ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Bêbado, vadio ou canalha, mas você nunca vai saber o que é o blues

Richie Beauvais | 09/01/2017 06:25
Bêbado, vadio ou canalha, mas você nunca vai saber o que é o blues

O saudoso ‘blues man’ Renato Fernandes foi preciso ao escrever e cantar que era um “bêbado, vadio e canalha”. Eu por minha vez sentia sinceramente estar contemplado. Era um estilo de vida que eu - apesar de não me enquadrar de todo - acreditei ser o que seria bom para mim. Espero que não me entendam mal. De certa maneira estes três adjetivos não pareciam estigmatizar o falecido “Renatão”, afinal “ele era o Blues”¹, eu não.

Este ano completei três décadas e, pouco antes do meu aniversário, entrei para uma “Comunidade Terapêutica” para tratamento de minha dependência química, ou como decidi chamar: “um período sabático em busca do autoconhecimento”. Apesar das aspas, é nisso que se baseou este período.

Então porque as aspas?

Porque, e por óbvio, é um eufemismo chamar um tratamento de “período sabático”. Entrar em contato com o meu “Eu” e confrontar meus paradigmas foi uma tarefa hercúlea. Em segundo porque uma Comunidade Terapêutica, ou simplesmente C.T.,é como a “Sociedade Alternativa” do Raul Seixas, só que ao contrário...

“Não faça tudo o que tu queres, pois não é tudo da Lei!”.

O “lance” é não fazer o que se quer, ou seja, não fazer as suas próprias vontades. Logo eu que adoro as minhas vontades descobri que é nelas que reside uma das principais características da dependência.

Você pode dizer: “É óbvio! Se você tem vontade de usar drogas isso é um problema”. Não é tão simples. Não é só a vontade de “usar” – incluindo beber, afinal álcool é uma droga e das piores. Minhas vontades como um todo são autodestrutivas!

Você deve estar me questionando: “Mas Richie, isso não é um exagero?”. Aprendi a duras penas que não! Mesmo a melhor das minhas intenções pode ser uma tremenda “pegadinha” da minha doença, que é sutil e sagaz!

Para deixar de lado os adjetivos de “bêbado, vadio e canalha”, entre outros do gênero, que transformei em meus por adesão estilística, foi preciso, primeiramente, entender o porquê eu os quis. Foi preciso me pautar, como dizemos no jornalismo. Fiz um rol de meus defeitos e falhas, admiti meu ego amedrontado, meu superego disfuncional e meu id totalmente impulsivo, que agia sem freio algum.

Por paradoxal que seja esta afirmação, o objetivo destes últimos meses acabou por não ser o tratamento para dependência. Longe disso. A abstinência compulsória tratou disso em grande medida. “Ficar sem usar é fácil. É só soltar o cara no meio do deserto que ele não usa. Difícil é ele ter o desejo de parar e render-se para mudar sua maneira de viver”, ouvi logo nos primeiros dias de C.T.

O pior foi descobrir que a dependência química é progressiva, incurável e fatal. Trocando em miúdos, é uma doença crônica, então o tratamento é apenas para “freá-la”.

Foi preciso admitir, como disse no início deste texto que eu não era o Renato Fernandes, e com isso admitir que a música dele que realmente cabia a mim era outra: “Você nunca vai saber o que é o Blues!”.

Aguardo contribuições e até mais!

¹Para quem não conhece a história e a importância do bluesman Renato Fernandes recomento o documentário “Ele é o Blues”, dos jornalistas Vinícius Bazenga e Kleomar Carneiro. Recomendo também a excelente matéria escrita na ocasião de sua passagem do plano terrestre, “A chuva chorou seu último blues”, escrita aqui para o Lado B.

*Richie Beauvais - ou “Ritch Bové” como costuma ser chamado após tentar corrigir a pronúncia do seu sobrenome – é um pseudônimo ou um alterego (!). Tem 30 anos, é jornalista, pai e após “um período sabático de autoconhecimento” em uma Comunidade Terapêutica para tratamento de sua dependência química decidiu escrever sobre o assunto. É “viciado” em música, revistas em quadrinhos, séries, filmes e Carnaval. Escreve semanalmente na coluna “Fim de Carreira” sobre dependência química e assuntos correlatos (ou não).

Nos siga no Google Notícias