ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Aprovado na UFMS, estudante vai viajar de São Paulo a Campo Grande de bicicleta

Anny Malagolini | 25/02/2014 06:32
Estudante vai enfrentar mais de mil quilômetros de estrada.
Estudante vai enfrentar mais de mil quilômetros de estrada.

Aprovado no curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Plínio Velho, de 30 anos, resolveu vir de São Paulo, onde mora, até Campo Grande, de bicicleta. São mais de mil quilômetros e um roteiro montado por ele.

Campo-grandense, os últimos seis anos o universitário passou na capital paulista. Com a nova oportunidade, Plínio diz que trancou a matrícula no curso de Administração, no Mackenzie, largou o emprego e já partiu sobre duas rodas. 

O roteiro inclui as cidades de Botucatu, Pirajaí, Bauru, depois Três Lagoas e enfim Campo Grande. Serão aproximadamente 4 dias e 3 noites de viagem. A ideia inicial é percorrer até 300 quilometros por dia, pedalando até 10 horas. A saída de São Paulo ocorreu às 2 horas da manhã de sábado passado.

Plínio afirma que a decisão de viajar de bicicleta não tem nenhuma relação financeira. “Em São Paulo, a locomoção é difícil, então, só uso bicicleta”, conta. Segundo ele, a aventura deve custar R$ 500,00, mais do que uma passagem, de ida e volta, para o mesmo destino, comprada antecipadamente.

Para aguentar a viagem, a bicicleta foi modificada e um bagageiro foi agregado para levar roupas e alguns objetos pessoais, um custo extra.

única medida de segurança adotada será não viajar durante a noite. Toda a aventura é em defesa da sustentabilidade, que para o estudante é um tema recorrente na rotina.

Além de vivenciar realmente a filosofia escolhida para a vida, ele quer que a aventura sirva de exemplos para outras pessoas, como uma forma de abandonar ou criar novos recursos para diminuir o uso de carros e motos. “Depois que eu comecei a andar de bicicleta, vários amigos também compraram”, comenta.

Preparado para o cansaço e as dificuldades do caminho, já que o roteiro inclui uma serra, Plínio comenta que essa não será sua primeira experiência em viagens longes de bike, porém, será o percurso mais longo enfrentado por ele. “Já fiz viagens de curtas distâncias, de 100 a 200 quilômetros”. Em cada cidade do roteiro, Plínio já tem amigos para uma noite de descanso.

Nos siga no Google Notícias