ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

À frente do "rolo compressor", trio respira o Carnaval pela Unidos do Cruzeiro

Adriano Fernandes | 03/02/2016 07:18
Tatiane, Hellen e Marisa formam o trio que sairá à frente da bateria "rolo compressor" na avenida do samba. (Foto: Alan Nantes)
Tatiane, Hellen e Marisa formam o trio que sairá à frente da bateria "rolo compressor" na avenida do samba. (Foto: Alan Nantes)

Experiência no universo do Carnaval, o trio que irá representar a escola de samba Unidos do Bairro Cruzeiro na avenida, tem de sobra. Madrinha, rainha e musa são os três destaques que estarão à frente da bateria “rolo compressor” da escola, na próxima terça-feira.

O contato com a Cruzeiro a atual madrinha Tatiane Renata Guedes, de 40 anos, tem desde a sua criação, ainda no ano de 1981. Frequentar a escola que foi fundada pelo pai, o carnavalesco João Renato Pereira Guedes, entrou para a rotina, onde aos 13 anos de idade, ela foi eleita pela primeira vez como rainha de bateria. Posto que ocupou por mais 16 anos.

Por 16 anos Tatiane foi rainha da escola. Hoje ela é madrinha e passa o posto para Marisa.(Foto: Alan Nantes)
Por 16 anos Tatiane foi rainha da escola. Hoje ela é madrinha e passa o posto para Marisa.(Foto: Alan Nantes)

“Mesmo sendo tão jovem, eu fui escolhida por decisão da presidência e a própria bateria da escola como rainha de bateria. Na época eu fazia parte do grupo de passistas 'Oba, Oba' que atualmente é o 'Tawanda'. Foram 16 anos no posto que deixei em 2005”, comenta.

O motivo por deixar o cargo de rainha, foi após a morte de seu pai, devido a uma complicação de uma cirurgia na garganta. Mas Tatiane conta que a dedicação à escola continuou nos anos seguintes, ao lado dos irmãos. Ela ocupa o cargo de tesoureira enquanto o irmão mais velho, Alex Guedes, é o atual presidente e carnavalesco da escola. Os outros dois irmãos , Thierrys e Janaina são aderecistas na Cruzeiro e também na escola da Marques de Sapucaí, de Corumbá.

“O Carnaval é uma data muito importante para nós. Eu costumo brincar que como ele não deixou herança, nós herdamos dele o Carnaval e a escola de samba” brinca Tatiane. O retorno para os desfiles, ela conta que ocorreu ainda em 2014, no posto que segundo ela tem algumas diferenças especificas.

“A rainha é escolhida pela bateria, já a madrinha é eleita porque trabalha ajudando na confecção das roupas de uma bateria”, comenta. Além de membro da mesa diretora da escola, Tatiane também é historiadora e professora em escolas públicas de Campo Grande. O marido, com quem é casada há 22 anos, também foi apresentado à escola por ela e atualmente compõe a diretoria e se tornou um dos responsáveis pela produção, dos carros alegóricos da escola.

Já a atual rainha da Cruzeiro, Marisa Pereira, de 29 anos, ocupa pela segunda vez o cargo que assumiu no ano de 2010. Antes disso ela foi eleita princesa da escola no ano anterior e de 2011 até 2014 fez dobradinha como musa das escolas Catedráticos do Samba e Deixa Falar.

Pela segunda vez Marisa será a rainha de bateria da escola. (Fotos: Alan Nantes)
Pela segunda vez Marisa será a rainha de bateria da escola. (Fotos: Alan Nantes)
Hellen pela primeira vez irá entrar na avenida do samba em Campo Grande como musa da Cruzeiro.
Hellen pela primeira vez irá entrar na avenida do samba em Campo Grande como musa da Cruzeiro.

Mas foi na escola do coração que ela aprendeu os primeiros passos de samba. “Antes de conhecer a Cruzeiro eu não tinha nenhuma noção sobre o que era o Carnaval. Fui à escola por indicação, passei a frequentar o barracão e estou até hoje”, comenta.

Para Marisa, que também é manicure, o maior incentivo veio da madrinha, de quem ela herdou o trono e a responsabilidade de ser rainha por mais um ano. “Foi a Tatiane quem me incentivou e me cedeu o trono dela”, brinca.

Outra veterana do samba é a dançarina e professora de educação física Hellen Ferrary, a musa da escola de samba esse ano. Desde os 15 ela desfilou com as principais escolas de Corumbá, mas agora será a primeira vez da morena na avenida do samba de Campo Grande.

Ela já foi rainha da escola “Vasco da Gama”, princesa, mas também desfilou para a “Flor de Abacate” e “Império do Morro”, todas antes dos 18 anos de idade. Na Capital, ela foi eleita princesa do Carnaval aos 21 anos, em 2007 foi rainha do Carnaval representando a Vila Carvalho e no ano seguinte, pela Cinderela Tradição do Bairro José Abrão.

Quando representou a Unidos do Bairro Cruzeiro, foi eleita novamente rainha do Carnaval de Campo Grande, no ano de 2013. Mas oficialmente, só neste Carnaval que a morena de 32 anos irá para a avenida pela primeira vez com a escola. “Eu estou muito ansiosa, porque em Campo Grande será uma experiência completamente nova. Estou treinando para fazer por merecer o título de musa”, conclui.

Preparação – Hellen conta que mesmo longe dos desfiles, a preparação para os concursos de Carnaval começa desde abril. O trabalho como professora de ginástica e dança ajuda a manter o corpo em boa forma. Além de mais de 4h diárias de aulas de aeróbico, Hellen ainda complementa os exercícios com mais 1h de musculação e as aulas de dança. Em sua dieta não entra nada de frituras ou refrigerantes.

Além dos ensaios da escola, Tatiane e Marisa complementam a preparação com musculação e caminhadas diariamente. A dieta também não tem nada de exageros com gorduras ou carboidratos. A Unidos do Bairro Cruzeiro será a útima escola a desfilar na terça-feira, dia 9.

Curta a página do Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias