A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

16/10/2016 07:25

Bob Dylan, o Nobel e os encontros com a música de Mato Grosso do Sul

Lenilde Ramos
Bob Dylan, o Nobel e os encontros com a música de Mato Grosso do Sul

Este mundo ainda nos surpreende com boas novas e, uma delas é a notícia de que o cantor, compositor, ator, pintor, escritor de dois livros e centenas de letras de música, Bob Dylan, é o Nobel da Literatura de 2016.

Veja Mais
Casal queria poetizar início, mas soube rimar como ninguém o "fim" do amor
Monogâmico ou não, gays e lésbicas querem o direito de viver a afetividade

Nobre ele sempre foi, desde que começou a escrever poemas, aos 10 anos de idade, aprender sozinho a tocar piano e guitarra, imitar Little Richard e seguir a trilha country de Woody Guthrie.

Fui apresentada a Bob Dylan pelos primeiros voluntários italianos que vieram a Campo Grande em 1969 para desbravar o velho leprosário de São Julião.

Eles chegavam de barba, cabelos compridos, tênis surrados e camisetas com gritos desenhados de uma Europa que vibrava com a revolução nas ruas por justiça social.

Depois encontrei Bob Dylan na figura de Paulo Simões e Geraldo Roca, recém chegados de Machu Pichu, trazendo na bagagem a emblemática Trem do Pantanal.

Quando os vi tocar, pensei: "Também somos folk, também somos country" e embarquei com eles nessa viagem. Quase meio século depois, vejo no Prêmio Nobel de Bob Dylan a consagração de nossa rebeldia e de nossos talentos revolucionários.

A Academia de intelectuais que o elegeu, também consagra a força e a poesia da palavra cantada e o conteúdo histórico da geração que marchou contra as guerras, que colocou o amor como o poder maior do mundo e que até hoje luta pela paz.

Por isso eu vejo esse Prêmio Nobel nas mãos de nossos músicos e poetas, de nossos pintores e atores e, nas mãos de Manoel de Barros, nesse centenário de sua revolução poética.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.