enfatiza a importância da união das pessoas aqui na Terra.

Na história, Matt Damon vive o astronauta Mark, que em uma missão de exploração no planeta Marte junto a seus companheiros, sofre um acidente e acaba sendo deixado para trás. Com isso, ele precisa sobreviver muito além do previsto até que uma missão consiga ir buscá-lo.

Lunar (2009)


Esse filme vai muito além da exploração do espaço e mostra a história de Sam, um astronauta que cumpre uma missão de três anos na Lua, em uma base instalada pela Lunar Industries. Sua função é extrair do solo e enviar regularmente à Terra uma substância que ajuda a renovar a energia do planeta.

Sam tem apenas a companhia do computador GERTY e está ansioso para completar o trabalho, o que ocorrerá dentro de duas semanas, quando um novo funcionário virá substituí-lo. Só que, repentinamente, Sam começa a delirar e sofre um acidente. A partir de então ele encontra um clone seu dentro da estação lunar.

Orçado em meros U$ 5 milhões, “Lunar” dispensa os desenvolvimentos comuns, personagens rasos e desfechos previsíveis das últimas ficções científicas lançadas. Um filme quase independente, porém de atuações e cenas incríveis.

Nos siga no Google Notícias