A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

13/11/2013 06:44

Em tarde de ônibus lotado, dupla surpreende com canções de Luiz Gonzaga

Ângela Kempfer e Kleber Clajus
O casal canta para viajar o mundo falando sobre a água.O casal canta para viajar o mundo falando sobre a água.

Em mais uma tarde de ônibus lotado, de repente uma dupla consegue lugar na multidão para lembrar Luiz Gonzaga. É a boa surpresa da tarde, porque além de cantar bem, o repertório é conhecido e animado.

Veja Mais
Despedida dominou a web na semana em que todo mundo coloriu de verde o coração
Datilografado, pedido de casamento revelou primo apaixonado em 1980

Quem estava entregue ao cansaço, entra na cantoria para engrossar o coro e a viagem vira festa. Dentre as coisas estranhas que podem acontecer no transporte coletivo, a história dos músicos parece surreal, difícil de acreditar.

Os dois chegam e ela anuncia: “Vamos cantar para lembrar o quanto é bom cuidar da água”. A explicação vem só na conversa com o repórter.

Ana Paula Barreiros, de 31 anos, é de Salvador e resolveu mudar de vida depois de conhecer o sertão e ver de perto o quanto é difícil sobreviver sem chuva.

Ela colocou a mochila nas costas, o pé na estrada, e há 1 ano e 2 meses viaja pela América Latina cantando Luiz Gonzaga e “pregando” contra o desperdício de água. “Hoje só converso com a família pelo Facebook. Minha mãe ficou em Salvador, rezando por mim”, conta.

Lá pelas tantas, em um Centro Cultural do Equador, ela diz que conheceu o peruano Jhonatan Ocampo, 28 anos. Os dois passaram a namorar e viajar juntos.

Ele era mágico e malabarista, desses artistas de rua que pedem aqui, para sobreviver ali, e assim vão correndo o mundo. Saiu por aí com outros dois amigos, um artista de rua e outro “mestre” da meditação. “Mas a gente se perdeu na selva do Peru”, diz, como se fosse algo corriqueiro.

Agora, o rapaz toca pandeiro ao lado de Ana Paula, que canta ao som do “cuatro venezuelano”, instrumento folclórico que comprou na Colômbia.

Os dois conseguem conhecer novas culturas e também viver com o básico. Jhonatan ainda ajuda a filha de 7 anos que deixou no Peru, com 150 dólares por mês.

Ana Paula no ônibus lotado.Ana Paula no ônibus lotado.

Os dois são vegetarianos, cozinham a própria refeição e se hospedaram na “Casa do Artista”, um imóvel onde se cobra valores mais baixos para artistas de rua que passam por Campo Grande.

Eles entraram em Mato Grosso do Sul na fronteira da Bolívia com Corumbá. “Chegamos com R$ 20,00, mas conseguimos R$ 200,00 cantando nos restaurantes e daí compramos as passagens de ônibus”, detalha Ana Paula.

O destino agora é novamente Salvador. Ana quer passar o Natal com a família na Bahia e apresentar o namorado à mãe. Os dois economizam para viajar de avião, por um motivo prático. “Sairia mais caro ir pegando ônibus”.

No futuro, a viagem será para o Ceará, onde o casal pretende conhecer famílias tradicionais de palhaços. Antes, Ana ainda quer voltar para a comunidade quilombola no sertão da Bahia, local que serviu de largada para a aventura pela América. “Quero cantar e ver se chove”, justifica.

O dinheiro para tantas idas e vindas surge na camaradagem, mas também pela vontade de retribuir à boa música.

Ao fim da apresentação no ônibus, a dupla pede: “Quem não tem moeda dá um sorriso, quem não tem dente dá um abraço”. Mas até mesmo quem sorri ou abraça, faz questão de colaborar.

“Dei 2 reais e se tivesse mais também daria”, elogia Adriele da Silva, de 19 anos. A dona de casa Elisa Domingues, 59 anos, não tinha moedas, mas garante que também gostou e colaborou. “Ajudei com a benção de Deus”.




Agradecemos o apoio de Ângela Kempfer e Kleber Clajus por divulgar nosso trabalho aqui no Campo Grande news , é muito importante que se difunda essa ideia sobre a consciencia com a agua e que agradeçamos a Deus pelo que ele nós dá. O homem ja destruiu muito a natureza mas estamos num tempo de retomar a consciencia sobre o amor a tudo e a todos e o cuidado faz parte do amor!!! estamos iniciando este projeto de arte consciencia com este espetaculo " sertão magico" e esperamos cada dia poder expressar melhor e entender melhor oque queremos com isso, tecnicamente e conscientimente sobre a ideia! Gratos Ana e Jhonatan
 
Ana Paula Barreiros em 19/11/2013 11:04:47
Conheco essa figura que é Paulinha, admiro sua forma de viver e espalhar alegria por onde passa, Deus há de continuar brilhando seus caminhos.
Beijos.
 
Mônica Suely Vieira em 17/11/2013 10:56:59
Conheço essa figura brilhante que é Paulinha, admiro muito sua maneira de viver e de espalhar alegria por todo canto que passa. Deus há de continuar dando sempre luz na sua vida.
Beijos.
 
Mônica Suely Vieira em 17/11/2013 10:53:59
Valeu Paulinha, estamos torcendo por você e fico gratificada em saber que esteve em minha Paulo Afonso/BA. FELICIDADES e que DEUS os proteja!
 
Ruth Leal em 16/11/2013 19:27:39
Não tinha como deixar de comentar essa reportagem, me enche de orgulho, ver essa moça.
Minha prima. Eu vi de perto a minha prima se tornar esse ser humano que consegue olhocar um sorriso no rosto de qualquer pessoa. e um brilho nos meus olhos.
 
Marjorie dos Anjos em 16/11/2013 15:17:49
i coube eles ainda ? (...)
 
Jefferson Dias em 13/11/2013 13:39:04
Cantar era buscar o caminho
Que vai dar no sol
Tenho comigo as lembranças do que eu era
Para cantar nada era longe tudo tão bom
Até a estrada de terra na boléia de caminhão
Era assim
 
regina caseiro em 13/11/2013 10:59:55
SE FOI ASSIM....ASSIM SERÁ.... TODO ARTISTA TEM QUE IR ONDE O POVO ESTÁ.....
Lindo demais, parabéns e que Deus os acompanhe.
 
Suzi da Costa em 13/11/2013 10:57:01
Não ando de ônibus, mas tenho certeza que foi uma grande alegria dos passageiros presentes á cantoria da Ana Paula acompanhada pelo Jhonatan.
Num mundo de hoje em que muito de fala em tragédias, roubos, assassinatos, e outras coisas negativas, felizmente ainda existem pessoas que distribuem alegria aos outros.
Parabéns ao Campo Grande News pela matéria.
Meus sinceros aplausos para a dupla.
 
VALDIR VILLA NOVA em 13/11/2013 10:50:59
Bela iniciativa!!!!
Parabéns!!!
 
rosana alves em 13/11/2013 08:03:44
Linda história!
Eu, assim como boa parte das pessoas que estão lendo, gostaria de ter coragem e desprendimento para ao menos uma vez na vida fazer o que esses dois fazem todos os dias.
Parabéns!
 
Guaraci Mendes em 13/11/2013 07:36:20
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.