ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Artista abriu as portas do ateliê para índia e as duas descobriram mundos novos

Thailla Torres | 24/07/2016 07:10
O talento da mãe ceramista foi a força para o sonho de pintar em tela da indígena Nayokolate. (Foto: Alcides Neto)
O talento da mãe ceramista foi a força para o sonho de pintar em tela da indígena Nayokolate. (Foto: Alcides Neto)

Artista plástica e pesquisadora de elementos indígenas, Ângela Miracema, de 49 anos, descobriu Adrielle, que desde pequena tinha vontade de pintar em tela. Após descobrir o talento e determinação da jovem, ela decidiu abrir as portas da própria casa para que a índia kadiwéu finalmente começasse a pintar. A experiência acabou apresentando às duas, mundos diferentes.

Enquanto o ateliê tem espaço de sobra, em Adrielle sobra vontade de aprender . "Eu fiquei sabendo pelo Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves que uma índia kadiwéu talentosa tinha um sonho. Foi em maio, quando eu soube que ela faria uma visita a Campo Grande e nesse tempo eu já pesquisava sobre os pigmentos, isso me entusiasmou mais ainda em abrir as portas para ela", diz Ângela.

O primeiro encontro, foi ao lado da mãe. "Quando nós marcamos e ela veio com a mãe até aqui, houve um empatia imediata. E isso me fez ir em busca de pesquisas sobre a cultura dela. Fui atrás de livros e tive contato com materiais interessantes sobre a aldeia, que falava sobre grafismos e artes que já vinham sendo esquecidas", descreve. 

Para Ângela, foi a oportunidade de conhecer e valorizar uma cultura tão rica. (Foto: Alcides Neto)
Para Ângela, foi a oportunidade de conhecer e valorizar uma cultura tão rica. (Foto: Alcides Neto)

E não foi só o talento da menina índia que surpreendeu artista plástica. O amor e desejo de valorizar a cultura da sua terra foi o que mais emocionou Ângela. "É impressionante, eles têm arte na veia. Fui para a aldeia cuidar de uma oficina de arte para as mulheres e eu me contaminei totalmente pelo trabalho, me apaixonei pela cultura kadiwéu e hoje mudei meu trabalho", explica.

Enquanto uma aprende com a outra, é Adrielle Virgilio de Almeida, de 18 anos, que não contém a emoção. Cheia de orgulho, ela apresenta o nome artístico Nayokolate, como prefere ser chamada. 

A paixão pela arte sempre teve sentido dentro da família. A referência foi a mãe que é artesã e se dedica à cerâmica. Os grafismos que representam a etnia são fortes e inspiração para que ela não desista do sonho de levar a própria cultura para o mundo. "Minha mãe sempre viajava e eu ia com ela. Quando eu vi as telas nas casas de artesanato, eu gostava muito. Era um sonho meu fazer alguma coisa kadiwéu na tela", lembra. 

Além de pintar, o sonho da jovem é levar inspiração para a Aldeia Alves de Barros, em Bodoquena, uma das quatro que compõem a Terra Kadiwéu, com objetivo de valorizar a arte e a cultura de sua etnia. "Eu achei muito forte o dia que teve uma festa na aldeia e todo mundo disse 'olha que legal', mostrando minha arte, porque no começo ninguém acreditava", conta emocionada. 

Nayokolate chora de orgulho de ver o reconhecimento da (Foto: Alcides Neto)
Nayokolate chora de orgulho de ver o reconhecimento da (Foto: Alcides Neto)

Com pigmentos de resina e argila, os grafismos representam o crescimento do povo. Quando se está em contato com a tela, a família e as lutas também viram arte."Eu me inspiro na minha mãe, nas lutas que a gente sempre passou e eu fico muito feliz, quando vejo ela e meu pai felizes. E chego na aldeia e falo do meu trabalho, porque tem muita gente que não valoriza e falo que tem que valorizar no nosso trabalho as nossas tradições, que quase se foram todas, mas eu creio que a gente pode resgatar", reforça.

O choro surge entre um comentário e outro, pela oportunidade que ela conquistou. "Eu tenho nem palavras para agradecer, porque eu sempre quis fazer isso e vejo coisas boas acontecendo na aldeia que nunca tinha acontecido", explica. 

Enquanto produz, ela divide os dias entre o ateliê e os trabalhos de volta à comunidade. Sempre ao lado da mãe, ajuda no processo de formalização da Associação das Mulheres Artistas Kadiwéu, que tem como objetivo incentivar e fortalecer a arte e a cultura da etnia. 

Para a anfitriã em Campo Grande, o agradecimento também é real. "Eu sempre digo que foi ela que abriu as portas da aldeia para mim, me permitiu conhecer e aprender um pouco mais sobre uma etnia que até então eu não conhecia. Acho que essa oportunidade foi enriquecedora para os dois lados. E cada vez que eu a vejo pintar, o traço dela é impressionante. Na aldeia tem outros artistas com detalhes fortes, mas o dela não tem parecido", reforça Ângela, admirada.

As obras de Nayokolate estarão expostas pela primeira vez no Festival de Inverno de Bonito que vai acontecer de 28 a 31 de julho.  

Curta o Lado B no Facebook.

Nayokolate segue pintando e aguarda ansiosamente pela exposição no Festival de Inverno de Bonito. (Foto: Alcides Neto)
Nayokolate segue pintando e aguarda ansiosamente pela exposição no Festival de Inverno de Bonito. (Foto: Alcides Neto)
Nos siga no Google Notícias