ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Feirona terá encenação da Paixão de Cristo para reforçar movimento na Páscoa

Elverson Cardozo | 16/04/2014 06:36
Encenação roda o País desde 2007.
Encenação roda o País desde 2007.

Com 15 músicas no repertório, figurinos de época e um grande palco, pelo menos 100 jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Campo Grande, vão reproduzir a via-crúcis, nesta quinta-feira (17), às 19h30, durante o musical “A paixão de Cristo”, que será encenado, de graça, na Feira Central. O ensaio começou há 1 ano.

A montagem, que existe desde 2007 e tem o nome original de “O Encontro”, foi idealizada pela regente e pianista, membro da igreja, Ester Leal. A mulher, que assina a direção geral da produção, já levou o mesmo espetáculo para várias cidades do Brasil e, inclusive, para o exterior, em países como Estados Unidos, Peru e África. São 53 exibições em 7 anos de estrada. A trajetória começou em Brasília (DF), cidade de estreia.

Em Campo Grande, a peça já foi apresentada duas vezes: uma em evento fechado, no Grand Park Hotel, e a outra no Teatro Glauce Rocha. Na semana passada, foi exibida no interior, em uma praça pública de Nova Alvorada do Sul e emocionou cerca de 1 mil pessoas.

Em Campo Grande, aproximadamente 100 jovens integram o elenco.
Em Campo Grande, aproximadamente 100 jovens integram o elenco.

Concepção - “A Paixão de Cristo” da Igreja Adventista, desde a sua concepção, tem como principal destaque o coral formado por voluntários, inclusive crianças.

Desta vez, não será diferente, destacou Ester “Fiz do mesmo jeito que foi em Brasília. Eles cantam e encenam. A maioria é daqui. Só o rapaz que faz Jesus que vem de fora”, contou, ao elencar os momentos que integram o musical.

Durante quase uma hora, os jovens vão reproduzir o encontro de Jesus com os discípulos, depois com as crianças e falar, também, do sermão da montanha.

A peça tem, ainda, o encontro de Cristo com a mulher samaritana junto ao poço, alguns milagres operados por ele e, depois, o julgamento, morte e crucificação. O ato final é a ressurreição. “É emoção do começo ao fim. Vale a pena, tanto para quem faz como para quem assiste”, garante a diretora.

Ator que faz o papel de Jesus vem de fora.
Ator que faz o papel de Jesus vem de fora.

Comercial – A exibição do musical na Feira Central, ponto turístico da cidade, pode provocar uma possível reação negativa de quem vê a iniciativa como uma forma estratégica de chamar clientes para o local.

Apesar disso, a presidente da associação da Feira, Alvira Appel Soares de Melo, que está à frente da organização, não vê qualquer problema na ação e garante que a intenção não é vender explorando a fé.

“Nós aproveitamentos todos os momentos porque a feira é um local de expressão popular. É um palco que se coloca à disposição da comunidade”, argumenta.

O pastor titular da Igreja Adventista central de Campo Grande, Alexandre Ferreira de Souza, de 37 anos, pensa de maneira semelhante e acrescenta que, se a intenção fosse essa, até ingresso para assistir o ato seria cobrado.

“O espaço comercial não é problema. Lá também tem seres humanos que precisam de Deus. E, além do mais, é um serviço gratuito, voluntário, sem interesse de adesão religiosa. Não queremos fazer proselitismo, mas apresentar passagem religiosa, do mesmo jeito que os Católicos”, diz, ao explicar que a celebração da Páscoa, embora esteja associada ao catolicismo, sempre foi uma tradição da igreja.

No palco, idealizadora toca e rege cora.
No palco, idealizadora toca e rege cora.

Pároco da igreja Santa Rita de Cássia, Jocerley José Tavares acrescenta que a celebração está dentro do contexto cristão. “Cada uma relembra de uma forma”, comenta, ao parabenizar a iniciativa dos adventistas.

Sobre o espaço de apresentação, Jocerley também não vê problemas. “Não há nenhuma profanação, porque o principal objetivo é divulgar e chamar a atenção das pessoas, além de promover a aproximação de Deus”, conclui.

Abaixo, assista um parte do espetáculo já encenado.

Nos siga no Google Notícias