ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Avó que passou dos 100 anos pede saúde de presente por já ter um bocado de coisa

Paula Maciulevicius | 07/07/2014 06:34
O bolo, de mentira, tinha a velinha que indicava quantos anos a mocinha da casa estava fazendo: 101. (Fotos: Marcelo Victor)
O bolo, de mentira, tinha a velinha que indicava quantos anos a mocinha da casa estava fazendo: 101. (Fotos: Marcelo Victor)

Centenária de verdade, de registro que não tardou a ser feito. A data de nascimento é 01/07/1913. Com 101 anos completos na última terça-feira, dona Durvalina Pereira Borges comemorou mais um ano de vida com a família neste domingo. Primeiro na missa da igreja São Francisco e depois em um café da manhã na casa da filha mais velha.

A decoração era cor de rosa e com estampas florais nas toalhas de mesa. O bolo, de mentira, tinha a velinha que indicava quantos anos a mocinha da casa estava fazendo: 101. Nem ela mesma acredita ter chegado e passado dos 100. Lúcida, com boa saúde, os únicos pormenores é a audição e umas dores que volta e meia ela sente. Também, pudera, o corpo já aguentou um século de vida.

Dos cinco filhos, dois ela já enterrou. As gerações seguintes totalizam a casa cheia. São 13 netos e 12 bisnetos, por enquanto. Nas contas dela, dona Durvalina não chega ao mesmo número, mas não tem um único descendente que ela não reconheça.

Lúcida, com boa saúde, os únicos pormenores é a audição e umas dores que volta e meia ela sente.
Lúcida, com boa saúde, os únicos pormenores é a audição e umas dores que volta e meia ela sente.

Baiana da cidade de Riachão das Neves, chegou a Mato Grosso do Sul faz quatro décadas. “A sorte é que manda no destino, o destino é quem manda. Eu nunca tive vontade de sair da minha terra, que é tão longe, mas os parentes do meu marido já moravam aqui e eles chamavam, chamavam”, descreve.

Os pedidos chegavam por carta e foram convincentes o suficiente para que ele decidisse tentar a vida por aqui. Mas como dona Durvalina mesmo diz, o destino é quem manda. “Ele viveu muito pouco tempo aqui, morreu me deixando os cinco filhos. O mais velho tinha 18 anos”, recorda. E o desejo dele foi realizado só por ela e os filhos.

“Mas o sofrimento foi maior. Perdi o marido e dois filhos”, contabiliza como quem quer dizer que a vida não teve dó.

Para conversar eu tenho que me aproximar do ouvido, ou ela entende lendo os lábios. Tive esta impressão porque às vezes ela quis falar de frente a frente. “A saúde completa eu não tenho não. Eu estou velha, não enxergo quase nada. Já fiquei surda. Esse aparelho, ah esse aparelho é o mesmo que nada, mas está bom”, brinca. As dores no corpo não chegam a incomodá-la tanto, mas volta e meia aparecem e ela precisa recorrer ao médico. “É de vez em quando, mas daqui a pouco aparece de novo”...

A centenária mora com o filho mais velho e o único que não se casou, junto de uma sobrinha. Já foi muito para a beira do fogão, mas hoje não deixam mais. O motivo é o receio da família de ela lidar com fogo. Quer queira, quer não, dona Durvalina não tem mais o mesmo reflexo de antes e pode, mesmo sem querer, se queimar.

No meio da comemoração de 101 anos, a pergunta que fica é se ela conhece mais alguém assim. A resposta é imediata e com sotaque ainda arrastado. “Conheço não. Da minha família mesmo já morreram quase tudo. Nunca tive ninguém que chegasse a todo esse tempo”, diz. A lucidez é, em parte, vista também pela consciência que ela tem, do privilégio de chegar a essa idade.

A lucidez é, em parte, vista também pela consciência que ela tem, do privilégio de chegar a essa idade.
A lucidez é, em parte, vista também pela consciência que ela tem, do privilégio de chegar a essa idade.

A conversa rende para mais de hora e eu tento descobrir o que será o segredo da longevidade. Descubro que talvez seja uma vida de fé e de cachimbo. Todo domingo, faça chuva ou faça sol, ela vai à missa das 8h. De táxi, com uma das filhas e volta de carona com alguma ‘irmã’ da igreja. Já sobre o cachimbo... É que o dia dela não começa se não vier café e fumo.

“Fumo cachimbo, comecei a fumar tinha 13 anos”, conta. A rotina ainda é de levantar cedo, mas nem tanto. Depois de uma certa idade ela resolveu usufruir do luxo e deixou de acordar às 5h da manhã. “Antes eu levantava essa hora para dar conta do trabalho. Agora só às 7h, tem que deixar para os outros não é?” brinca.

A casa em que ela vive é coberta de plantas. Só de pés de feijão, por exemplo, são 16 plantados por ela mesma. “Toda vida eu gostei muito de plantar”. É ela sozinha que pega no batente da enxada.

Magrinha, miudinha, de vestido azul estampado e sandalinha dourada, de salto, dona Durvalina começa a receber os presentes. É hora de descobrir o que ganha uma centenária. E o primeiro item a ser aberto é um telefone. Uma das netas explica que é porque ela caiu estes dias ao ir atender o aparelho com fio. Para evitar que a queda se repita, é a vez de usar um telefone sem fio.

Depois chegam produtos de beleza, cremes, perfumes e colônias. É que a bisavó é muito vaidosa e se mantém perfumada e de unhas feitas até mesmo na hora de aparar o jardim.

Ela não vê a idade como limitação, não reclama do que já viveu e nem do que já assistiu nestes anos. Uma das filhas tem a saúde bem delicada e mal sai de casa. Ao contrário da centenária. “Eu não sei se acreditam quantos anos eu tenho, mas é verdade e o que eu quero para mim é saúde. Para mim e minha família. Deus me dando isso pelos dias que ele ainda tiver que me dar, está bom”, resume.

Sobre o que desejaria ganhar de presente, ela ri e diz que já tem mais que o suficiente. “Qualquer coisa que a pessoa quiser dar de bom coração. Não sei o que eu quero, porque graças a Deus eu tenho um bocadinho de coisa lá”.

Todo ano a família realiza a festa de aniversário para festejar e por acreditar que este talvez seja o último bolo. Mas dona Durvalina vem provando o contrário e que venham os 102 anos.

Todo ano a família realiza a festa de aniversário para festejar e por acreditar que este talvez seja o último bolo. Mas dona Durvalina vem provando o contrário.
Todo ano a família realiza a festa de aniversário para festejar e por acreditar que este talvez seja o último bolo. Mas dona Durvalina vem provando o contrário.
Nos siga no Google Notícias