ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Após três "chamados", ela entrou no mosteiro contra a vontade da família

Paula Maciulevicius | 04/08/2013 07:19
Sorridente, a irmã Elisabeth de 29 anos transmite a paz de espírito de quem escolheu a reclusão e renunciou a vida longe do mosteiro. (Fotos: Cleber Gellio)
Sorridente, a irmã Elisabeth de 29 anos transmite a paz de espírito de quem escolheu a reclusão e renunciou a vida longe do mosteiro. (Fotos: Cleber Gellio)

Aos 20 anos ela deixou a família no interior do Piauí e trocou a vida lá fora por orações pela humanidade e pela igreja Católica. Quase uma década depois, a irmã Elisabeth Trindade, agora com 29 anos, mantém o sotaque nordestino e a simplicidade no falar. Contra a vontade da família ela saiu de lá para um mosteiro em Campo Grande ser monja. Apesar de sempre ter demonstrado a vocação para religiosa, ninguém, nem ela mesma, imaginou que o caminho a seguir seria o de clausura monástica.

Nas ações voltadas à solidariedade, o trabalho era de ajudar aos pobres, na linha de frente de quem lida, conversa, ouve e anda de cá para lá o tempo. Em um contato breve com uma monja que foi até o Piauí foi que ela vivenciou pela primeira vez o que seria seu futuro. "Vi também que a igreja é composta pelo lado contemplativo, meu coração sentiu, mas não dei muito valor ao chamado", recorda.

A sensação veio ao coração por três vezes, até que ela não pode mais recusar. "Vem muito forte, não tem explicação, supera a razão humana", descreve, em vão, o sentimento que para nós é inexplicável.

Se a gente mostra uma irmã, freira ou madre já acima dos 40 anos, pode-se até considerar mais aceitável. No entanto não dá pra negar, espanta sim ver uma jovem como nós, enclausurada e por vontade própria. Elisabeth conta que foi uma adolescente normal, apesar de ter sido criada dentro da igreja. "Namorei, fui à festas, mas não me preenchia. Eu só supri esse vazio quando consagrei minha vida a Deus", diz.

Entre 12 irmãs, a mais nova é Elisabeth que mesmo com a vocação desde cedo, descobriu o mosteiro já adulta e não teve dúvida de ter achado seu caminho.
Entre 12 irmãs, a mais nova é Elisabeth que mesmo com a vocação desde cedo, descobriu o mosteiro já adulta e não teve dúvida de ter achado seu caminho.

Foi no modo de falar, ouvir e olhar das monjas que ela se viu e hoje quem está próximo sente a mesma paz transmitida por ela mesma. Elisabeth admite, ser monja não tinha nada de extraordinário, mas a experiência pessoal a fez enxergar tudo com outros olhos. "Muda, tudo muda, você percebe que está cada dia mais próxima da eternidade. Aqui a gente não está livre do pecado, nós somos humanos, mas eu acordo de madrugada e rezo e este é o momento mais forte de uma vida consagrada a Deus", relata.

Por dentro do mosteiro, a gente só pode chegar até a porta que dá acesso ao pátio onde ficam os dormitórios e a cozinha. Ultrapassar aquela linha é permitido apenas aos médicos. Lá dentro, seja pelo silêncio ordenado, ou pela concentração na devoção, a paz toma conta do lugar e nada se ouve além do barulho do balançar das árvores. Aliás o pátio é repleto delas.

No centro, bancos que servem de recreação nas horas vagas, pouquíssimas diga-se de passagem, e para comer vez ou outra algo fora do cardápio. Com todo respeito e muita curiosidade, o Lado B perguntou e elas responderam que sim. Irmãs também comem pizza, por exemplo.

"A gente é gente normal", brinca Elisabeth. A jovem vê os familiares a cada três anos, quando lhe é permitida viagem de férias. No entanto, como hoje em dia nada neste mundo está isolado, ela mantém contato por telefone e pela internet.

A rotina do mosteiro é puxada e começa logo cedo, com reza às 4h30 da manhã. Entre ofícios coral, que é quando elas se juntam para cantarolar salmos e orações individuais, as obrigações seguem até 6h30, com missa, depois é o café da manhã e os afazeres domésticos. O almoço é servido após a segunda leva de orações, por volta do meio-dia. Um pequeno intervalo e mais rezas que só vão terminar depois das 17h30.

O jantar é servido às 18h e o tempo posterior é para recreação, ou melhor dizendo, por o papo em dia. É que além da clausura física, elas não conversam durante o dia, só o estritamente necessário de um afazer ou outro. O dia encerra com horário para ir dormir, às 20h30.

Curiosidade de muitos, o Lado B perguntou do que elas vivem: de produção de hóstias, vestimentas religiosas e cartões de datas comemorativas. O processo para se chegar a formação num mosteiro é de cinco anos dividido em três etapas, do apostulado ao noviciado e até os votos perpétuos serem declamados. Passos, que segundo as monjas, estão sendo cada vez menos cumpridos. É que no Brasil nem religioso quer saber da estabilidade, que é o que representa a vida num mosteiro.

Entre 12 irmãs, Campo Grande vive como uma família reunida, de duas dúzias de mulheres que renunciaram à tudo, nasceram e vão morrer no mosteiro. A dedicação passa a ser maior do que aos familiares, já que a rotina se torna uma vida dedicada à 12 mulheres.

"O valor está na maneira como você faz, como olha uma coisa simples, que aos olhos de Deus é tão preciosa. Tudo isso já é um pedacinho do céu", finaliza Elisabeth.

Nos siga no Google Notícias