A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

07/12/2012 08:30

A atração da árvore de natal gigante na calçada de casa

Elverson Cardozo
Casa do Papai Noel fica na frente de uma casa do bairro São Francisco. (Foto: Luciano Muta)Casa do Papai Noel fica na frente de uma casa do bairro São Francisco. (Foto: Luciano Muta)

Sebastiana Oliveira dos Santos, de 66 anos, não sabe se continua a decorar árvores por medo ou tradição. Cresceu ouvindo a mãe falar que se deixasse o hábito de lado, por um natal apenas, no ano seguinte alguém da família morreria. Como ninguém quer correr o risco, ela mantém viva a cultura que aprendeu ainda criança, na fazenda.

Veja Mais
Caligrafia da escola rendeu à Marystella a profissão de designer de lousas a giz
Luis ganhou o título de presidente e hoje é dono da própria cadeira no bar

Há pelo menos 8 anos, a aposentada decora uma árvore na frente da casa onde mora, no bairro São Francisco, em Campo Grande. Não é um arranjo natalino comprado em loja. É uma “árvore viva”, como costuma se referir. Um pé de ficus que ela mesma plantou.

Todos os anos o ritual se repete. A decoração, inédita a cada ano, tem que estar pronta em 6 dezembro para ser retirada no Dia de Reis, celebrado no dia 6 de janeiro.

Para deixar tudo em ordem, Sebastiana não poupa esforços, nem dinheiro. Este ano, só de arranjos gastou cerca de R$ 700,00, isto porque alguns dos itens foram comprados no Paraguai.

São 80 metros de mangueiras luminosas, fora o pisca-pisca e os tecidos. A poda foi feita para deixar a árvore no formato de uma casa. Tem até “janela”. Quatro no total. Em cada uma foi colocado uma foto do bom velhinho, cercado por grandes laços vermelhos, que ela mesma confeccionou.

O TNT branco que cobre os galhos forma o telhado de neve da casinha. No topo, a estrela gigante é feita com o aro de uma bicicleta. O ornamento que decora a rua e a fachada da casa é visto de longe.

Quem mora perto fica na expectativa para ver como será a nova decoração da “casa do Papai Noel”, contou a moradora. É a atração da rua nessa época do ano. Vira cenário para fotografias.

O laços vermelhos, decoração principal deste ano, foram confecionados pela própria moradora. (Foto: Luciano Muta)O laços vermelhos, decoração principal deste ano, foram confecionados pela própria moradora. (Foto: Luciano Muta)
Evolução da árvore de natal está registrada em fotografias. (Foto: Luciano Muta)Evolução da árvore de natal está registrada em fotografias. (Foto: Luciano Muta)

Sebastiana não foge à regra. Registra a decoração todos os anos. A evolução do trabalho está eternizada nos álbuns fotográficos que coleciona. No início, enquanto a árvore crescia, as luzes enfeitavam um pinheiro, que morreu com o tempo.

O ficus passou a receber os adornos. Já teve natais mais coloridos. Nos últimos, a árvore ficava lotada de pequenos laços. Desta vez, evitando o esforço, a aposentada preferiu adotar o visual mais clean. Os arranjos, em menor quantidade, foram colocados espaçadamente.

O trabalho para montagem, com auxílio de escadas e andaimes, começa dias antes das luzes serem acesas. É exaustivo, mas a dona de casa não se importa. “Eu não ligo para o trabalho que dá ou em gastar. Minha maior alegria é ver as pessoas encantadas. Faço isso para ver as pessoas sorrindo, feliz”, disse.

Dona Sebastiana nunca teve árvore de natal artificial dentro de casa. Na infância, quando a mãe decorava galhos secos, ela fazia questão de sair para o quintal pendurando bolas coloridas nos galhos que encontrava.

“Nunca gostei de árvore seca. Eu saia atrás das árvores vivas. Queria ver as folhas, os galhos balançando”, relembrou.




Parabens pela sua arvore maninha, pena que eu não estou ai para ver de perto!!!
 
Luzia oliveira em 13/12/2012 08:07:41
olá,o endereço da decoração é RUA: Alegrete 83,entre as ruas 13 de junho e josé antonio,no são francisco!!!
 
elaine oliveira em 12/12/2012 11:32:40
Morei na casa ao lado e me orgulho de ver essa árvore tão linda!!! Parabéns D. Sebastiana!!!
 
Elinete Ricartes em 12/12/2012 08:59:05
Parabéns, criativa senhora, eu acho decoração de natal algo grandioso não importa o tamanho, importa a atitude. Deus certamente está presente em sua casa porque voce está compartilhando esse espírito festivo e generoso aos olhos de todos. Ano que vem quero apreciar novamente. Feliz Natal.
 
Leonor Chilante em 10/12/2012 20:03:24
Eu nao gosto de NAtal, mas acho lindoooooo essas atitudes dos moradores...Parabens esta muito lindoooooooo
 
Letica Levi em 08/12/2012 08:33:59
muito linda essa árvore, mas tem uma outra árvore que também achei muito interessante, quando passei pela rua uirapuru no estrela dalva e a mesma estava enfeitada com globos lumonosos feito com garrafas de pet, muito criativo. parabéns a essas pessoas por tornar a vida das pessoas com mais significado e alegrias.
 
angela alencar em 07/12/2012 23:25:03
Lindo!!!! parabéns!!!
 
ALESSANDRO PEREIRA em 07/12/2012 23:16:13
Rídiculo seu comentário Alexandre, vai capinar, vai. Parabéns Dona Sebastiana. Feliz Natal !!!!!!!!!!!!!
 
Mila da Costa em 07/12/2012 17:55:56
Horrivel abrir as noticias e ler o mau humor de pessoas que não tem o mínimo espírito natalino e só fazem criticar. Admiro o trabalho e a boa vontade dessa senhora. Se ela gasta, é um problema dela e nem sabemos se ela ajuda alguem ou não. E nem compete aos senhores que se acham no direito de intervir e dizer o que ela deveria fazer. Sou sim a favor de ajudar aos pobres mas não sou eu e nem deveria ser, o dedo que aponta para os outros para que usem seu dinheiro para ajudar a quem precisa. Eu faço minha parte e acho que os senhores também deveriam fazer. Acaso o Sr.Alexandre e Paulo tiram uma parte de seu dinheiro para ajudar a quem precisa? Como diria minha avó, vão plantar batatas!
 
Jéssica Santos em 07/12/2012 16:28:34
Fica perto da minha casa, bairro São Francisco, final da Rua Alegrete, entre as ruas 13 de junho e José Antônio, algumas casas antes do edifício Hill Tower... A senhora está de parabéns!
 
Niver Prado em 07/12/2012 15:04:44
Alexandre, por acaso você sabe se ela contribui com alguma instituição antes de falar essas besteiras? E você, faz o que? Mania do povo de reclamar, voltemos às cavernas e vamos trabalhar e ganhar dinheiro apenas para comer, afinal, enquanto você mesmo toma um banho quente, tem alguém passando fome. Não poderia então tomar um banho gelado e doar o dinheiro que economizar na conta de luz? Parabéns dona Sebastiana, continue com sua tradição sem dar ouvidos aos críticos, com certeza tem muito mais gente que aprecia seu trabalho e se sentem felizes ao vê-lo, adquirem energia positiva. Se alguns poucos não conseguem se alegrar por nada, o problema não é da senhora.
 
Paulo Medeiros em 07/12/2012 13:48:07
Por favor informem o endereço, quero levar meu filho pra ver.
Linda árvore parabéns!
 
Dora Soares em 07/12/2012 13:33:34
Gostaria de conhecer esta árvore de natal? Por favor qual é o endereço?
 
Giovanna Silva em 07/12/2012 11:21:12
Parabens dona Sebastiana,que o seu NATAL seja feliz tanto quanto voce quer ver as pessoas que passam por sua arvore,um grande abraço,continue com esse coração lindo que vc tem,e Feliz 2013,quando no final do ano,se for possivel eu possa ver novamente a sua arvore encantando quem passe em frente da sua casa.
 
Teresa Moura em 07/12/2012 09:53:02
Quero parabenizar pela decoração, afinal natal é magia, onde comemoramos o nascimento do menino jesus, natal é compartilhar presentes, amor, carinho ao proximo que está precisando ouvir algo que alegre o coração. desejo a todos feliz e santo natal e maravilhoso ano novo, que Deus abençoe .
 
Carlos Kaco em 07/12/2012 09:24:58
Lamentação.... mas esses R$700,00 poderiam se tornar comida para os necessitados.
 
Alexandre Soares em 07/12/2012 08:57:31
imagem transparente

Compartilhe

Classificados