A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

29/06/2016 14:29

A cavalo ou bicicleta, fiéis comemoram o dia de São Pedro em Bonito

Thailla Torres
Cavalgada e berrante no Dia de São Pedro. (Foto: Reprodução Facebook)Cavalgada e berrante no Dia de São Pedro. (Foto: Reprodução Facebook)

Seja andando, a cavalo ou de bicicleta, ninguém deixou de homenagear e agradecer ao padroeiro de Bonito nesta quarta-feira. A tradicional Cavalgada de São Pedro puxou as comemorações na manhã de hoje e, neste ano, quem não tinha cavalo, foi pedalando.

Veja Mais
Casal queria poetizar início, mas soube rimar como ninguém o "fim" do amor
Monogâmico ou não, gays e lésbicas querem o direito de viver a afetividade

A festa já acontece há 88 anos, e desta vez homenageou o ex prefeito da Cidade, Naudemir Xavier, conhecido como Mimito e que além de devoto de São Pedro e festeiro, mantinha acesa a chama da fé sempre incentivando a cavalgada. A sua última participação foi em 2012. Naudemir faleceu em fevereiro deste ano.

A filha dele, Simara Andrade Xavier, esteve na manhã representando a família e falou do amor que ele tinha por Bonito, terra onde nasceu e cresceu. "O maior legado que ele deixou foi a simplicidade e amor a essa terra. Cresci vendo meu pai organizando a Festa de São Pedro", lembrou. 

Realizada pela Paróquia São Pedro Apóstolo e pela Secretaria de Cultura de Bonito, neste ano a parceria buscou fortalecer os costumes e tradições da cidade. Por isso foi preciso repensar a comemoração que há alguns anos vinha perdendo força. Daí, surgiu a bicicleta

"As pessoas reclamavam dizendo que não tinha cavalo e que muitas não eram desse universo rural. A própria comunidade demonstrou o interesse de participar com outro meio que não fosse o cavalo", explica Vânia Mugartt, secretária de cultura de Bonito

Além da cavalgada, neste ano aconteceu a Pedalada de São Pedro. Foram cerca de 85 pessoas a cavalo e mais de 130 de bicicletas, entre elas os movimentos Rota Aventura e Lobo Guará, que incentiva o uso da bicicleta na cidade. "É uma missão para a cultura e um fortalecimento para essa tradição", pontua Vânia. 

O morador Eudes Marcio de Lima, de 47 anos, idealizar do movimento Lobo Guará, comenta que foi uma oportunidade de resgatar a chama da comemoração. “Foi o primeiro ano que eu participo, além de ser uma maneira da igreja também incentivar o uso da bicicleta, acho importante para a gente resgatar uma história que cresceu com a nossa comunidade. Tenho o maior respeito pela cavalgada, mas se um dia não tiver mais cavalos, que a gente siga com as bicicletas, mas sem deixar de comemorar”, pontua.

Até o número de participantes com bike surpreendeu. “A gente esperava umas pessoas, mas teve bastante gente, entre famílias e filhos que resolveram pedalar. E a gente fica feliz em poder estar junto daqui pra frente”, comemora Eudes.

Nas redes sociais, muitos moradores da cidade postaram fotos dos festejos.

Curta o Lado B no Facebook.

 

Cavalgada na manhã de hoje. (Foto: Reprodução Facebook)Cavalgada na manhã de hoje. (Foto: Reprodução Facebook)
Comemoração também teve gente de bicicleta. (Foto: Divulgação Prefeitura de Bonito)Comemoração também teve gente de bicicleta. (Foto: Divulgação Prefeitura de Bonito)



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.