A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

28/11/2013 20:51

Com saudade do Facebook, jovem de apenas 20 anos é eleita miss penitenciária

Anny Malagolini
Favorita entre as detentas, quem levou o título de Miss Penitenciária deste ano foi Helen Moraes (Foto: Cleber Gellio)Favorita entre as detentas, quem levou o título de Miss Penitenciária deste ano foi Helen Moraes (Foto: Cleber Gellio)

Favorita entre as detentas, quem levou o título de Miss Penitenciária deste ano foi Helen Moraes, de Sidrolândia. Há cinco meses, ela passa os dias atrás das grades, na Penitenciária Feminina de Campo Grande.

Veja Mais
Datilografado, pedido de casamento revelou primo apaixonado em 1980
Super-heroi, Pedro precisa de ajuda para continuar salvando a alegria da família

Aos 20 anos, Hellen foi presa por tráfico de drogas, no aeroporto da Capital, tentando levar 8 kg de maconha para Manaus, no Amazonas, e como estava acompanhada de uma amiga adolescente, também foi acusada de aliciamento de menor.

Helen conta que veio sozinha para Campo Grande, querendo estudar e trabalhar e que, por causa de amigos, caiu na cilada do tráfico de drogas, crime responsável pela pena da maioria das detentas hoje em Mato Grosso do Sul.

O dia a dia aprisionada tem suas dificuldades. Além da saudade da família, para a jovem a ausência das redes sociais pesa. “Vivia grudada com o celular, sinto falta, era um vício”, comenta.

Tentando conter o choro para não borrar a maquiagem, ela diz o que mais quer da vida: “Quero estudar, ser enfermeira, me arrependo de não ter feito isso”. Helen ainda não terminou o Ensino Médio.

Em um dos pulsos, a tatuagem com o nome do namorado, chamado “Eduardo”, feita um dia antes de ser presa. De dentro da cela, o relacionamento, que completou três meses, não teve futuro.

 

Preparação das misses foi feita por colaboradoras (foto: Cleber Gellio)Preparação das misses foi feita por colaboradoras (foto: Cleber Gellio)

Com 61 quilos, em 1,73 de altura, ela comenta que não teve um preparo, como em grandes concursos. A única mudança foi fechar a boca. “Agora não posso mais malhar, então como bem pouco”.

Caminhos opostos - Ela conta que uma das maiores surpresas foi reencontrar a amiga de infância, a atual miss Mato Grosso do Sul, Patricia Machry, de 20 anos, já que as duas são de Sidrolândia. “Fiquei com vergonha, enquanto ela está no glamour, estou aqui, na prisão”.

Patricia foi jurada do concurso e experimentou uma situação bem diferente da que teve com o Miss Brasil. “Não tem a mesma preparação, elas vem com a cara e coragem”, elogia. E sobre a amiga de infância, não esconde a tristeza “Espero que ela saia daqui e use a beleza dela para o bem”.

Para a produção do desfile, uma equipe de maquiadoras e cabeleireiras se voluntariaram e decidiram ajudar a levantar a autoestima das moças, deixando de lado o receio de entrar em um presídio.

Marinalva Rodrigues foi umas das responsáveis pela produção e assistiu ao desfile emocionada. “Foi gratificante, ver elas se olhando no espelho e sorrindo foi a minha recompensa”, afirma. Ela também conta que, diferente do que pensou, as detentas queriam o glamour das maquiagens das baladas, e por isso, colocou glitter e cores fortes.

Grávida de cinco meses, a maquiadora Leide Joyce, de 24 anos, revela que ao chegar ao presídio até passou mal, por conta do medo. “Fiquei receosa, minha pressão caiu”, lembra. Mas completa: “pensei que era como em filme, mas mudei minha visão, são meninas bonitas e que escolheram errado, mas são mulheres como qualquer uma”. Ela ainda critica as condições “desumanas” - nas palavras dela - que as detentas vivem.

Também foram eleitas a miss simpatia e a miss elegância. Segundo o jurado Carlos Gabriel de Freitas, de 21 anos, que recebeu neste ano a faixa de Mister Gay Mato Grosso do Sul, o julgamento não foi fácil.

Foram avaliadas a beleza, postura, elegância e simpatia, com notas de zero a dez. “É difícil julgar, eu passei por isso, mas todas são merecedoras e algumas até tem postura para serem modelos”, comenta.

Concurso teve a presença até de torcida (foto: Cleber Gellio)Concurso teve a presença até de torcida (foto: Cleber Gellio)



Ana Cristina, isso se chama ressocialização, sociabilidade. Significa proporcionar algum entreterimento (além de outras atividades educativas) às detentas para que, após o cumprimento da pena, elas voltem para o nosso convívio. Vale lembrar que elas perderam a liberdade, e não a dignidade. Assim como os detentos (homens) podem jogar futebol, realizar atividade física, as presidiárias (mulheres) também possuem momentos de descontração. Abraço.
 
Diego Marques em 29/11/2013 17:00:57
Senhora Ana Cristina que dor de cotovelo, que comentário infeliz.
 
William garcia de sousa em 29/11/2013 13:40:00
Helen ,não desanime ,eu passei por este lugar que se encontra,hoje sou uma nova pessoa,aprendi,ai muitas coisas boas,trabalhei bastante ,foram tres anos ,e meiode luta. Mas não deixei levar pelo ,coisas boas ,e ruim que ai tem,faça de surda ,e muda ,para sobreviver neste lugar,vou orar por vc,para que DEUS te liberte dessa vida.....força amiga DEUS TE AMA EU TAMBÉM.Não te conheço,mas o meu DEUS sabe de todas as coisas.
 
CLEIDE DE FATIMA PEREIRA em 29/11/2013 13:03:33
Produção:

Marinalva Rodrigues
https://www.facebook.com/marinalva.rodrigues.31?ref=ts&fref=ts

Salão
Rua Pio Rojas, Nº 143 - Campo Grande-MS
Fone: 3029-6129

Parabens!
 
Thales Ferreira em 29/11/2013 12:20:23
GAROTA, NÃO SE CONVENÇA MAIS UMA VEZ, COMO CAIU A PRIMEIRA VEZ, DEFINA SE COM DEUS, ESCOLHA, UMA IGREJA, PARA SE ENTREGAR A DEUS, PEDIR PERDÃO PELO ERROS DA MOCIDADE, DAS TRANSGRESSÕES QUE LHE AFASTARAM DE DEUS, POIS ISSO, FOI UMA PROVA PAR VOCÊ, SE APEGUE SOMENTE EM DEUS, QUE ELE LHE PERDOARÁ, E LHE TIRARÁ, COMO TIROU PEDRO DOS CÁCERES.


 
PEDRO BRAGA em 29/11/2013 11:34:30
PARABÉNS!! SUCESSOS E OPORTUNIDADES VÃO APARECER NA VIDA DA MISS. A ESCOLHA SOMENTE CABE A ELA. DEUS A ABENÇÕE,
 
Marcio de Arruda em 29/11/2013 11:28:54
Helen Moraes muito linda! Espero que ao pagar sua pena procure algo melhor para sua vida e nunca mais ceda ao crime! Sucesso para você!
 
Alexandre de Souza em 29/11/2013 10:47:40
È incrivel, a beleza pode ser encontrada em todos os lugares e em todas ás historias. Parabéns meninas, e a ação serve para a auto estima e a reconheçer que a vida lá fora é mais bonita sendo livre.
 
Jefferson Dias em 29/11/2013 09:58:10
helen que vc saia dai logo,enfrente a vida, coragem, e di batalha q se vive a vida. ja passei por isso ai, hj tenho11 anos em uma empresa, dei a volta por cima, vc tambem vai se superar. q deus te abençoe. parabéns pela beleza.
 
marcos ferraz em 29/11/2013 09:57:56
Parabéns ao DSP pelo evento, ação que melhora a auto estima dos presidiários, possibilitando a reflexão sobre seus atos contra a sociedade (crime). Entre a miss MS e a miss presidiaria existe uma diferença muito grande; Patrícia fez uma escolha positiva e Hellen fez uma escolha negativa, então que ela seja responsabilizada na justiça pelo dano que causou a dezenas de pessoas e famílias.
 
Reinaldo Ferreira dos Santos em 29/11/2013 08:50:30
Por essa matéria, fica uma indagação: o crime.... enfim... compensa??????? Acho que sim, cometemos crimes, vamos para a cadeia, a população paga a parte financeira e ainda podemos participar de concursos, com glamour e tudo mais..... e quem trabalha......?
 
Ana Cristina em 29/11/2013 08:36:47
Nossa realmente a Hellen é linda...que pena estar no lugar aonde jamais deveria estar!
Que Deus a ajude, assim como todas as detentas a se recuperar, a terem seus processos julgados e que fiquem livres dessa prisão física e também da prisão espiritual...que sejam livres e possam voltar para seus lares e pra suas famílias.
Muitas vezes vamos por caminhos que aos nossos olhos parecem ser bons...mais eles na sua maioria qdo não buscamos a orientação de Deus são caminhos de morte...morte dos sonhos...morte das alegrias...morte...mas eu torço por essas mulheres para que suas vidas sejam transformadas por Jesus Cristo!
 
arlete lima em 29/11/2013 07:55:12
Garotas jovens, bonitas, q DEUS as abençoe a ajudem a reconstruir suas vidas... Erraram sim, Mas quem não erra??? Ainda mais nessa idade.... O bom é q ainda são jovens, tem tempo para se arrepender, recomeçar.... E DEUS é o maior interessado na recuperação dessas garotas... E com certeza, se elas quiserem mudar, DEUS vai restituir em dobro td na vida de cada uma delas.... E o meu desejo a TODAS é q o elas possam viver o MELHOR de DEUS aqui nesta terra e no porvir a Vida eterna... Q DEUS as abençoe grandemente!!! E q todas sejam FELIZES!!!!
 
Ana Carla em 29/11/2013 07:44:48
Voce nao me conhece, e nem eu a voce, mas, fiquei muito tocada na epoca, com a sua historia. Tenho rezado por voce todos os dias, e, em especial por sua familia, que tem sofrido muito tambem. Que DEUS abencoe os seus passos. Parabens, voce e realmente uma jovem muito bonita!!!
 
Gloriana Alvares de Rezende em 29/11/2013 00:02:20
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.