A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

18/11/2013 06:34

Exercícios certos podem devolver a barriga de antes do parto às novas mamães

Paula Maciulevicius
Abdominal com isometria: dobra as duas pernas, aperta a barriga e solta. Faz o exercício sem entrelaçar os dedos e subir, explica fisioterapeuta.Abdominal com isometria: dobra as duas pernas, aperta a barriga e solta. Faz o exercício sem entrelaçar os dedos e subir, explica fisioterapeuta.

Cautela e cuidado são os princípios básicos para as mamães que querem voltar ao corpo de antes no pós-parto. Quem fez exercícios durante a gestação, pode manter um ritmo mais acelerado do que as mamães sedentárias, mas toda e qualquer atividade física deve ser monitorada por especialistas.

Veja Mais
Aos 56 anos, Márcia é parceira do filho do tênis de LED ao Pokémon Go
Papai é a estrela, mas Mamãe Noel pode fazer toda diferença no Natal

Pensando em ajudar as mulheres a voltar ao que eram, o Lado B procurou especialistas em exercícios pós-parto. Em Campo Grande, o serviço é oferecido em clínicas de fisioterapia obstétrica, muitas vezes acompanhados de Pilates.

Giselle Venciguerra Fernandes, de 33 anos, é fisioterapeuta obstétrica e doula e hoje pratica o que ensina às pacientes. Depois de uma cesariana, a primeira filha está com três meses e só agora que ela voltou aos treinos mais puxados.

O primeiro passo para o exercício vai de acordo com o parto. Se foi normal, o período pode levar de 15 a 20 dias, já no caso de cesariana, são de 40 a 60 dias para voltar à atividade física.

“Eu estou fazendo atividade desde os 45 dias, mas com restrições de exercícios abdominais. Agora com 90 dias é que entrei para o treino puxado”, conta.

Esteticamente, ela explica que tudo vai depender do quanto a paciente engordou nos nove meses. “O abdômen vai voltar em até 6 meses ou 1 ano. O que ajuda muito é amamentação, isso faz perder peso e o útero voltar ao que era antes”, reforça.

Quando a primeira filha completou 3 meses, Giselle voltou aos exercícios mais puxados.Quando a primeira filha completou 3 meses, Giselle voltou aos exercícios mais puxados.

Pela amamentação e a combinação de exercícios, Giselle já emagreceu 10 quilos, dois a mais do que ganhou durante a gestação.

Os exercícios que ensina no consultório são chamados de treino funcional e pilates pós-parto. Atividades que não sobrecarregam as mamãe e trabalham mais com a respiração.

“Tem a isometria de abdominais com respiração profunda, que é a contração sem fazer o movimento. Você dobra as duas pernas, aperta a barriga e solta. Faz o exercício sem entrelaçar os dedos e subir”, ensina.

O que pode ser feito 15 dias após o parto é o exercício de períneo, não importa se foi normal ou cesariana, a fisioterapeuta obstétrica Beatriz Guardiano Passarelli Barros, explica que a atividade fortalece a musculatura em volta da vagina.

“Segura o xixi e relaxa, força como se você tivesse apertada. Isso ajuda os órgãos a voltar ao normal”, exemplifica.

Ela enfatiza o tempo a ser respeitado em cada tipo de parte e que o importante é não forçar nos exercícios musculares, podendo desencadear a produção de ácido lático, que pode interferir no gosto do leite.

Nos exercícios de abdominal, a fisioterapeuta explica que existem três, o primeiro indicado ao pós-parto é o transverso abdômen, em que se faz a contração sem fazer o movimento de tronco.
“Respira, sempre forçando a expiração. Fortalece o abdômen ao fazer a contração, do umbigo para trás, puxando em direção as costelas”, fala.

Em casa, além do exercício de períneo, as mamães podem fazer o exercício acima, deitadas na mesma posição de uma abdominal, mas sem levantar o tronco e também a ponte, o exercício básico do Pilates. “Deita de barriga pra cima, levanta o quadril e volta”.

Os exercícios pós-parto podem ser feitos de duas a três vezes por semana. Em Campo Grande, a média de custo é de R$ 200 mensais e podem ser encontrados no Consultório de Fisioterapia Obstétrica e Doula, na rua Luís Dódero, 28, sala 4, Jardim São Bento, telefone de contato é o 9206-8287 e no Estúdio Pilates Michelle Ferreira, na rua Rodolfo José Pinho, 203 - 3028-5990.

Isometria com sustentação do corpo, também indicado às mamães que fizeram cesariana recentemente.Isometria com sustentação do corpo, também indicado às mamães que fizeram cesariana recentemente.



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.