ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Famosa em todo MS, família Nantes comemora com 4 gerações reunidas

Mariana Lopes e Vinícius Squinelo | 20/10/2013 13:32
Festança vai de bebê de 8 meses a dona Baldina, de 95 anos (foto: Cleber Gellio)
Festança vai de bebê de 8 meses a dona Baldina, de 95 anos (foto: Cleber Gellio)

A família é grande e famosa em todo o Mato Grosso do Sul. Dizem, inclusive, que quem tem sangue de Nantes correndo nas veias é parente, independente de onde venha. E neste domingo (20), o dia é de reunir todas as gerações. Na 10ª edição da festa, que é realizada a cada dois anos, veio gente de Rondônia, São Paulo e até da cidade boliviana Santa Cruz de La Sierra.

O encontro, que já virou tradição na família, é realizado no clube Estoril, e a estimativa é de que aproximadamente 1,4 mil pessoas marquem presença no evento. A festa começou cedo, às 7h, com café da manhã farto e comida típica, como o arroz carreteiro.

Gerações - Na quarta geração dos Nantes, a mais velha da festa é a dona Balbina Nantes Yuli, de 95 anos. Ela estava com o herdeiro mais novo da família, o bisneto Arthur Henrique, de apenas 8 meses de vida. O sorriso dela estampava a alegria em ver filhos, netos, sobrinhos reunidos em um dia de comemoração.

"Queria ver a minha família assim, reunida, estou com o coração feliz", comenta a matriarca dos Nantes Yuli, que já participou de cinco encontros.

A festança é organizada pela Afam (Associação da Família Nantes), criada em 2008 especialmente para cuidar dos eventos familiares. “Foram seis meses para organizar a festa de hoje, como a família é muito grande, o intuito é reunir pra todo mundo se conhecer, já que quem é Nantes é parente”, brinca Ana Beatriz, presidente da associação.

Além do café da manhã com carreteiro, a festa é seguida de um churrasco no almoço e mesas de doce caseiro, todos feitos pela própria família. A festança segue até às 19h, e conta com show dos grupos Revoada Pantaneira, Chamamé do Zezinho Nantes e Bailão do Trem Bão.

Encontro reuniu 1,4 mil pessoas, todas com sobrenome Nantes ou "agregados" (foto: Cleber Gellio)
Encontro reuniu 1,4 mil pessoas, todas com sobrenome Nantes ou "agregados" (foto: Cleber Gellio)
Responsável pelo churrasco, Jorge conta o segredo da linguiça Nantes (foto: Cleber Gellio)
Responsável pelo churrasco, Jorge conta o segredo da linguiça Nantes (foto: Cleber Gellio)

Preparação – Responsável pelo churrasco, Jorge Luiz Alves Rosa não tem Nantes no nome, mas casou com uma esposa que tem. Com o matrimônio, ele assumiu ser “agregado” dos Nantes e já virou o chefe do churrasco familiar.

“Cheguei 2h40 da manhã pra preparar a carne, e comecei a assar 3h40”, comentou Jorge, que comanda a churrasqueira pela terceira vez na Festa dos Nantes.

Para alimentar as 1,4 mil pessoas presentes na festança, Jorge trabalha com 400 kg de carne e mais 200 kg de linguiça. “E essa é especial, é uma linguiça especial da Família Nantes, feita com pimenta bodinho”, comentou.

Homenagem – O governador André Puccinelli (PMDB) fez parte da festança, onde foi homenageado pela família Nantes.

“As famílias cultivam seus ascendentes e descendentes, me sinto envaidecido e agradecido pela homenagem que recebi da família Nantes”, discursou o governador.

Segundo a Afam, a homenagem ao governador foi feita pela proximidade de Puccinelli com a família, além dele ser a maior autoridade regional.

Nos siga no Google Notícias