ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Desconhecido para os netos, avó conta em livro a vida de famoso médico da cidade

Paula Maciulevicius | 11/03/2015 06:12
Na mesma cadeira em que o marido sentava, ela escreveu por anos a história de vida de Günter Hans. (Foto: Alcides Neto)
Na mesma cadeira em que o marido sentava, ela escreveu por anos a história de vida de Günter Hans. (Foto: Alcides Neto)

Da rosa recebida toda sexta-feira, ao último suspiro. Por anos, depois daquele sábado de dezembro de 1991, a cadeira da ponta da mesa da sala, ocupada pelo marido para ler, estudar e planejar aulas, foi tomada pelas lembranças de 38 anos de união. Tempo que foi curto para viver um amor tão grande, mas suficiente para a realização de tantos feitios.

Aos 80 anos completados mês passado, a senhora desta história lançou o livro. São 214 páginas que contam desde o primeiro dia até as últimas horas dos dois juntos e relata nas palavras de quem dividiu com o marido o trabalho missionário em Campo Grande, a dedicação do médico alemão Günter Hans à frente do Hospital do Pênfigo, à época especializado no tratamento da doença de pele conhecida como "fogo selvagem" e depois do São Julião, destinado a pacientes com hanseníase.

Dona Lygia Hans é uma alta e magra senhora elegante. Carrega a bondade nos olhos e um amor na fala. A admiração ao “paizinho” como carinhosamente o chamava, lhe rendeu o apelido de “anjinho” por parte dele.

Aos 80 anos, filhos fizeram o lançamento do livro de surpresa. (Foto: Alcides Neto)
Aos 80 anos, filhos fizeram o lançamento do livro de surpresa. (Foto: Alcides Neto)

“Não sou escritora e jamais planejei atrever-me a tanto”. É assim que ela introduz no livro e na fala, a história “Günter Hans – Um verdadeiro médico missionário”. A companhia dos netos, que sempre foi um consolo diante da tristeza, foi o que lhe inspirou e deu forças para lembrar tudo de novo. “Seria um grande egoísmo não deixá-los saber quem foi o avô”, justifica.

As crianças passavam o dia do sábado a perguntar se o vovô gostava de viajar, se gostava de futebol, se era assim... As preferências do avô ficavam restritas à imaginação infantil. Quando Dr. Günter se foi, o neto mais velho tinha só 5 anos. A curiosidade em saber quem era o homem das fotos e que dava nome à avenida, foi o que moveu a caneta no papel por tantos anos.

“Quando eles perguntavam, eu passava a contar um pouquinho. Mas contar? Quando posso escrever e eles terem uma lembrança? Um conhecimento do avô? Levei muito tempo para terminar, porque tudo aquilo que passei voltava e eu caía numa depressão”, descreve Lygia.

Foram 12 anos de rascunho engavetado e mais quatro até ser digitado por completo. Quando disse que tinha terminado um livro aos filhos, eles acharam por bem “lança-lo”, de surpresa, em comemoração aos 80 anos de vida da autora. Os escritos não se resumiram aos netos que agora já adultos entendem mais sobre a figura que tanto despertou curiosidade na infância.

Registro do casamento de Lygia e Günter, ainda em Curitiba.
Registro do casamento de Lygia e Günter, ainda em Curitiba.

“Não achei que fosse ficar um livro assim. Eu não tenho orgulho do que eu fiz, é uma coisa muito simples, mas me realizei”, diz.

A história parte do ano de 1949, ainda em Curitiba, quando Günter pediu para acompanha-la da igreja até sua casa. “Decidi então escrever a história desde o primeiro dia em que o conheci, até o último de sua vida”, apresenta. À época, Günter era estudante de Filosofia, depois que ingressou na Faculdade de Medicina, por vontade própria e também para cumprir com a promessa feita pela mãe.

Alemão, ainda na cidade natal, aos 5 anos, ele foi acometido de febre reumática, fruto de uma forte amigdalite. O estrago foi grande e deixou sequelas em seu coraçãozinho. “Diante de tanto sofrimento, a mãe fez a promessa de que se Deus o livrasse da doença, ela faria tudo o que pudesse para tornar o filho um médico missionário”, explica Lygia.

Em 1955, dois anos antes de completar o curso, Günter recebeu o chamado para cumprir sua missão, ser médico missionário em Campo Grande, no então Estado de Mato Grosso. Foi entre o final de 1959 e início de 1960, que ele chegou aqui, com a família para transformar o hospital do Pênfigo e mudar a vida de tantos pacientes.

“A área do hospital era grande, porém sem nenhuma benfeitoria”, descreve Lygia nas páginas. Coube ao casal deixar o legado de uma estrutura digna de ser chamada de hospital, não só pelos aparelhos, como também pelo verde que até hoje circunda o Pênfigo.

O hospital foram as pupilas de Günter Hans, especializado no tratamento do pênfigo.
O hospital foram as pupilas de Günter Hans, especializado no tratamento do pênfigo.

O hospital foram as pupilas de Günter Hans. Através de campanhas e de uma verba que ele conseguiu que viesse da Alemanha, do barracão, surgiram as alas, uma capela, uma escola e até um centro de pesquisa.

Em 1973, a doença que o destino fez com que se tornasse médico sinalizou as consequências que trazia. O coração pediu pausa. Foram dezenas de idas à Beneficência Portuguesa, em São Paulo e várias cirurgias. Numa das voltas, o médico, segundo conta o livro foi deposto do cargo no hospital que ajudou a erguer. Mas ao fechar dessa porta, se abriu uma janela para o São Julião, onde à convite da Irmã Silvia, o médico atuou até a aposentadoria “forçada”. O coração não perdoou e em dezembro de 1991, o médico partiu.

“Ele pegou na minha mão e disse: peço que se cuide, principalmente a saúde e permaneça em nosso apartamento onde fomos tão felizes depois de tanta luta. Quero te dizer que sou um homem realizado. Obrigado anjinho...” repete as palavras do marido.

Livro é um convite a quem quer conhecer um pouco do avô, do médico e do marido. (Foto: Alcides Neto)
Livro é um convite a quem quer conhecer um pouco do avô, do médico e do marido. (Foto: Alcides Neto)

“Logo mais senti um aperto mais forte, dentro da pouca energia que lhe restava, e imaginei que aquele aperto fosse um agradecimento, como era seu costume. Em seguida ele solou a minha mão, e percebi que, naquele momento, havia chegado o fim do meu herói... Amanhecendo o sábado do dia 14 de dezembro de 1991”.

Dona Lygia nos conta que sempre admirou o esposo nas atitudes, no proceder, na administração do hospital. “Ele era um homem de palavra, um grande médico que ele foi. Aqui eu derramei muitas lágrimas e me alegrei um pouco também”, narra quando volta a se sentar na cadeira que sempre foi dele.

O livro que é um convite a quem quer conhecer um pouco do avô, do médico e do marido, está à venda no Restaurante Múltiplus e também no consultório do filho dermatologista Günter Hans. O valor será todo revertido ao Lar das Meninas Lygia Hans, sustentado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, ao qual a família faz parte.

“Quando o caixão baixou à sepultura deu-me um aperto no peito e senti que acabava naquele instante uma feliz e abençoada união de 38 anos. E assim já se passaram 23 anos de saudades”, diz o livro ao chegar ao fim.

"Quando o caixão baixou à sepultura deu-me um aperto no peito e senti que acabava naquele instante uma feliz e abençoada união... "(Foto: Alcides Neto)
"Quando o caixão baixou à sepultura deu-me um aperto no peito e senti que acabava naquele instante uma feliz e abençoada união... "(Foto: Alcides Neto)
Nos siga no Google Notícias