A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

28/01/2014 06:51

Como é ser eleita entre 100 mil e poder salvar a vida de quem tem leucemia?

Ângela Kempfer
Luciana viaja em fevereiro para fazer a doação em São Paulo.Luciana viaja em fevereiro para fazer a doação em São Paulo.

A notícia demorou mais de um mês para ser confirmada e quando veio fez Luciana Saldanha comemorar como se fosse ela a maior interessada. A fisioterapeuta de 29 anos é uma entre 100 mil doadores que terá o privilegio de salvar a vida de uma pessoa com leucemia.

Veja Mais
Aos 56 anos, Márcia é parceira do filho do tênis de LED ao Pokémon Go
Papai é a estrela, mas Mamãe Noel pode fazer toda diferença no Natal

No dia 6 de fevereiro, ela viaja para São Paulo para o procedimento de retirada da medula óssea. Não sabe para quem vai doar, mas já se sente privilegiada. “É uma honra...me sinto iluminada”, diz.

Depois de tudo 100% acertado, ela chegou a enviar e-mail com pergunta sobre quem seria o receptor, mas não obteve resposta. “Eles só vão dizer se deu certo o transplante ou não. Mas não interessa mais nada além disso”, garante

No caso de Luciana, a chance de compatibilidade entre as células dela e do receptor era muito menor que quando a doação vem de parente. Enquanto na família é possível encontrar um doador entre 100 pessoas, quando não se trata de parente a probabilidade cai para 1 em 100 mil.

Por isso, ser “escolhida” na seleção natural é algo tão relevante para a fisioterapeuta que diz nunca ter tido sorte com jogos, nem financeiramente. “Mas a cada dia vejo que tenho a maior sorte que dinheiro nenhum paga”, comenta.

Luciana é doadora de sangue há cerca de 4 anos. Começou a frequentar o Hemosul, em Campo Grande, porque via a necessidade no meio em que trabalha. Mesmo assim, só no ano passado resolveu se cadastrar no banco de medula óssea. “A pessoa pensa que tem de viver lá fazendo doação, mas não precisa. Quem doar uma vez já fica no banco de doadores de medula”, explica.

Há quase 3 meses ela recebeu uma carta dizendo que alguém na fila de doação era compatível. “Não acreditei e fui até o Hemosul ver se era verdadeira e confirmei”, lembra.

A fisioterapeuta aceitou a “responsabilidade” e passou por todos os exames necessários, inclusive, radiografias do tórax e da face. “Fiz testes de todos os vírus e todos os tipos de exames para ver se eu não tinha problema nenhum. Eles até pagariam se eu não tivesse plano de saúde.”

O processo foi rápido, ao contrário do resultado. “Fiquei o mês de dezembro inteiro esperando a resposta e quando eu pensei que alguma coisa tinha dado errado, veio a confirmação em janeiro de que eu poderia doar”.

Feliz da vida, Luciana passou a perguntar sobre procedimento e descobriu as falhas que podem levar tanta gente a ficar anos à espera e até morrer por falta de um doador. “Aqui em Campo Grande, por exemplo, não fazem a coleta da medula óssea. Tenho de ir para São Paulo. Acho isso um absurdo”.

Para a doação de maneira mais simples, ela teria que ficar cerca de um mês entre Campo Grande e São Paulo, para tomar a medicação que libera a medula na rede sanguínea para ser coletada como uma transfusão normal.

Como Luciana trabalha por conta própria, esse sistema seria inviável. Então, ela optou pela intervenção cirúrgica, onde são feitas entre 4 a 8 punções na região pélvica para aspirar a medula. “A outra era só uma picadinha na veia, mas ia demorar muito entre idas e vindas. Não queria desistir, por isso optei por essa outra forma, que é mais complicada, tem anestesia”, diz.

A desinformação é outro fator que complica, na avaliação dela. “A família ficou com dúvidas. Meu marido fez perguntas. As pessoas acham que é um procedimento na coluna vertebral, que tem riscos. Vejo até colegas da Saúde dizendo que têm medo de agulha. Não consigo entender. É tudo muito simples, sem risco algum para quem doa”, defende.

Para Luciana, a possibilidade de salvar alguém foi maior que qualquer medo. A avó morreu de câncer há 5 anos, um sofrimento difícil de esquecer. “Me coloco no lugar das pessoas que precisam. Sei como é o sofrimento da família. Nunca fui de mudar o mundo, mas sempre fiz minha parte”, argumenta.

A medula óssea é um tecido líquido, encontrado no interior dos ossos, responsável pela produção de hemácias, plaquetas e leucócitos. A produção destas células é importante porque evitam que tenhamos anemia, sangramentos e os leucócitos irão defender o organismo, evitando as infecções.




Luciana Saldanha, eis ai uma benção que também espero receber: ter a compatibilidade confirmada, e poder ser fonte de vida para alguém. Deus Pai seja sempre contigo.
 
Fernando Silva em 29/01/2014 15:21:17
tbm sou doador,q Deus ilumine sua vida,parabens.
 
almir sabbo em 28/01/2014 22:20:17
SÃO NOTÍCIAS COMO ESTAS QUE NOS ALEGRAM E MOTIVAM ACREDITAR NUM MUNDO MELHOR.... PARABÉNS!!!
 
NILSON FEITOSA em 28/01/2014 19:33:09
Parabéns Luciana... em 1985 perdi uma irma com 14 anos com essa doença... Que Deus ilumine sua vida.. e tenha certeza.. que você não esta salvando só uma vida.. Mas esta dando o direito de uma familia inteira a viver mais com quem tanto ama...
Que as bençãos de nosso senhos Jesus Cristo esteja sobre sua familia.
 
Telmo Figueiró em 28/01/2014 17:06:18
Lindo seu gesto, parabéns isso sim , que é ter sorte amiga....DEUS te abençoe grandemente com muita saúde!#orgulhosaefeliz!
 
Nélcia Rita Cardoso de Andrade Franco em 28/01/2014 16:52:28
Luciana, você é uma pessoa abençoada por Deus.
Pelo seu gesto humanitário, você mora nos corações de todos nós!
Você é um exemplo à ser seguido!
 
Elviria dos Santos Almeida em 28/01/2014 16:32:26
Com certeza sentir abençoada e privilegiada com sua ação ja demonstra o quão grande e sua alma e seu coração!!!!
Que Deus te abençoe sempre e que sua doação, seu gesto sirva de inspiração para tantos outros que precisam de um transplante.
Que as pessoas se sensibilizem e entendam a grandeza desse gesto.
Sou doadora ja cadastrado quem sabe também um dia irei compartilhar como você essa alegria.
 
Keila Regina de Oliveira em 28/01/2014 16:28:23
parabens , que deus te abençoe e ilumine, para q de tudo certo pra vc e para o receptor, espero q inspere outras pessoas a se tornarem doador, estou orando por você....boa sorte
 
ilma soares em 28/01/2014 16:26:28
Atitudes assim merecem reconhecimento. Parabéns Luciana Saldanha, precisamos de mais pessoas como você no mundo.
 
Paulo Siufi em 28/01/2014 16:17:30
Que Deus a abençoe por sua disposição em ajudar e por seu amor ao próximo. Que seu exemplo inspire mais pessoas e ser doadoras. Não me esqueço do caso da menina Patrícia, que inspoirou a Campanha "Eu sou amigo da Paty" nas redes sociais, e quando foi encontrado um doador compatível, ele desistiu de doar na última hora. ELa faleceu. Não sei como essa pessoa consegue pôr a cabeça no travesseiro e dormir à noite, sabendo que poderia ter salvo uma vida e praticamente tirou dela a chance de viver.
 
Ana Oliveira em 28/01/2014 15:12:41
Como ler esse tipo de matéria melhora nosso dia! DEUS abençoe essa pessoa e sua família, e que dê tudo certo para o receptor! Parabéns pela atitude, Luciana Saldanha!
 
JANAÍNA BRAGA VIEIRA em 28/01/2014 15:03:36
Pessoas como vc faz um mundo ficar um pouco melhor, a gente até acredita em amor!!!!Parabéns!!
 
Maria Antonietta em 28/01/2014 14:45:34
SEM PALAVRAS VC E MERECEDORA DA PAZ QUE DEUS TE PROTEJA
 
luis queiroz em 28/01/2014 14:43:41
Parabéns Luciana, perdi uma tia com leucemia,...e sou doadora,..mais até agora não teve ninguém compatível,...vamos aguardar,..seria uma enorme felicidade ser compatível com alguém,....bjs 1000,..
 
Soraia Costa em 28/01/2014 14:03:05
Parabéns Luciana vc se tornou uma pessoa nobre e abençoada por Deus é uma heroína salvando uma vida.
 
Adriane Felix Brandao em 28/01/2014 13:41:41
Luciana, fiquei feliz por saber que existem pessoas que pensam no outro sem pedir nada em troca, você realmente é muito especial.
Sou doadora também, quando o meu chegar estarei pronta para ajudar.
Deus te abençoe!
 
Raliani Arce em 28/01/2014 13:09:13
Parabéns Luciana. Que DEUS abençoe você e a pessoa receptora. Que tudo corra bem. E que outras pessoas tenham este gesto bonito.
 
Orlando Santos em 28/01/2014 12:15:04
Parabéns por ser escolhida.
 
Marisa Aluchna em 28/01/2014 12:14:37
Obrigado Luciana, você tornou hoje um dia melhor que ontem.
 
José Ussui em 28/01/2014 11:58:11
Parabéns Luciana! Que sua atitude inspire muitas pessoas a fazer o mesmo. Boa sorte!
 
VANESSA RODRIGUES FEITOSA em 28/01/2014 11:28:42
Parabéns Luciana,estou orgulhosa de vc,só acho esse tempo muito longo,entre os exames,pois tem leucemia que são agressivas e não esperam o tempo que demora esses exames. Sei porque perdi minha mãe em pouco tempo. Ela fez exames em janeiro e os exames estavam com taxas muito baixas,quando foi no final de maio ela faleceu. Para quem está por um fio tudo tem que ser rápido. Sou doadora e torço por ser útil algum dia. Já precisei de sangue várias vezes e sei como é difícil conseguir doador. Estive internada no Hu e Santa Casa,mas tive que andar pelos corredores atrás de policiais que fazem a segurança dos presos e implorar pela doação de sangue deles. As pessoas que nunca passaram por isso não fazem idéia do quanto a doaçao é importante.Boa sorte e se cuida.
 
Gladis Mára Desbesell em 28/01/2014 10:50:57
Luciana, sei a alegria que está sentindo, tambem recebi o telegrama do REDOME em dezembro me informando de uma possível compatibilidade, fui até o Hemossul para tirar nova amostragem de sangue e estou no aguardo. Estou muito feliz e na espera do contato para realização dos outros exames. Grande abraço. Que Deus te abençoe.
 
Silvana Diniz em 28/01/2014 10:41:22
DEUS te abençoe pelo teu gesto de amor
 
gabriel leone em 28/01/2014 10:04:19
Outro dia, li uma noticia que me deixou sensibilizado: uma criança era portadora de leucemia e foi encontrado um doador fora do circulo consanguíneo, mas este na hora de realizar o procedimento desistiu. Como pai, ao ler essa notícia fiquei pensando no desespero da família desta menina, que iriam recomeçar a procura de um novo doador. Se achar um é difícil, imagine dois. Aí vêm você Luciana e nos dá um "banho" de amor ao próximo. Que Deus te recompense.
 
Roney Costa Cunha em 28/01/2014 09:21:07
Tenho cadastro no REDOME,e seria meu maior presente,ser compatível com alguém.
 
Luciana Farias de Matos em 28/01/2014 09:01:24
Parabéns Luciana. Também sou doadora e ficarei muito feliz o dia que me chamarem para doar uma pequena parte do que ofereci de coração. Fazer o bem sem olhar a quem é o que devemos ter em mente. Não importa que não saberá para quem está doando, e sim que salvou uma vida. Deus te proteja!
 
Sueli Cano de Oliveira em 28/01/2014 08:57:34
Bom dia!
Parabens Luciana voce esta no caminho certo,eu acredito que estamos aqui na para evoluir.
Com toda certeza o mestre "JESUS"esta com voce.
Abraco
 
waldecy batista rocha em 28/01/2014 08:56:41
Parabéns Prima!!! Tenho muito orgulho de você... estou em constante oração para tudo correr bem e que DEUS continue iluminando sempre a sua vida!!!!
Gestos como esse é a prova q a humanidade tem salvação.
Amor ao próximo sem conhecer.. amar pelo simples fato de ser um ser humano filho de DEUS.... de pessoas como a Luciana é que o mundo precisa...
Doar Vida.....
 
Mariana Pizzolatto em 28/01/2014 08:49:49
lindo gesto...tbm sou doadora espero um dia tbm poder ajudar alguém, sera uma felicidade sem tamanho....Deus abençoe você e a pessoa que ira receber sua medula...
 
LIA SANTOS em 28/01/2014 08:46:36
GOSTARIA DE ESTAR EM SEU LUGAR,MAS PEÇO A DEUS QUE A MINHA VEZ CHEGUE LOGO,POIS AJUDAR UM IRMÃO É BENÇÃO DE DEUS E NÃO GOSTARIA DE PARTIR PARA OUTRAS PRAGAS SEM TER FEITO MINHA PARTE.
PARABÉNS A TODOS QUE JÁ FIZERAM SEU CADASTRO E AOS QUE NÃO FAÇAM LOGO,POIS A VIDA NOS É DADA PARA DOAÇÃO E ABNEGAÇÃO.
 
LÚCIA HELENA MALUF em 28/01/2014 08:32:07
Parabéns Luciana, Deus abençoe você, sua família e o doador q outras pessoas possam seguir o seu exemplo e se tornar doadores tbm pelo menos de sangue...
Fica na paz e boa viagem...
 
Evandson Carvalho em 28/01/2014 08:32:07
Perdi minha filha para a Leucemia, ela não suportou a última quimioterapia contraindo uma infecção... Parabéns pela sua coragem e disponibilidade! Deus estará ao seu lado.
 
Jorge Luiz em 28/01/2014 08:29:13
É com certeza um privilégio Divino.
 
jose carlos em 28/01/2014 08:20:53
Tbém sou doador, e gostaria muito de uma dia ajudar alguém, pois ja perdi um irmão com leucemia!!!
 
IRANDIR GOMES DE FARIAS em 28/01/2014 08:19:40
Parabéns.. Se todas as pessoas pensassem dessa forma sem egoísmo, o mundo seria muito melhor! Que Deus lhe dê em dobro todo o bem que deseja ao próximo!
 
Gleiciane Terra em 28/01/2014 08:15:16
ESSE CASO DE NÃO PARENTE É UM MILAGRE DE DEUS, ESTOU NA FILA PARA PODER DOAR TB, ESPERO QUE ALGUM DIA, EU POSSA AJUDAR ALGUEM.
 
RONALDO CORDOBA em 28/01/2014 08:14:48
Deus a abençoe e que tudo dê certo no procedimento que vai enfrentar...
Um grande beijo...
 
Leonice Cruz em 28/01/2014 08:09:35
Não há como não se emocionar nessa história (...) Que Deus em sua infinita misericórdia permita que TUDO de certo e que vc, Luciana, possa cumprir sua missão com coragem, muita luz em seu caminho e paz no seu coração por todos os dias de sua vida.
 
Agenor Barbosa em 28/01/2014 08:04:29
Nossa...que esse seja o 1° de muitos que você possa ajudar, PARABÉNS...
 
Patricia Medeiros em 28/01/2014 07:57:29
Deus te abençoe.
 
Carlos Roberto em 28/01/2014 07:23:26
imagem transparente

Compartilhe

Classificados