A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

30/07/2013 06:42

Em plena Capital, continua o costume do interior de fechar o comércio no almoço

Anny Malagolini
Serviço da eletrônica pausa ao meio-dia e só retorna às 15 horas. (Foto: Anny Malagolini)Serviço da eletrônica pausa ao meio-dia e só retorna às 15 horas. (Foto: Anny Malagolini)

Em clima de cidade de interior, quem usa o horário do almoço para resolver problemas da casa ou comprar alguma coisa, no bairro Tijuca, zona sul da Capital, se depara com portas fechadas nos comércios.

Veja Mais
Datilografado, pedido de casamento revelou primo apaixonado em 1980
Super-heroi, Pedro precisa de ajuda para continuar salvando a alegria da família

A partir das 11 horas, é difícil encontrar uma loja aberta na região, para o desespero dos moradores, que tem que esperar a volta do almoço dos comerciantes. No bairro, o cliente nem sempre tem a preferência, mas por ser distante do Centro, o jeito que a vizinhança encontra é esperar.

Quem quiser comprar uma água, por exemplo, só depois das 14 horas, horário em que a maioria dos comerciantes voltam a trabalhar. Maria Rita Santana, de 43 anos, só queria consertar a janela do quarto, mas teve que ligar no trabalho para avisar o atraso. "Como que o comerciante não quer atender? Parece até brincadeira", conta indignada.

A desculpa para alguns é o “descanso”. Proprietário de uma vidraçaria na rua Conde de Boa Vista, Barwin Tavares Rodrigues, de 23 anos, conta que a partir das 11 horas, o atendimento é encerrado e só retorna às 13 horas. “Nesse período os funcionários descansam e almoçam, mas se baterem na porta atendemos”, explica.

Vidraçaria atende na hora do almoço conforme o desespero do cliente. (Foto: Anny Malagolini)Vidraçaria atende na hora do almoço conforme o desespero do cliente. (Foto: Anny Malagolini)

Perto dali, na eletrônica do Aparecido Domingo Freitas, 51 anos, nem se bater na porta, o cliente vai ser atendido no horário do almoço, que tem duração de três horas. Mesmo morando nos fundos da loja, ele explica que não é má vontade, e sim falta de tempo.

“É o único horário que tenho para ir ao Centro da cidade comprar as peças. Cliente até liga atrás de mim, mas não adianta e também tenho que almoçar, não é?”.

Segundo ele, a reclamação é comum entre a clientela, mas seo Aparecido deixa bem claro. “Clientes reclamam, mas eu se eu não fechar não consigo arrumar nada, então perco clientela de qualquer jeito”.

As três horas de almoço do técnico são para comprar as peças para os consertos. (Foto: Marcos Ermínio)As três horas de almoço do técnico são para comprar as peças para os consertos. (Foto: Marcos Ermínio)



Isso é típico de cidade subdesenvolvida que pertence o um estado subdesenvolvido e a um país eternamente emergente. Para se ter uma ideia, em cidades como Nova York, alguns comércios ficam abertos 24 horas por dia, só que lá é outro planeta, têm policiamento, justiça eficiente, polícia lá é respeitada, entidades de direitos humanos não mandam tanto assim e o mais importante: o povo é trabalhador, nada de soneca depois do almoço, o país lá é desenvolvido porque o povo põe a mão na massa de verdade.
 
Jorge Souza em 30/07/2013 22:39:22
Concordo que todos precisam se alimentar e descansar. Mas quando procuro algum comércio e está fechado na hora do almoço, colaboro com o descanso do comerciante, não volto mais e vou comprar em outro que esteja descansado.
 
José Marqueis em 30/07/2013 22:18:14
Meu nome é Renato e me mudei a 2 semanas para Campo Grande, minha antiga cidade Cassilândia possui quase 17 mil habitantes na zona urbana e lá todos os comércios permanecem abertos na hora do almoço, as pessoas moram perto de tudo e não precisam correr pra comer. Acredito que este costume de fechar na hora do almoço não é coisa de interior não, porque todas as cidades pequenas ao redor da minha também permanecem com os comércios abertos na hora do almoço. No entanto, quando viajei para a cidade de Belem do Para lá percebi que todos os comércios fecham na hora do almoço , achei o costume estranho e perguntei para meu primo que também é comerciante naquela cidade e ele me disse que fecha para evitar assaltos, porque na hora do almoço o movimento cai e quem costuma aparecer são os bandidos.
 
Renato Lustosa em 30/07/2013 19:48:41
Moro no interior, Paranaíba-MS e aqui o comércio é aberto o dia inteiro, já em Agua Clara-MS o comércio fecha, nem farmácia fica aberta, achei um absurdo!
 
Brígida E. Barros em 30/07/2013 19:22:59
Horário de almoço é horário de almoço !!! Sempre foi assim. Quem pensa que está errado está muito enganado , será que se vc tiver um comércio um dia vai ficar sem comer ??? Está certo mesmo, apoio os Comerciantes !!! Tem gente que acha que a vida da gente é uma bagunça, que é só ganhar dinheiro e no fim das contas só se mata e continua pobre do mesmo jeito, se vc é assim se conforme que a nossa vida é preciosa demais para ser surrada por esfomeação !!!
 
Alexandre Camargo em 30/07/2013 18:56:38
Vamos começar pelos banco então.....só abre 11:00 horas e ai vamos reclamar.....comerciante também come, tem família e não pode fazer trabalho escravo lei do trabalhador...nem empregada domestica pode lavar o garfo que come na hora do almoço....tem que mudar muita coisa minha gente....acorda para as nossas LEIS..
 
vera carvalho em 30/07/2013 18:47:50
ainda bem que os restaurantes permanecem abertos já parou e pensou se por ventura estes também fechassem na hora do almoço seria o fim da picada !!!!!!!!
 
joão romero em 30/07/2013 17:46:27
Por isso que essa cidade não vai pra frente, maldita cultura de interior...ACOORDA CAMPO GRANDE !
 
Felipe Benites em 30/07/2013 17:41:25
Não é só nos bairros, em pleno centro de Cidade, alguns cartórios fecham na hora do almoço isso é um absurdo....
 
Bruno de Oliveira Menezes em 30/07/2013 16:38:48
e tem comércio no centro q não funciona domingo à noite se precisar tem q ir mais longe e de carro é ridículo. mas ainda prefiro morar aqui é mais seguro rsrsrsrs
 
grasiele katy fracaro em 30/07/2013 16:28:25
tenho comercio na souto maior no TIJUCA trabalha eu e minha muher abrimos as portas as 7:30 hs e fechamos somente as 18:00. tenha movimento ou nao. Isso faz a diferença.
 
antonio azevedo em 30/07/2013 13:43:11
Pôxa, dá uma chance: é claro que eles(os comerciantes) não vão dizer isso para todo mundo, mas, já me disseram que é no horário de almoço que costuma dar mais assalto. Vai ficar aberto para quê?
Não é costume de interior...
 
Angélica Nunes Dourado em 30/07/2013 13:02:04
Tirar uma soneca depois do almoço, só faz bem a saúde e combate o stress.
Trabalhar 24 h por dia é coisa pra doido, fanático e esganado por dinheiro.
Quem tem hora certa para trabalhar e descançar, tem qualidade de vida, se relaciona melhor com as pessoas, vive mais. Sobra tempo para conversar com Deus.

 
jose carlos de lima em 30/07/2013 11:09:21
tá certo, se o movimento no almoço não compensa tem mais que fechar e almoçar sossegado, assiste uma TV e as vezes até tira uma sonequinha, isso é vida, chega desse povo que fica estressado parecendo um chuaua nervoso o dia todo, nós temos que curtir o trabalho.
 
MAXIMILIANO RODRIGO ANTONIO NAHAS em 30/07/2013 10:21:53
Do mesmo jeito que vocês trabalham o dia todo e tem o horário de almoço disponível, eles também tem o direito de ter o deles... A maioria das pessoas, quando em horário de almoço não quer saber de atender cliente, ficar em escritório ou fazer atributos relacionado ao serviço, pois é a "hora do descanso", não é só porque trabalham por conta que devem ficar o tempo todo a disposição tbm...
 
Emily Silva em 30/07/2013 09:54:06
Que bom se o Brasil inteiro fosse assim hein, isso significa mais qualidade de vida para os comerciantes e também para as pessoas do bairro que assim podem almoçar com mais tranquilidade porque sabem que o comercio esta fechado.
 
Antonio Carlos em 30/07/2013 08:31:34
No Conjunto União é assim também, os comerciantes tem sim que almoçar mas o cliente também trabalha e só tem a hora do almoço. e aí? como fica?
 
Jescii Ribeiro em 30/07/2013 08:20:14
Nossa eu acho isso o fim da picada.....esse costume de fechar as portas em horário de almoço.....isso precisa acabar...estamos no seculo 21 com costumes de seculos atrás....