ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Artes

Quais as chances da nossa indiazinha ir representar o Brasil no Oscar?

Elverson Cardozo | 26/04/2015 07:12
Kariane, a indiazinha protagonista do curta "Cordilheira de Amora II". (Foto: Divulgação)
Kariane, a indiazinha protagonista do curta "Cordilheira de Amora II". (Foto: Divulgação)

“Cordilheira de Amora II”, um curta-metragem gravado com celular e uma handCam, na Aldeia de Amambai, no interior de Mato Grosso do Sul, conquistou os jurados do “É Tudo Verdade – 20º Festival Internacional de Documentários”, principal evento dedicado à cultura do documentário na América Latina. O trabalho ganhou três prêmios e, agora, pode representar o Brasil no Oscar, com a história de uma índiazinha guarani kaiowa, Kariane Martines, que cria um mundo encantado no quintal da própria casa.

As chances são grandes, aponta o produtor Airton Raes, que integra a diretoria do colegiado audiovisual de Campo Grande. “Os filmes feitos aqui cada vez mais têm participado de festivais nacionais e internacionais”, comenta, ao dizer que este, em especial, ajuda a divulgar a realidade dos índios Guarani-Kaiowa para o resto do mundo. “Isto é uma vantagem ao ser analisado pela academia”, afirma.

A premiação, na avaliação de Airton, “é reflexo do cenário cinematográfico efervescente de Mato Grosso do Sul, baseado na diversidade e em personagens do dia-a-dia que revelam histórias extraordinárias”. Um exemplo, emenda, de que os filmes feitos no Estado competem em pé de igualdade com qualquer produção do Brasil e no mundo”.

A cineasta que assina o trabalho, Jamille Fortunato, está surpresa. “Nunca imaginei. Eu nem iria me inscrever. Uma amiga praticamente me obrigou. Ainda estou me perguntando: é tudo verdade mesmo?”, diz, brincando com o trocadilho.

"Cordilheira de Amora II" foi eleito o melhor curta nacional pelo júri oficial e pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas. Também recebeu o prêmio Mistika, de melhor documentário em curta-metragem.

Jamille recebendo a premiação. (Foto: Divulgação)
Jamille recebendo a premiação. (Foto: Divulgação)

O júri internacional foi formado pela cineasta e crítica francesa Laetitia Mikles, pelo documentarista chileno Cristián Leighton e pelo curador americano Thom Powers. O júri nacional contou com a cineasta Carla Gallo, o curador Fabiano Canosa e o cineasta e diretor de fotografia Lauro Escorel.

Pela primeira vez na história do evento, o vencedor da Competição Nacional de Curtas-Metragens e o da Competição Internacional de Curtas-Metragens estão automaticamente qualificados para exame pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood visando uma vaga na disputa do Oscar de melhor curta documental.

Isso significa que o filme de Jamille pode, como já foi dito, representar o Brasil na maior e mais importante premiação do cinema a nível mundial. Ainda “processando a informação”, a cineasta destaca os pontos positivos do trabalho que, acredita, pode impressionar os jurados.

“Acho que esse filme não representa somente o Brasil, mas as pessoas em primeiro lugar porque elas se identificam com as brincadeiras de Kariane. E o brincar é a linguagem universal do ser humano. Têm, obviamente, a questão indígena. A personagem é forte”, declara.

A outra vantagem ultrapassa a questão estética. “Não é tecnicamente perfeito, mas priorizamos o conteúdo. Acho que não se destacou porque foi feito com o celular, até porque algumas pessoas só sabem disso porque falei", argumenta.

E isso tudo só foi possível, completa, graças a um trabalho em equipe e ao contato proporcionado pelo projeto “Memórias do Futuro”, feito em parceria com Alexandre Basso e Lia Mattos, que levou a oficina de vídeo à aldeia. “Houve um investimento anterior em relacionamento. Eu só entrei naquela casa, encontrei aquele quintal e conheci Kariane por conta disso”, diz.

A gravação - Jamil registrou o mundo encantado de Kariane há dois anos, quando a menina tinha apenas 9 anos. Hoje ela tem 12. Na época da gravação, a cineasta frequentava a comunidade para ensinar os moradores, entre outras coisas, a fazer cinema com o celular.

Primeiro ela conheceu a irmã de Kariane, que era uma das participantes do projeto. Por intermédio dela é que foi apresentada à garota. A oportunidade de gravar um filme surgiu por acaso. Foi no “susto”, depois de um almoço junto com a família da índiazinha.

Na hora de ir embora, Jamil viu no fundo da casa alguns tijolinhos entre bananeiras e perguntou à mãe da menina o que era. Ouviu que era lixo que a filha juntava para brincar. Para Kariane, no entanto, era mais que lixo. Era a “casa própria”, o lugar onde ela dava asas à imaginação, chamando o entulho de shopping, por exemplo.

Para assistir o teaser do curta, clique aqui.

Ficha Técnica:

Direção e Montagem: Jamille Fortunato

Imagens: Alexandre Basso e Jamille Fortunato

Direção de Produção: Lia Mattos e Alexandre Basso

Finalização: Caetano Travassos

COM: Cariane Martines e Clebisson Domingues

Produtora: Espaço Imaginário e Tenda dos Milagres

Nos siga no Google Notícias