ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Dos tempos de Rádio aos salões modernos, Baile do Rubi volta à ativa

Paula Maciulevicius | 17/08/2015 06:47
Baile coloca glamour da profissão na pista de dança. (Foto: Wandir Filiú/Assessoria OAB)
Baile coloca glamour da profissão na pista de dança. (Foto: Wandir Filiú/Assessoria OAB)

Há dois anos ele não era mais realizado. O Baile do Rubi, comemoração dos advogados pela data do dia 11 de agosto, reúne quem se lembra das festas mais antigas, até quem está nos primeiros passos da dança. O baile tem pelo menos 30 anos de história em Campo Grande, sempre foi realizado pela Associação dos Advogados.

Nos últimos anos, antes da interrupção, quem tomou à frente na promoção foi a Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul. Mas o de agora, quem assina é a própria OAB.

"Resolvemos este ano resgatar pela instituição Ordem. É uma forma de fazer a confraternização diferente, em que os advogados podem se encontrar e harmonizar socialmente, buscando essa tradição histórica", conta o presidente da OAB, Julio Cesar Rodrigues. 

Presidente da OAB na abertura. (Foto: Wandir Filiú/Assessoria OAB)
Presidente da OAB na abertura. (Foto: Wandir Filiú/Assessoria OAB)

Por vezes, o local foi o Rádio Clube, campo ou cidade, Estoril até a chegada dos salões mais novos, como Ondara e Golden Class, o último a ser palco da festa nesse sábado que passou. Entre os convidados, não estão só advogados, tem muita gente que participou e até hoje vai às festas.

"É num contexto diferente que a gente convida, não só os advogados, mas também outros profissionais, por ser o Baile do Rubi muito importante, outros operadores do Direito também participam ativamente desse baile", reforça o presidente.

O nome tem relação com a pedra símbolo do Direito, o rubi. E carrega para o salão o mesmo glamour e brilho da pedra em joias, vestidos longos e ternos.

Simone diz que baile fez e ainda faz história. (Foto: Divulgação/Assessoria CAAMS)
Simone diz que baile fez e ainda faz história. (Foto: Divulgação/Assessoria CAAMS)

"Sempre teve o glamour dos bailes de gala, vai só mudando a forma de se fazer. Banda, DJ, a finalidade dele é de comemorar o mês do advogado e a gente acaba confraternizando, reunindo os mais novos e os mais antigos na profissão", descreve a advogada Simone Ferreira Leal, tesoureira da CAAMS (Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul).

Um dos mais antigos organizadores da festa, o advogado Renato Corrêa, fala que o momento é de por o glamour da profissão no centro das comemorações. "Sempre foi muito chique. Era no Rádio Clube Cidade ou no Campo, que na época eram os maiores", recorda.

A frequência com que eram sediados os bailes do Rádio até se confundem com a própria história do clube. Para Renato e os demais advogados, o momento é de festa e poder conviver com colegas sem discutir o que diariamente é pauta.

"É conviver de forma saudável e lembrar que o Direito é uma das profissões mais bonitas do mundo. O advogado é indispensável ao Estado de Direito, ele atua defendendo o seu patrimônio, a sua vida particular, defendendo tudo".

Baile respeita tradições de 30 anos. (Foto: Wandir Filiú/Assessoria OAB)
Baile respeita tradições de 30 anos. (Foto: Wandir Filiú/Assessoria OAB)
Nos siga no Google Notícias