ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Comportamento

Após ver quase tudo que plantou ser cortado para obra, aposentado começa de novo

Anny Malagolini | 15/05/2014 06:13
Sebastião di Paula tem 84 anos e ainda "planta sombra" na cidade. (Foto: Marcos Ermínio)
Sebastião di Paula tem 84 anos e ainda "planta sombra" na cidade. (Foto: Marcos Ermínio)

Aos 84 anos, o aposentado Sebastião di Paula acorda bem cedo, quando a avenida em que mora, a Mascarenhas de Moraes, ainda respira o silêncio. Ele atravessa a rua segurando um balde de água e do outro lado rega os pés de abacate que plantou no canteiro em frente ao terminal de ônibus General Osório.

Tempos atrás, ele viveu a mesma história. Mas as árvores cuidadas por anos foram quase todas cortadas para as obras e, teimoso, agora ele retoma o trabalho e quer plantar tudo de novo.

Sebastião não gosta de muita conversa, mas demonstra a insatisfação com as construções e com o que a cidade se transformou. “Eu tinha sossego”, lembra. No local onde hoje está o terminal, antes existia uma praça, que cedeu espaço à urbanização.

Ele mora ali há 35 anos, mas diz que ainda não se acostumou com o frequente fluxo de pessoas e veículos. “Aqui era uma paz, não tem mais disso”, comenta. Nascido no município de Ribas do Rio Pardo, Sebastião lembra que veio morar na Capital ainda na juventude, e diz sentir saudades da mansidão que era viver em uma cidade que já não existe mais. 

Sentado na frente de casa, ele olha para o pomar que criou quando os filhos ainda eram pequenos e para o que resistiu às mudanças. As mangueiras, por exemplo, foram plantadas por ele quando o local ainda era praça e foram preservadas, mesmo com a construção do terminal.

Outras tantas árvores frutíferas, que os vizinhos ajudaram a plantar, foram retiradas durante a construção da estrutura de transbordo. Então, Sebastião teve a ideia de replantar."Não tenho o que fazer, não é trabalho cuidar das plantas", explica. Também há um motivo mais prático: "Em busca de sombras", justifica.

Pai de dois filhos, ele comenta que foi na frente de casa que as crianças cresceram, em um tempo que todos brincavan sob a sombra das árvores que o pai plantou.

Mudas recém plantas.  (Foto: Marcos Ermínio)
Mudas recém plantas. (Foto: Marcos Ermínio)
Árvores já grandes, no canteiro do terminal. (Foto: Marcos Ermínio)
Árvores já grandes, no canteiro do terminal. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias