ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Artes

Mostra tem Fellini, Mastroianni e outros celebrados diretores e atores italianos

Ângela Kempfer | 09/11/2014 07:45
Marcello Mastroianni em Cidade das Mulheres. (Foto: Divulgação)
Marcello Mastroianni em Cidade das Mulheres. (Foto: Divulgação)

Sucessos do cinema italiano começam a ser exibidos amanhã no MIS (Museu da Imagem e do Som), de graça. Até o dia 14 de novembro, haverá sessões sempre às 19 horas. Esta edição do projeto CineMIS tem a parceria do Circolo Italiano Guglielmo Marconi.

Os títulos foram escolhidos para contar a história da Itália pós-guerra, com diferentes estilos, do drama ao humor.

A estreia será com Baaria – A porta do Vento, de 2009, com direção de Giuseppe Tornatore, famoso pelo sucesso de “Cinema Paradiso”, que lhe rendeu o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1988.

Na programação há 5 filmes, incluindo um do mais celebrado diretor italiano, Frederico Fellini. Cidade das Mulheres tem no elenco Marcello Mastroianni, outro ícone da Itália que também aparece como protagonista em outras produções a serem apresentadas durante a mostra.

A semana termina com “Comilança”, comédia do polêmico Marco Ferreri (Crônica do Amor Louco). O conteúdo é provocativo, por isso foi proibido em diversos países em 1973, ano de lançamento. Vencedor do Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Cinema de Cannes, o longa abusa do humor negro e é considerado um dos grandes filmes do cinema mundial da década de 70.

Cena de Baaria. (Foto: Divulgação)
Cena de Baaria. (Foto: Divulgação)

Veja a programação completa:

10 de novembro

Baaria - A Porta do Vento
Em 1930, na província de Palermo. Ciccio (Gaetano Aronica) é um humilde pastor que encontra tempo para se dedicar à sua grande paixâo: a leitura. A Itália passava pelo fascismo e, durante a Segunda Guerra Mundial, as pessoas passavam fome. Peppino (Francesco Scianna), filho de Ciccio, testemunhou este acontecimento e logo descobriu uma grande paixão pela política. Ele se torna comunista, indo de encontro ao desejo da família. Após a guerra Peppino encontra o grande amor da sua vida, com quem está disposto a enfrentar todas as dificuldades para viver junto

11 de novembro

Cidade das Mulheres
Marcello Mastroianni é Snaporaz, um homem de meia-idade que, viajando de trem, cai no sono e começa a sonhar que está em um mundo só de mulheres. Atraído por uma bela moça, deixa o trem e a segue pelo campo. Pouco depois, está num hotel onde mulheres estão em uma conferência feminista e ele não é bem-vindo. A fantasia segue, metade sonho e metade pesadelo: Snaporaz tem encontros surreais e experimenta seus medos e ansiedades e, por ser o único homem, é ao mesmo tempo reverenciado e julgado

12 de novembro

Caros F... Amigos
O filme de 1994 fala sobre as desventuras de um grupo de amigos em uma Florença destruida pela guerra e recém-libertada do domínio alemão pelas forças aliadas. Dieci (Paolo Villaggio), ex-pugilista, resolve montar um espetáculo itinerante de lutas de boxe. A idéia é organizar um tour na região da Toscana para ganhar algum dinheiro e, principalmente, conseguir algo para comer. Depois de reunir quatro rapazes, que nunca lutaram boxe na vida, a turnê se inicia.

13 de novembro

Que Horas São?
Marcello (Marcello Mastroianni) e Michele (Massimo Troisi) são pai e filho. Viveram sob o mesmo teto até o dia em que Michele partiu para o serviço militar. Hoje eles têm um encontro em Civitavecchia, para passar um dia juntos. Apesar do mal-estar, Marcello tem a alegria e a vitalidade de um homem apaixonado pela vida. Michele é um jovenzinho de trinta anos, reflexivo e introvertido.

14 de novembro

A Comilança
Cansados da vida, quatro senhores (iMarcello Mastroianni, Ugo Tognazzi, Michel Piccoli e Philippe Noiret) se trancam numa mansão para passar o fim de semana. Lá, entre pratos e prostitutas, irão comer até a morte.

O MIS (Museu Da Imagem e do Som) fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar, centro da Capital.

Nos siga no Google Notícias