ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Com fim das férias, mãe cria brincadeira para filho encarar bem a nova escola

Thailla Torres | 05/02/2017 07:10
Caça ao tesouro, foi alternativa que mãe encontrou para filho encarar uma nova aventura. (Foto: Alcides Neto)
Caça ao tesouro, foi alternativa que mãe encontrou para filho encarar uma nova aventura. (Foto: Alcides Neto)

Férias são sempre marcantes na infância e quando esse período chega ao fim, nem sempre é compreendido pelas crianças. Há quem fique animado com o retorno a escola, mas nem tanto quando a surpresa é mudança para um novo colégio. Pensando nisso, a administradora Ariane Oshiro, de 32 anos, encontrou um jeito simples e divertido para que o filho perceba a escola com uma nova aventura na vida.

Com pedacinhos de madeira, utensílios de pesca, papelão e marshmallows, Ariane garantiu um final de semana incrível para o filho Pedro e os amiguinhos. Ele tem 6 anos, estava de férias com a família e neste semana, encarou o primeiro dia de aula no ensino fundamental, com novos amigos e professores.

Fim de tarde foi marcado por fogueira e reflexão sobre a voltas às aulas. (Foto: Arquivo Pessoal).
Fim de tarde foi marcado por fogueira e reflexão sobre a voltas às aulas. (Foto: Arquivo Pessoal).

"Eu sabia que era um universo diferente pra ele. Por mais que ele adorasse uma novidade, a notícia que as férias acabaram nem sempre vem com alegria. E acho que esse é um dos momentos mais importantes da nossa infância. Eu sempre lembro com carinho das férias e eu quis que ele tivesse marcado na memória o começo e o fim, como uma lembrança boa", justifica a mãe.

A brincadeira foi elaborada por ela em questão de minutos. No quintal espaçoso, na casa de um dos amigos, Ariane colocou as crianças para brincar de caça ao tesouro. Com pistas falsas e verdadeiras, o caminho foi marcado com a ideia de que as férias eram apenas uma das aventuras da vida que chegaria ao fim.

"Sempre leio algum livro a respeito ou conto uma história que vem a cabeça, para ficar mais fácil a compreensão dele sobre qualquer assunto novo. Mas a brincadeira deixou tudo mais leve. Com lanterna nas mãos, contaram passos até o tesouro perdido, no fim ganharam moedinhas, era o que eu tinha no fim. Depois conversamos sobre as férias e o começo das aulas", diz.

A brincadeira terminou em volta de uma fogueira, improvisada por Ariane. Ali contaram histórias e refletiram sobre as aventuras. De maneira lúdica, Pedro entendeu a mensagem. "Expliquei que as aventuras iam continuar, mas dessa vez na escola, com novas tarefas e responsabilidade. Pode parecer tolo, mas o efeito foi super positivo", garante a mãe.

Pedro é um menino lindo e adorou a brincadeira. No primeiro dia de aula, o sorriso provou que o fim das férias não foi tão ruim quanto imaginou. "Chegou brincando dizendo que adorou a escola, que achou tudo bonito e vi que ele está pronto pra continuar".

Para a mãe, todo novo desafio precisa ser analisado com carinho, principalmente, quando marca uma etapa importante do filho. "Para  quem é adulto, pode não parecer tão desafiador, mas é da mesma forma quando se muda de emprego. É um novo olhar, um novo desafio e não precisa ser encarado com choro ou tristeza. Por conta disso eu digo que vamos continuar nas aventuras", explica.

Curta o Lado B no Facebook. 

Com fim das férias, mãe cria brincadeira para filho encarar bem a nova escola
Nos siga no Google Notícias