ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Artes

Semana tem mostra de cinema e danças bolivianas no MIS

Paula Maciulevicius | 17/08/2015 11:40
“A Avó Grilo: O mito da dona da água”, eleito o melhor filme latino americano de 2010 no Festival de Filmes de Aahrus, na Dinamarca, é um dos curtos exibidos.
“A Avó Grilo: O mito da dona da água”, eleito o melhor filme latino americano de 2010 no Festival de Filmes de Aahrus, na Dinamarca, é um dos curtos exibidos.

De hoje até sexta-feira, o cinema boliviano ganha destaque no MIS (Museu da Imagem e Som). A ideia é divulgar a arte do país vizinho em comemoração à independência boliviana, em 6 de agosto. A mostra de cinema boliviano terá longas e curtas até quinta-feira. No último dia, a programação é dedicada às danças.

Hoje o primeiro filme será "Los Andes no Creen em Dios", drama dirigido por Antônio Eguino. No final da década de 20, Alfonso Claros, um jovem engenheiro com estudos na França e inquietações literárias, se muda de La Paz para Uyuni, no sul da Bolívia, para trabalhar em uma grande companhia mineradora.

A cidade vive um momento de esplendor, com alguns homens muito ricos, outros esperando pacientemente a sorte grande de encontrar a mina dos sonhos e uma maioria explorada nas galerias. É um lugar de estranho magnetismo, carregado de euforia coletiva produzido pelo encanto do minério, onde convergem cinco personagens cujas ações entram num jogo de paixões e frustrações. Uma delas é Claudina, uma moça sensual e forte, que cativa Alfonso por seu orgulho e sua beleza. 

Na terça é a vez do drama "Escríbeme – Postales a Copacabana" (Escreva-me - Postais a Copacabana), o filme do diretor Thomas Kronthaler revela três mundos, três gerações, três mulheres, cada uma delas, a sua maneira, em busca de seu destino. O outro grande protagonista da história com sua majestosa beleza é o lago Titicaca, soberbo marco geográfico de uma história de sentimentos, frustações e esperanças. 

Na quinta, o MIS exibe os curtas Origen de la Quinua - Mito aymara”, de Jorge Carmona e “A Avó Grilo: O mito da dona da água”, de Denis Chapon, eleito o melhor filme latino americano de 2010 no Festival de Filmes de Aahrus, na Dinamarca e “Historias Contaminadas”, também de Denis Chapon.

Para fechar, as apresentações culturais seguem vários ritmos e danças típicas da região: 

Cueca - uma família de estilos musicais e danças a estes associadas típica da Argentina, Chile e Bolívia. A dança representa a conquista e o desejo amoroso de uma mulher por um homem e está presente no oeste da América do Sul desde a Bolívia até a Argentina e a Colômbia, tendo suas variações de acordo com a região e a época.

Huayño - É reconhecida como a dança mais representativa dos Andes. Historiadores acreditam que nas suas origens possa ter sido uma dança funerária, hoje se caracteriza como uma dança muito festiva. Atualmente difundidos no norte argentino, Peru e Bolivia.

Tobas - Dança que representa a cultura dos povos indígenas do sudeste e oriente boliviano, em suas coreografias demonstram a beleza e fortaleza com poderosos saltos acrobáticos que simbolizam a força destas tribos.

Danza del Arete Guasu - Apresentamos esta dança que se chama Rosita Pochi, originária da cultura dos Ava Guarani, povos indígenas bolivianos, entoada e dançada em celebrações importantes como na festa da boa colheita. O nome significa tempo verdadeiro.

Saya Afroboliviana - Dança típica dos povos afros bolivianos que habitam a região dos Yungas em La Paz. É uma expressão cultural do povo negro que vive na Bolívia, remanescentes dos escravos trazidos pelos colonizadores na época da mineração.

Morenada - Nasceu através do uso de escravos negros na cidade de Potosí, na Bolívia. Na época colonial representa, com sua roupa ricamente adornada e pesando cerca de 25 quilos, a opulência de seus amos e também o alto preço que valiam. Destaca-se "El Rey Moreno" com sua máscara, coroa e abundante pedraria enfeitando seu traje representando a monarquia dos países de onde vinham os escravos. As matracas e os passos característicos de sua dança representam os sons das correntes que prendiam os escravos pelas pernas e as pesadas carroças que tinham que levar.

Caporales - Dança folclórica representada ao publico pela primeira vez em 1969. Sua origem se dá pelo Caporal, que em muitos casos era o mestiço ou mulato capataz escravo de negros.

Tinku - Dança da região andina da Bolívia. Tinku significa o grande encontro das comunidades, resultavam em lutas corporais e que o sangue derramado era ofertado a Pachamama (mãe terra).

O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. Todas as apresentações começam 19h e são de graça.

Nos siga no Google Notícias