A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

31/10/2013 06:15

Catador encontra cheque, não sossega até achar o dono e ainda divide recompensa

Ângela Kempfer
Cheque foi encontrado no chão, em frente de agência do Banco do BrasilCheque foi encontrado no chão, em frente de agência do Banco do Brasil

A história é simples, sem maiores dramas, mas surpreende pelos personagens envolvidos e a dedicação à honestidade. De um lado, um senhor humilde, analfabeto, catador de latinhas e guardador de motos no Centro de Campo Grande. Do outro, um produtor rural de 88 anos.

Veja Mais
Astrologia védica mostra o futuro, mas também ensina a aceitar o destino
Como mágica, o amor encontrou o palhaço e romance vive liberdade em belas fotos

O mais rico perdeu um cheque, no valor de R$ 1.395,00. O mais pobre encontrou o papel no chão, na movimentada rua Marechal Rondon. O valor era o pagamento do salário de um peão de fazenda, que logo deu conta da perda e o cheque acabou sustado pelo patrão.

Sem saber das providências, o catador de latinhas não sossegou até encontrar o dono do dinheiro. Pediu ajuda a um funcionário do Banco do Brasil, na agência onde costuma trabalhar também como guardador de motos no período da manhã.

Naelcio Tribianne, de 29 anos, resolveu colaborar e depois de algumas ligações chegou ao número do telefone do pecuarista Evangelino Ladislau da Silva. Por fim, o bancário garantiu o encontro dos dois e o cheque acabou nas mãos do dono.

“Eu tinha sustado o cheque, nem me importava. Mas fiz questão de ir até lá, porque o senhor que encontrou merecia um agradecimento. Ele poderia ter trocado, ter feito negócio com ele. Não tem mais gente assim no mundo”, comenta Evangelino.

Infelizmente, a história não tem o personagem principal. O catador costuma rodar a cidade procurando material reciclável e não foi encontrado pelo Lado B.

Mas o pecuarista fala um pouco da impressão que teve ao conversar com o homem. “Parecia que ele não queria ficar com alguma coisa que não era dele. Poderia ser até uma coisa sem valor, mas era de outra pessoa, por isso ele sentia que tinha de devolver”.

O bancário que participou da busca pelo dono do cheque também ficou surpreso com o interesse do guardador de motos. “Ele é humilde, mas não desistiu. O mais interessante é que depois o dono deu uma recompensa para ele de R$ 50,00 e ele me procurou para dar R$ 25,00 para mim, por ter ajudado”, conta.

Naelcio diz que o “mais engraçado” foi que a gratificação surgiu em um momento de extrema necessidade. “Acordei pensando que precisava de dinheiro hoje para pagar um livro da faculdade. Não tinha de onde tirar. E foi justamente os R$ 25,00 que recebi do senhorzinho. Pedi muito a Deus e ele atendeu”, comenta.




Alguém disse: "Que bom seria se metade dos políticos fosse igual a esse homem". Digo: Para que metade ou a totalidade dos políticos seja igual ao honesto catador de latinhas, é necessário que nós (a sociedade) sejamos honestos. Isto implica em não furar sinal vermelho, não sonegar impostos, não furar filas, não estacionar em local proibido ou em fila dupla, não subornar funcionários públicos, enfim a mudança de conduta da sociedade obriga aqueles que nos representam a mesma atitude. Os políticos são o reflexo, o espelho de nós mesmos, ou seja, somos aquilo que condenamos.
 
luiz inacio de souza em 01/11/2013 05:34:29
Pessoal o que esta em questão não e a Religião aqui e sim a honestidade de um trabalhador autônomo que devolveu uma quantia enorme e ainda teve a vontade de dividir sua recompensa e deixem o Sr Joaquin Sanches que escolheu seu credo mas na hora que ele realmente precisar ele reconhecera que Deus existe pois ele não e ateu ele só não quer Crer que futuro esta ai.
 
Sergio Henrique em 31/10/2013 22:02:43
sera que pessoal que comento na na hora seria tdos isso de honestidade msmo
 
divanir macondes em 31/10/2013 21:19:40
sr.Marcos Reino, vc pode viver tranquilamente sem Deus, mas difícil é morrer sem ele!!!!
 
eder marques em 31/10/2013 21:18:13
véio, na boa...o cara pegou os 25 conto......de fato, a coisa num ta facil pra ninguem....
 
celio de souza em 31/10/2013 18:49:54
Parabéns Naelcio pela sua atitude. Ao contrário do que muitos alegam nos comentários, penso que você foi tão honesto quanto o catador e dedicou seu tempo em ajudá-lo numa causa que nem era sua. São de pessoas assim que nós precisamos.
 
Lucimar Weiler em 31/10/2013 17:27:00
Concordo, o que que Deus tem a ver com isso. Tô precisando trocar os pneus do carro e cadê Deus me dando dinheiro. Se eu não trabalhar ele não me dá nada.
 
Cyro Escobar em 31/10/2013 17:15:13
sr. Naelcio boa tarde!
sinceramente acho que vc fez errado, pois ele é catador de latinhas, gari, sei lá, mas você é assalariado como disse, então fica a dica, pegou mal pacas...
sr. Joaquim Sanches
Desculpe mas o senhor nao deve ter ligo a publicação com entendimento, foi escrito o sgte: "Naelcio diz que o “mais engraçado” foi que a gratificação surgiu em um momento de extrema necessidade. “Acordei pensando que precisava de dinheiro hoje para pagar um livro da faculdade. Não tinha de onde tirar. E foi justamente os R$ 25,00 que recebi do senhorzinho. Pedi muito a Deus e ele atendeu”, logo se vc se atentar a este trecho, vera porque e que as pessoas estão mencionando o nome de Deus em todo momento.
cultura e entendimento devem e deverão andar juntos para não perder o foco ok!
 
Marcio Barbosa em 31/10/2013 16:32:04
"Não tem mais gente assim no mundo". E o catador de latinhas é o que afinal? hsuahsuhasas
 
ricardo oliveira em 31/10/2013 15:20:37
Acho que deus não existe, portanto jamais escreverei seu nome com letra maiúscula. Sinto muito Sr Sanches mas o Sr. não pode impor isto a ninguém, pois a questão de acreditar em deus é só uma questão sua.
 
Marcos Reino em 31/10/2013 14:46:05
Vamos colocar esse homem já, não a tempo a perder como presidente da câmara de vereadores. Tem esse setor de nossa economia tem uma carência enorme de gente como o senhor.
 
jose carlos em 31/10/2013 14:23:35
Deus. Ai, ai, ai. Amen.
Sim, sou ateu.
 
Diego Silva em 31/10/2013 13:37:22
E o prqazer de compartilhar algo com alguém que lhe ajuda ?????? não conta ??????? procure com o feitor, poderão ter uma lição.
 
Suzi da Costa em 31/10/2013 13:34:20
So pra esclarecer o rapaz do banco sou eu mas não sou bancário, não ganho um rio de dinheiro e sim prestador de serviços do banco um a salariado que tem trabalhar pra paga sua faculdade, teve mal entendido na comunicação. sobre a função. mas o importante que ação dele foi exemplar.
 
Naelcio Tribianne em 31/10/2013 12:25:32
O bancário aceitar ficar com a metade da recompensa foi pra acabar !
 
Guilherme Fonseca em 31/10/2013 12:16:48
Achei muito digno da parte do catador de latinhas em devolver o cheque, mas não achei o mesmo do bancário em querer ficar com $25,00, pois o mesmo já tem emprego e um bom salário e o que ele fez (localizar o proprietário do cheque) é muito fácil p/ quem é bancário, enquanto o catador está desempregado e precisando muito mais desse $ 25,00.
 
Francisco Farias em 31/10/2013 11:19:10
Sr. Joaquim Sanches.
Qualquer que seja sua religião ou seu credo, ou mesmo que não pratique nenhuma religião, quando fizer referência à Deus, escreva o seu santo nome sempre em letras maiúsculas. Afinal, Deus é tudo.
 
VALDIR VILLA NOVA em 31/10/2013 10:58:55
Esse Joaquim Sanches só pode ser ateu, pois primeiro Deus se escreve com letra maiúscula e segundo "NEM UMA FOLHA CAÍ DA ÁRVORE SE NÃO FOR DA VONTADE DE DEUS.", portanto Deus está no controle de tudo apesar de existir o livre arbítrio. E como dizem por aí: DEUS SEM O HOMEM É DEUS E O HOMEM SEM DEUS É NADA".
 
Douglas Ruiz em 31/10/2013 10:57:00
Deus abençoe e guarde,essas pessoas honesta.
 
Francielli Pereira em 31/10/2013 10:48:31
Como DEUS é bom,com um simples gesto de honestidade demonstra o verdadeiro caracter do ser humano.
 
Kleython Benitez em 31/10/2013 10:44:13
É lindo saber que existem pessoas assim, mas o triste é que o coitado do honestíssimo catador vai continuar na miséria, enquanto desonestíssimos político continuam cada vez mais ricos.
 
Darcy de Oliveira em 31/10/2013 10:36:20
Como ficamos admirados com uma atitude dessas!!!! Hoje em dia, é tão raro encontrar pessoas honestas que, quando esse tipo e situação ocorre, vira notícia.
Essa deveria se a atitude de todas as pessoas. Honestidade vem de berço e parece que estão acabando os berços do Brasil!
Que possamos todos ser assim... #ficaadica
 
Anderson Nascimento em 31/10/2013 10:35:25
Nossa !! Que verdade lição de honestidade, de exemplo. Que Deus o abençoe mais a cada dia. Fiquei emocionada, no mar de tantas coisas ruins pode ler algo tão bom e real, faz bem para alma.
 
Carla Souza em 31/10/2013 10:18:33
O que é que deus tem a ver com isso, gente???? Caramba, esse povo coloca deus em tudo.
 
Joaquim Sasnches em 31/10/2013 10:03:42
Um lindo exemplo, que deveria se tornar mais frequente!
 
Mériele Oliveira em 31/10/2013 10:02:48
Eu concordo com a Luana. Deus prove , Deus proverá. Uso este Senhor e através dele veio a providência para outro irmão(no caso o bancário) . Pelo reconhecimento do Sr Evangelino. Valeu a honestidade de todos!!!
 
Sônia Peralta em 31/10/2013 09:54:22
Como é bom saber que existem pessoas com caráter extraordinário; Que Deus ilumine o caminho deste senhor. isso nos dá esperança de quem sabe um dia o mundo pode se tornar melhor.
 
Ana Paula em 31/10/2013 09:53:27
Caro João Roberto, vc fez um comentario super interessante, mas errou na estatistica, teria que ser todos os politicos, quanto ao senhor catador de latinhas, esse sim deveria ser o nosso governador do estado do Mato Grosso do Sul, ou ate mesmo nosso prefeito, exemplo de honestidade, coisa que não se ve mais no meio politico, quanto ao "Nobre" catador de latinhas, adjetivo mais correto pra qualifica-lo, pena que o nome dele não foi mencionado, por que será? Mas Deus sabe de todas as coisas.
 
ademir ribeiro em 31/10/2013 09:42:22
Com a desfecho desta história, podemos acreditar que não estamos somente na mira de bandidos, administradores ladrões, e de politicos corruptos.
Ainda existem pessoas honestas e de grande caráter, como o catador de latinhas acima mencionado.
 
VALDIR VILLA NOVA em 31/10/2013 09:15:18
Por que a honestidade ainda nos causa estranheza?!
Surpreende o que deveria ser corriqueiro...
 
beth saltão em 31/10/2013 09:01:27
Se metade dos políticos fossem assim a outra parte seria o inverso, oferecendo milhões para corromper os primeiros e cobrando valores absurdos para contra ou a favor de algo.
 
Guilherme Luiz em 31/10/2013 09:00:29
FICO MUITO FELIZ POR SABER QUE TEM GENTE DE CARÁTER NUM MUNDO CHEIO DE CORRUPTOS.ONDE SER HONESTO COISA DE OUTRO MUNDO,PARABÉNS PELA ATITUDE,ESTE MERECE UMA MEDALHA GOVERNADOR....
 
MARIO JOSE em 31/10/2013 08:55:08
O bancário aceitou os 25 reais ? ta de sacanagem né ? o tiozinho com certeza precisa mais do que ele !
 
Antonio Gurgel em 31/10/2013 08:48:54
Atitudes como esta é que me fazem ter a esperança de que um dia teremos um mundo melhor, com pessoas decentes e de caráter..
Ano que vem é ano de eleições, não faça da urna um penico, escolha bem em quem votar, não troque seu voto por combustível, dentaduras. cesta básica, ou qualquer outro favor...
tudo o que você pegar, se o candidato for eleito, quem paga a conta é a sociedade...
Um vereador no Brasil em média ganha R$ 150,000,00 ao ano, ou 600.000,00 durante o mandato, para se eleger em uma cidade como Campo Grande, aqueles que compram os votos gastam no mínimo de R$ 1.000.000,00 a R$ 2.000.000,00.. Faça as contas, você verá que não fecha... De onde sairá o dinheiro????
Pense nisso
 
Odracir Siarom em 31/10/2013 08:43:13
Prezado João Norberto se nosso Brasil tivesse metade dos políticos com tamanha honestidade nosso Brasil não seria Brasil, seria Suiça.
 
maximiliano nahas em 31/10/2013 08:42:22
que coisa abençoada de ambas partes ainda tem gente dizendo que as pessoas nenos
favorecidas só serve de ração p peixe
 
neilton m ortega em 31/10/2013 08:37:40
Caramba!
Quando em meio a tantas e tantas mazelas de caráter, nos deparamos com pessoas que realmente nos trazem de volta ao melhor da vida.
 
Gabriel Torres em 31/10/2013 08:27:09
Deus é bom demais, seja fiel sempre a ele, pois ele te ajuda da forma mais estranha e inexplicada possível, mas te ajuda, nunca vai te deixar na mão.
 
Alex Gonino em 31/10/2013 08:22:01
Veeeja....não diga que a canção está perdida .........
 
roseli jeronimo em 31/10/2013 08:09:49
Já pensaram como seria o nosso Brasil se metade dos políticos fossem igual a esse cidadão, seria o Paraiso.
 
João Norberto em 31/10/2013 08:03:48
ACABEI DE LER HOJE 31/10/13 ISAIAS 29-15, DEUS ESTA NO COMANDO DE TUDO CONHECE REALMENTE NOSSO CORAÇÃO, PARABENS A ESSAS PESSOAS, O FAZENDEIRO O BANCARIO E PRINCIPALMENTE O CATADOR DE LATINHAS QUE DEUS POSSA ABENÇOAR GRANDEMENTE A VIDA DE VOCES.
 
junior santos em 31/10/2013 07:41:26
Nossa que legal, quando Deus deseja nos abençoar Ele usa pessoas de onde nem imaginamos !
 
luana medina em 31/10/2013 07:38:59
Através dessas histórias que faz-me acreditar mais no ser humano.
 
Sandra Maria em 31/10/2013 07:07:02
imagem transparente

Compartilhe

Classificados