ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Depois de 38 anos, fita cassete ainda guarda maior recordação do primeiro filho

Paula Maciulevicius | 11/05/2016 07:10
"Chester querido começou a falar" fita gravada pela mãe tem as falas do filho 38 anos atrás. (Fotos: Arquivo Pessoal)
"Chester querido começou a falar" fita gravada pela mãe tem as falas do filho 38 anos atrás. (Fotos: Arquivo Pessoal)

As lembranças de Maria ficaram eternizadas exatamente como elas eram. Na fita cassete que ela mesma gravou e depois escreveu "Chester querido começou a falar", 38 anos depois ainda estão as primeiras palavras do filho. Numa encenação, o pai conduzia a conversa gravada, pedindo a ele que falasse ao telefone com a mamãe. Era a forma como em casa, as crianças interagiam com a fala.

A gravação ficou esquecida por pelo menos 15 anos, mas veio parar na casa da irmã caçula quando ela pediu a mãe que enviasse algumas fitas de música.

"Era onde a gente gravava, com o som que tinha na época. Eu gravava para ouvir por ouvir e depois até mostrar para eles. É bonitinho ver como eles estão hoje", explica a mãe, Maria Celoni Vincensi, de 58 anos.

Pais de Chester que sempre guardaram memórias.
Pais de Chester que sempre guardaram memórias.

A saudade veio de Maracaju, onde a família se criou. Mãe de três filhos, era frequente vê-la no passado com o som ligado ou quando a filmadora chegou, grudada na câmera.

"Meu filho hoje vai fazer 39 anos... Essa fita, ela foi gravada em cima de um jogo de futebol, era o que tinha em casa, usada mesmo", descreve.

Maria tem todas as gravações guardadas. Chester é o mais velho de casa e mais tarde, a mãe comparava o desenvolvimento dos três. E agora, sente ainda mais saudade. "É muito gostoso isso, dá vontade de voltar no tempo, querer que eles sejam pequenininhos de novo".

A irmã anunciou o achado para a família toda. Inclusive Chester. "Eu nem sabia que isso existia ainda, eu tinha ouvido uma vez, uns 15 anos atrás", conta o caminhoneiro Chester Vincensi, de 38 anos.

De cada filho tem um pouquinho da saudade materializada.
De cada filho tem um pouquinho da saudade materializada.

Ouvir a versão de si mesmo no passado é um tanto estranho ao rapaz que hoje tem filhos maiores do que aquele pequenino balbuciando as primeiras palavras.

"Sou eu... É meio estranho, porque você não se imagina voltando aquela época, mas também é gostoso de ouvir", narra. A primeira lembrança que tem da infância vem da égua que tinha na cidade e que ia montado para as aulas de violão.

"Hoje com a modernidade ficou fácil, celular grava bastante coisa. Mas em fita? Meus filhos nem conhecem o que é isso", diz Chester. Os meninos de 11 e 6 anos vão conhecer quando o pai voltar para a casa, junto das fitas.

Curta o Lado B no Facebook.

Chester hoje ao lado da família.
Chester hoje ao lado da família.
Nos siga no Google Notícias