ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Cega depois dos 30 anos, mãe não viu o rosto do 3º filho, mas virou escritora

Elverson Cardozo | 26/12/2012 07:14
Grazyella Maria ficou cega aos 30 anos, após desenvolver a retinoplatia diabética, uma lesão na retina. (Foto: João Garrigó)
Grazyella Maria ficou cega aos 30 anos, após desenvolver a retinoplatia diabética, uma lesão na retina. (Foto: João Garrigó)

Ela viu a luz do sol por 30 anos. De repente, de um dia para o outro, ficou cega. Estava no 7º mês de gestação. Não chegou a ver o rosto de Cauã, o terceiro filho, mas conseguiu, com fé e determinação, se adaptar à nova vida. Provou que é possível enxergar a beleza, mesmo quando os olhos perdem a função principal.

A loira de semblante calmo e voz dócil continua a ser a mesma mãe exemplar, amorosa e rígida quando vê necessidade. É a mesma esposa dedicada, mas uma nova mulher que aprendeu, com as adversidades, a dar mais valor à vida.

Nascida em Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, Grazyella Maria Ferreira de Souza, de 35 anos, sempre soube que tinha diabetes. Foi diagnosticada com a doença aos 16 anos, mas não deu a devida atenção ao tratamento. O previsível aconteceu.

Quando ficou grávida, desenvolveu a retinoplatia diabética, uma lesão na retina causada por complicações decorrentes do aumento anormal de açúcar no sangue. Chegou a passar por uma cirurgia, mas não adiantou. Perdeu a visão.

À época, trabalhava no escritório do marido e desenvolvia, paralelamente, atividades como artesã. De uma hora para a outra, tudo mudou e o mundo se transformou, para ela, em uma enorme cortina preta.

O início foi a época mais difícil e complicada. Resultou em crises de depressão e angústia. Casada, mãe de três filhos, ela teve de se adaptar à nova condição. Conseguiu.

Hoje, mesmo cega, enxerga o colorido por toda parte, nas pequenas coisas, nos gestos, nas atitudes que muitas vezes passam despercebidas pela grande maioria. “Aprendi a ter fé em Deus. Vivo sem limites”, disse, ao revelar que se converteu há 2 anos e frequenta uma igreja evangélica em Ponta Porã, cidade onde mora.

“Eu vejo como meu dia é curto pelo tanto de coisas que eu tenho para viver”, acrescentou.

Primeiro livro foi lançado no ano passado. (Foto: João Garrigó)
Primeiro livro foi lançado no ano passado. (Foto: João Garrigó)

Livro - Cinco anos se passaram e Grazyella se tornou escritora, mesmo sem enxergar um palmo à frente do rosto. Contou com ajuda de amigos para escrever o primeiro livro, “Pela Fé Posso Enxergar”, lançado pela Editora Life em 2011.

Trata-se de uma obra autobiográfica de 160 páginas que é dividida em duas etapas. A primeira conta a história de sua vida “mundana”, como se refere ao passado, enquanto a outra revela sua trajetória no “mundo espiritual”.

Na introdução, a mensagem destinada aos leitores é um convite à reflexão: “Desde que perdi a visão, senti no meu coração que deveria expor toda minha luta e dor em busca de um milagre. Foi um longo tempo de dúvidas, de perguntas sem respostas e de confusão: por quê? Nem me dava conta de que as respostas estavam na minha frente; de que não era preciso enxergar e, sim, só escutar e sentir”...

A fé de Grazyella aumenta com o passar dos dias. O milagre, para a cristã fervorosa, está cada vez mais perto. Mesmo que a medicina tenha batido o martelo dizendo o contrário, ela continua confiante de que um dia voltará a enxergar.

“Existe uma promessa e, na verdade, esse milagre já foi liberado. Só falta arrumar o coração”, explicou.

Exemplo de fé - Para os amigos e familiares, a artesã que virou escritora, é um exemplo de coragem, determinação e superação. A filha do meio, Ranyelle Maria Ferreira de Souza, de 12 anos, consegue definir a mãe em uma única palavra: batalhadora.

Da esquerda para direita: Nair (secretária), Ranyelle (filha), Grazyella e Mariela (irmã). (Foto: João Garrigó)
Da esquerda para direita: Nair (secretária), Ranyelle (filha), Grazyella e Mariela (irmã). (Foto: João Garrigó)

“Ela procura a felicidade dela. Para mim, a deficiência não importa. O importante é que ela seja feliz”, afirmou.

A irmã, Mariela Carvalho Ferreira, de 21 anos, não esconde o orgulho que sente e conta que a escritora é um exemplo para o mundo. “Ela é excepcional”, resume.

Atual secretária de Grazyella, Nair Martinez de Martins, de 53 anos, afirma é impossível não se envolver com a história da mulher. “Ela se supera a cada dia. Tem muita garra”, declarou.

Onde comprar? - O livro “Pela Fé Posso Enxergar” está à venda no site da Editora Life. Custa R$ 19,90, com frete grátis para todo o Brasil.

Nos siga no Google Notícias