ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Na luta por direitos iguais, poucas se importam se mulher paga menos na balada

Aline Araújo | 10/05/2015 07:45
Amigas não se importam em pagar menos. (Foto: Fernando Antunes)
Amigas não se importam em pagar menos. (Foto: Fernando Antunes)

A pauta surgiu em um debate de leve sobre o feminismo nos dias atuais. De repente, a colocação de que o preço diferenciado na balada também é machismo fez a gente refletir sobre até que ponto esses detalhes têm efeitos nas relações de gênero.

É quase unânime, as casas de Campo Grande sempre fazem alguma “promoção” para o público feminino. Ou o ingresso é mais barato, ou mulher entra de graça até a meia noite, por vezes até ganha um drinque de graça. Já se tornou um hábito.

O Lado B resolveu levantar a questão e por na roda o assunto. Será que alguém se importa com isso?

Em geral a maioria das mulheres não vê problema nisso, mas quem luta pela igualdade acredita que esse tipo de atitude é uma discriminação, serve como mais uma forma de explorar a imagem feminina, como um "presente" para os homens lotarem as casas.

Mas a tese de que isso parece pouco importar acabou vingando na noite da cidade. No geral, ninguém vê problema nisso, nem as mulheres. “É lógico que eu gosto. A mulher já se ferra em tanta coisa, pelo menos nisso a gente tem que se dar bem. Eu enxergo como privilégio e não como uma ofensa”, defende a depiladora Daniela Morais, de 21 anos.

 

Anúncio em uma propaganda de casa noturna de Campo Grande. (Foto: reprodução Faceboko)
Anúncio em uma propaganda de casa noturna de Campo Grande. (Foto: reprodução Faceboko)

A estudante Ariane Fasolo, de 19 anos, também concorda em pagar menos. “ Os homens vão onde tem mulher. Então, é bom pra gente que paga menos, bom para a casa que vai continuar lotando festa e todo mundo leva vantagem” argumenta.

Para a socióloga Ana Gomes, 67 anos, gestos como esse deveriam incomodar sim. Ela acredita que a maioria das mulheres não se importa por não ter consciência de que é uma forma de perpetuar a desigualdade.

“Me incomoda, acho que o machismo também está nas pequenas coisas, que as vezes as pessoas ignoram, não só nas grandes. Por trás do ingresso mais barato, vem embutido o fato da que as mulheres atraem o público masculino, ou seja a mulher sendo utilizada como um objeto”, comenta.

Na maioria das vezes essa não é a intenção inicial, mas a prática virou tão costumeira que até quem faz isso no estabelecimento se enrola para explicar. “Eu tenho casa noturna há 20 anos e sempre fiz mais barato para mulher. Não foi pensando que onde vai mulher vai homem, mas algo que a gente sempre fez”, afirma a empresária Fátima Mennas, 40 anos, do Bar Fly de Campo Grande, sem explicar a origem da diferença.

As amigas Pollyana e Monica também não se importam com o valor menor.  (Foto: Fernando Antunes)
As amigas Pollyana e Monica também não se importam com o valor menor. (Foto: Fernando Antunes)

Em locais como Valley, Coronas Pub, 21 Bar e Lazer, Move e Hangar, a maioria das festas os ingressos femininos são mais baratos que masculinos.

A diferenciação de preço pelo sexo virou regra e difícil mesmo é achar alguma exceção. Muitas mulheres se sentem confortáveis com essa situação.

“ Eu acho que não vai encontrar ninguém que diga ao contrário! Mulher tem que pagar menos mesmo. A gente suja menos, bebe menos”, afirma Pollyana Oliveira de 29 anos.

Mas se consome menos, gasta menos, a mulher não deveria pagar entrada maior? “A gente é mais comportada”, justifica Mônica Priscila, de 26 anos.

Roneir e o amigo Carlos tem opiniões diferentes.  (Foto: Fernando Antunes)
Roneir e o amigo Carlos tem opiniões diferentes. (Foto: Fernando Antunes)

“Eu acho que tem que pagar igual. As mulheres querem direitos iguais. Porque pagar menos?”, questiona o mecânico de 31 anos, Roneir Santos.

O amigo Carlos Borges, de 35 anos, discorda um pouco. “A mulher tem que ser privilegiada, sem precisar que isso desvalorize a mulher. Não sei se no ingresso, mas é fato que a presença da mulher deixa a festa mais bacana”, comenta.

Infelizmente, ninguém apareceu dizendo que cobra preço menor por conta do preconceito que faz a mulher ganhar salário 30% menor que os homens no mercado de trabalho, mesmo exercendo a mesma função, e em pleno 2015. Isso sim seria bacana, moderno, transformador.

Nos siga no Google Notícias