ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Beto vira personagem da Zahran, depois de cobrir fachada com fotos dele mesmo

Lucas Arruda | 12/10/2015 07:44
As fotos foram colocadas para mostrar qualidade da impressão, mas causa curiosidade nos clientes (Foto: Gerson Walber)
As fotos foram colocadas para mostrar qualidade da impressão, mas causa curiosidade nos clientes (Foto: Gerson Walber)

Andando pela avenida Zahran, quase chegando à Rui Barbosa, a “fachada” da gráfica Beto Publicidade chama a atenção pelo banner com mais de uma dezena de fotos de um mesmo homem. Tem ele com touca andina, com crianças, sem camisa, ao lado de uma senhora e por aí vai.

Ao entrar na loja, quem recebe a equipe do Lado B é justamente o cara das fotos, Edalberto Aparecido de Lima, mais conhecido como Beto. Ele estava atendendo um cliente, sem camisa e bem à vontade. “Aqui é minha segunda casa e é muito quente também”, justifica.

Depois de colocar uma camisa, se sentindo claramente incomodado por isso, ele inicia sua história. Beto começou o negócio ali há 30 anos, mas por quase 20 anos trabalhou em outros pontos da região até retornar ao atual e antigo endereço em 2010.

A paixão de Beto por fotos é antiga, ele tem várias desde a adolescência
A paixão de Beto por fotos é antiga, ele tem várias desde a adolescência

A ideia do banner com suas fotos é recente. Há apenas um ano sua “fachada” é daquele jeito. “Foi uma doideira que fiz que acabou dando certo. Coloquei para mostrar a qualidade da impressão, mas chama atenção e atrai novos clientes por outros motivos”, diz ele.

Mas o motivo de tamanha exposição não é vaidade, assegura. “Você pode ver, são fotos espontâneas, algumas em que eu acabei de acordar, outras com meus filhos, mostra como sou, que sou de família. Não é que nem as que todo mundo publica no Facebook, lá só estão as bonitas, as minhas aqui são reais”, frisa.

A paixão pelas fotos é antiga. Num álbum surrado e bem velho ele exibe com orgulho fotografias tiradas quando ainda era adolescente, época em que iniciou o trabalho com comunicação visual. “Quando tinha 14 anos comecei a pintar letreiros nas fachadas de estabelecimentos, paredes. Sempre fiz isso e acho que vou morrer trabalhando com a mesma coisa”, afirma.

Hoje ele tem 49 anos. Dos letreiros, foi para as impressões em banners, faixas, placas e outros materiais. Na gráfica, ele tem a ajuda de um arte-finalista que trabalha durante as manhãs, mas garante que a maior parte do serviço é feita por ele mesmo e, apesar de saber mexer nos programas de edição, nunca fez um curso.

“Eu não tenho curso de nada, tudo que aprendi foi com a vida mesmo, praticando. Em 1997 comprei meu primeiro computador, quando estava começando a era da impressão digital. Comecei a fuçar nele e deu certo”, recorda. “Mesmo se meu funcionário não vier dou conta do recado”, completa.

Beto nunca fez curso, aprendeu a profissão na prática, sempre sozinho
Beto nunca fez curso, aprendeu a profissão na prática, sempre sozinho

O preço não é o mais barato da região. Beto cobra em média R$ 80,00 pelo metro de uma impressão em lona ou adesivagem. “Mas qualidade igual não tem. Faço com muito capricho, cor, arte boa, tudo de primeira”, ressalta.

E para quem pensa que o expediente dele termina quando acaba o horário comercial, não é bem assim. “Quase todo dia passo das 22 horas trabalhando com as impressões. As tintas têm um cheiro muito forte e como a máquina está no escritório incomodaria os clientes, eu já estou acostumado”, argumenta.

Nesta semana, ele pretendia colocar um novo banner com fotos atuais, mostrar como a família cresceu, já que o que está na frente de sua loja hoje tem o filho mais novo com um ano, a outra filha com 10 e mais fotos já consideradas antigas por ele.

“Estou precisando renovar, meu filho já está com dois anos, vou por foto do aniversário da minha filha, ela já está maior e outras minhas também. Ainda não tive tempo de pôr, mas logo vai estar lá”, revela.

O mural já faz sucesso por aí. Beto conta que uma vez foi ao Centro e ao pagar uma conta e falar que trabalhava numa gráfica da Zahran o reconheceram. “Tem gente que lembra do meu rosto quando me encontra por aí, eu acho graça”, diz.

Nos siga no Google Notícias