A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

24/04/2013 11:58

Defensoria abre inscrições para casamento coletivo gay em Campo Grande

Ângela Kempfer
Cena do filme Deixe a luz acesaCena do filme "Deixe a luz acesa"

A partir de amanhã, casais homossexuais que quiserem formalizar a união devem procurar a Defensoria Pública e se inscrever para o primeiro casamento coletivo gay de Mato Grosso do Sul.

Veja Mais
Aos 56 anos, Márcia é parceira do filho do tênis de LED ao Pokémon Go
Papai é a estrela, mas Mamãe Noel pode fazer toda diferença no Natal

Para dar visibilidade à causa, a Defensoria resolveu reunir pessoas que há anos pensam oficializar a situação e de uma vez só realizar a cerimônia civil, pré-marcada para a primeira quinzena de julho.

“Já temos entre 20 e 30 casais interessados”, conta a defensora Neyla Ferreira Mendes.

Desde que o Tribunal de Justiça autorizou o casamento gay em Mato Grosso do Sul, a união entre pessoas do mesmo sexo passou a ter as mesmas exigências de um procedimento convencional.

Por isso, quem quiser participar do casamento coletivo gay deve abrir o processo levando Certidão de Nascimento e RG até a Defensoria Pública, na avenida Raul Pires Barbosa, 1503, na Chácara Cachoeira.

As inscrições serão feitas a partir do dia 25 de abril, das 8h às 16h, de segunda a sexta, até 31 de maio.

“Vamos fazer uma triagem. A Certidão de Nascimento, por exemplo, tem de ser nova. Se a pessoa trouxer uma antiga, vamos solicitar segunda via à cidade de origem do documento. Isso leva tempo, então tem de ser feito com antecedência de 60 dias”, explica a defensora.

Informações pelo telefone: 3313 4775 ou 3313 4770 (Samuel).




parabéns à defensoria e a dra. neyla. avante!
 
maria cristina ataide em 22/10/2013 16:39:28
Mossa que maravilha,,,,,, estamos de parabens viva a liberdade , se podemos vota com 16anos , e tantos outros direitos que tambem nao nos agrada...... por que nao o casamento gay? parabens e vamos ser felizzzzz,
obrigada e curtao todos.
 
barbara maria santos em 29/04/2013 20:09:21
È isto ai, más nós temos que fazer valer, alhás o casamento é uma coisa tão especial em nossas vidas é a chave de uma familia.
 
JEFFERSON DIAS em 27/04/2013 10:35:33
~Sou contra o casamento gay, porém a favor da igualdade de direitos; logo, sugiro proibir o casamento hétero.~
 
Jéssica Santana Rocha em 25/04/2013 20:33:01
Só uma palavra: "Amo os extremistas religiosos, mas condeno suas práticas!". A questão é uma só, se você é contra ou a favor, nesta altura do campeonato, meu irmão, sinto muito, mas não faz a menor diferença! Brigue, xingue, discorde, fale o que bem entender e com os fundamentos que quiser utilizar, Bíblia, estudos e etc., a relação homoafetiva sempre existiu, existe, e você vai morrer e ainda assim continuará a existir. E você? Vai fazer o quê? Bom, a partir de agora então só me resta sentar no meu camarote vip, comer minha pipoca e esperar as próximas cenas... kkk
 
Félix Abrão em 25/04/2013 19:33:28
viva mais um direito conquistato para a sociedade. E para aqueles que acham de mais, entao não ache, cuide de sua vida do seu casamento que deve ter vários problemas que com certeza não me importa, cuide da sua casa, das contas e pronto!!
 
Geovana Andrade em 25/04/2013 15:22:48
Uma única pergunta para os contrários: o que muda na vida de vocês os gays casarem? Eles apenas estão regularizando uma situação fática, garantido direitos deles de herança, previdência, etc. Ninguém quer impor nada para os outros, apenas querem viver a vida deles. Casamento gay apenas regulamenta o que já existe, não incentiva homossexualidade. E aos que usam as crianças como desculpa para justificar o próprio preconceito, nenhuma criança se tornará gay por ver outros gays, isso não é comportamento, escolha, isso é do íntimo de cada um. E as crianças apenas aprenderão a viver em um mundo de diferenças e respeitando cada um.
 
Rafael Santos em 25/04/2013 11:29:54
INFELIZMENTE VEJO O COMENTARIO DE OUTROS LEITORES, QUE ACHAM QUE OS HOMOAFETIVOS TEM MENOS DIREITOS! AO CONTRARIO, SAO PESSOAS ESFORÇADAS PARA VENCER A DISCRIMINAÇÃO, TRABALHAR PAGAR SEUS IMPOSTOS E NÃO DEVER NADA A NINGUEM, SÃO MUITO MAIS RESPONSAVEIS QUE ALGUNS CASAIS QUE TEM 8 FILHOS E FICAM PENDURADAS NA ASSISTENCIA DO GOVERNO... TER SEUS DIREITOS MATRIMONIAIS RECONHECIDOS JURIDICAMENTE É DIREITO DE TODO CIDADAO INDEPENDENTE DE SUA OPCAO SEXUAL. ALGUMAS FAMILIAS DISCRIMINAM SEUS FILHOS QUE DEPOIS DE RICOS, VOAM COMO URUBUS NAS HERANÇAS EM CASO DE FALTA DE UM DELES. SE TODOS SÃO IGUAIS SOB A CONSTITUIÇÃO, TODA A UNIAO MATRIMONIAL TAMBEM DEVE SER RECONHECIDA. OS QUE SE INCOMODAM QUE VOLTEM SUAS ORAÇÕES PRA DENTRO DE SUAS IGREJAS E REZEM EM SEU PARTICULAR.
 
Bruno Camargo em 25/04/2013 11:03:05
Posso ser ignorante mais pra mim isso não existe . Quer viver junto , vive mais não fica querendo ibope não ;)
 
Vinícius Mercado Ferreira em 25/04/2013 09:53:48
Primeiro: Parabéns Dra Neyla! SEMPRE lutando pelos direitos das minorias. Quem não sabe o significado disso, devia ser P R O I B I D O de falar qualquer coisa. Por acaso, senhores ignorantes, vocês sabem para que serve uma Defensoria Pública?
Segundo: Quem não sabe nem escrever, devia ter vergonha de deixar sua ridícula e desnecessária opinião nesse site!
Terceiro: Estado LAICO (sem influência da religião) significa alguma coisa pra vocês?
 
Welington Costa em 25/04/2013 09:52:45
TEM QUE LEVAR A CERTIDÃO DE NASCIMENTO!QUEM É O PAI,E QUEM É A MÃE?NÃO TEM SÃO FILHOS DE CHOCADEIRAS!JÁ DIZIA O FINADO TIM MAIA,"SÓ NÃO VALE DANÇAR HOMEM COM HOMEM E NEM MULHER COM MULHER.O RESTO VALE!
 
soniel braga em 25/04/2013 09:52:23
Que esses homens se casem, tenha relacionamentos homossexuais e gerem filhos em seus ventres! Vai..., ué? não tem como? serio? mas não é natural? Acorda!!!
O que fazemos nesta vida, ecoa pela eternidade!!! Que o Senhor nosso Pai tenha misericórdia dessas pessoas.
 
Igor Vieira em 25/04/2013 09:38:00
É um absurdo que juízes e promotores se julguem com a competência de tomar iniciativa em um assunto que no mínimo é bastante polêmico na sociedade. O fato de termos que aceitar determinadas coisas não significa que elas são corretas. Quem decide a orientação que vamos adotar para a nossa educação e a dos nossos filhos?. É a imprensa que nos empurra conceitos e valores diariamente,de forma desmedida, sem direito a resposta ? Isto sim é imposição mais aprimorada que os métodos de Hitler! Senhores defensores, querem agradar a "rede globo"? por que não pedem um plebiscito para que realmente a questão seja colocada conforme a maioria, esta questão está a exigir um debate na opinião pública!
 
Maria Teresa Rojas Palermo em 25/04/2013 09:21:23
Parabéns, isso até me surpreendeu porque Campo Grande é repleta de pessoas machistas e ignorantes. Mas também, graças a Deus, de pessoas que tem bom senso e respeito ao próximo.
 
rosa paim em 25/04/2013 05:53:38
Estamos em que século mesmo??? meu Deus, cada comentário que cheguei achar que estava vivendo na idade da pedra. Ah, olha que naquela época já existia homossexuais, ou seja, sempre existiu,mas muita gente estava bem guardada no armário.
NÃO sou contra ao relacionamento homoafetivo, mas sim, a falta de respeito que muita gente Gay não tem, se agarram em qualquer lugar como forma de agredir o mundo ,isso esta ERRADO.
Na realidade, mal consigo cuidar da minha vida, imagine cuidar e dar pitaco na vida do outro. Agora sou CONTRA a dissimulação, mentiras, CORRUPÇÃO, gânancia, falta de consciência ambiental, etc...isso é prejudicial e leva o outra a distruição.
Ao pessoal que vai casar, sejam FELIZES e respeitem o próximo.
 
Neyde de Oliveira em 24/04/2013 22:10:21
Parabéns, defensoria!
Essa é apenas uma das notícias das ações da defensoria, isso não quer dizer que a defensoria pára aos outros assuntos. Afinal, vivemos em sociedade para um bem comum, isso inclui os gays, religiosos, crianças passando fome, cegos, deficientes, seus filhos, animais e todos os demais. Não diminua os outros, vocês não são melhores que ninguém. Deixa a galera ser feliz e casar em paz, se vocês podem por que eles não poderiam? Nós somos eles, somos seres humanos e acabou. Opção de sexualidade não é conditio sine que non para bom caráter e presta atenção na boa formação do seu próprio caráter.
 
Patricia Álvarez em 24/04/2013 21:25:10
Conservadores e recalcados, reclamem, gritem, esperneie, xinguem ou passem mal de tanto ódio mas isso não impedirá pessoas que se amam de viverem juntas e serem felizes.
Imagino que quem se incomoda tanto com a vida alheia não deve estar muito feliz com sua própria vida.
Sou casada há 2 anos e eu e minha companheira iremos oficializar uma situação que já existe independente do preconceito alheio.
O AMOR SEMPRE EXISTIRÁ INDEPENDENTE DO SEU PRECONCEITO.
 
Leilane Mara em 24/04/2013 21:16:04
Infelismente é um caos o que vivemos hj... sem mais para o momento... indignação total!!! Deus tenha misericordia!!!
 
edson ortega em 24/04/2013 20:47:29
Parabéns à Defensoria Pública é necessário ter um real compromisso com os Direitos Humanos e a cidadania para ficar ao lado desses seres humano para os quais é negado tudo, até o direito de ter uma família formalmente constituída. Os Hitleres de plantão vão barbarizar, mas fiquem firmes nessa luta de direito para todos.
 
ana carolina em 24/04/2013 20:31:55
Trata-se de mais uma das artimanhas do governo e justiça de tirar o fóco na realidade atual nossa, onde filho mata pai, quem rouba e mata tem mais direito que o cidadão honesto, a justiça deveria sim tratar esta porcaria que vemos nos dias de hoje e fazer com que este tipo de informação e atitudes por parte dos nossos governantes tornen-se motivo de orgulho para a sociedade.
 
Pablo Lima em 24/04/2013 20:11:30
Isso já passou dos limites, é todo mundo querendo se aparecer e dar uma de politicamente correto e fazer nome!
Parem com essa falta de ter o que fazer e vão cuidar de coisas que realmente sejam corretas senhores defensores públicos!!!
Tanta coisa precisando se fazer realmente para o bem da coletividade e vcs me vem com essa. Todos nós sabemos que isso não é correto nem normal, afinal de contas se hj existimos, certamente é porque não fomos gerados de dois homens ou de duas mulheres!!!!!
 
luiz humberto em 24/04/2013 20:09:42
Vamos nos levantar Cristãos do Brasil.
A minoria quer estabelecer seu estilo de vida,como se fosse o correto!
 
Róger CRISTÃO em 24/04/2013 19:02:44
O contato de telefone,não sou eu não,hein! Tá lôco!!! Acho isso tudo uma pouca vergonha.Tantas crianças passando fome,familias pobres sem teto,cidadãos presos sem dever a justiça,cidadão desempregados,casais(normais)em separação,crack matando os jovens...e...a DEFENSORIA me vem com essa,ah! É brincadeira.Agora grave bem: O salario do pecado é a morte!!!
 
samuel gomes-campo grande em 24/04/2013 17:56:18
Essa defensoria também heim, era só o que faltava, onde vamos parar, é uma viagem total mesmo, pelo amor dos meus filhinhos. Fui..