A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

26/08/2015 07:56

Álbum de família esconde fotos valiosas, de personagens e da história da cidade

Paula Maciulevicius
Inauguração do aeroporto em Campo Grande. Na foto, estão Fernando Correia da Costa e ao pé da escada, Wilson Barbosa Martins. Inauguração do aeroporto em Campo Grande. Na foto, estão Fernando Correia da Costa e ao pé da escada, Wilson Barbosa Martins.

Um álbum de família dos antigos, daqueles em que o papel colava as fotos no lugar. Dependendo da disposição das imagens, em uma folha cabiam até cinco. As páginas estão amareladas pelo tempo, mas o arquivo é precioso. E revelam cenas mais caseiras de personagens que fazem parte da nossa história.

Veja Mais
Caligrafia da escola rendeu à Marystella a profissão de designer de lousas a giz
Luis ganhou o título de presidente e hoje é dono da própria cadeira no bar

Nos 116 anos de Campo Grande, as fotos vêm do álbum de dona Cremilda Barbosa Marques, sobrinha de Vespasiano Martins, o que justifica a riqueza do acervo. Hoje, o arquivo já faz parte da história da família, está nas mãos das netas. 

Na imagem que abre o nosso álbum de fotos estão Fernando Correia da Costa e Vespasiano Martins na inauguração do aeroporto em Campo Grande. Fernando Correia da Costa era médico, nascido em 1903, morreu em 1987. Foi prefeito da Capital, duas vezes governador e senador. Vespasiano Barbosa Martins também foi médico. Nascido em 1889, morreu em 1965. Na bagagem política, foi intendente de Campo Grande e prefeito por três vezes, governador e também senador em dois mandatos. 

O bigode e o semblante sério do primeiro formando à esquerda é de Wilson Barbosa Martins, ao se graduar em Direito em 1939. Nascido em 1917, Wilson é vivo e já completou 98 anos. Prefeito de Campo Grande por um mandato, deputado federal - foi ocupando o cargo parlamentar que Wilson foi cassado e teve os direitos políticos suspensos -, foi governador por duas vezes, a primeira deles como o primeiro eleito por Mato Grosso do Sul e senador. 

O menininho que toma tereré ainda criança é Plínio Barbosa Martins, irmão de Wilson, também advogado e político. Nascido em 1926, foi mentor de um pioneiro plano diretor da cidade. Foi prefeito de Campo Grande por duas vezes e morreu em 1998.

 

Tem relíquias dessas em casa também? Mande uma mensagem para a gente no Facebook do Lado B.

Chegada de Carmem Prudente a Campo Grande, com as mulheres da sociedade, à época voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer.Chegada de Carmem Prudente a Campo Grande, com as mulheres da sociedade, à época voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Vespasiano Martins e Fernando Correia da Costa. Dois nomes memoráveis da política sul-mato-grossense e também campo-grandense. Vespasiano Martins e Fernando Correia da Costa. Dois nomes memoráveis da política sul-mato-grossense e também campo-grandense.
Formatura Ruben Figueiró em Direito, no Rio de Janeiro, em 1956. Formatura Ruben Figueiró em Direito, no Rio de Janeiro, em 1956.
Formatura Wilson Barbosa Martins, em Direito, em São Paulo, no ano de 1939.Formatura Wilson Barbosa Martins, em Direito, em São Paulo, no ano de 1939.
Sabe quem está na foto tomando tereré? Plínio Barbosa Martins. Sabe quem está na foto tomando tereré? Plínio Barbosa Martins.
No colo, ainda bebezinha, a então deputada federal Tereza Cristina. No colo, ainda bebezinha, a então deputada federal Tereza Cristina.



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.