A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

24/06/2015 06:34

Festa é tradição de família graças a promessa feita em 1922 para São João

Aline Araújo
Seu joão na capela onde o terço é rezado em ladainha. (Foto: Fernando Antunes)Seu joão na capela onde o terço é rezado em ladainha. (Foto: Fernando Antunes)

A festa é familiar, mas é grande, do tamanho da fé e da tradição da família Anunciação, seja de sobrenome ou de coração. Tudo começou em 1922, quando a matriarca Maria Rosa da Anunciação, devota de São João, fez uma promessa pedindo pela saúde do filho José, que nasceu prematuro e com risco de morte.

Veja Mais
Caligrafia da escola rendeu à Marystella a profissão de designer de lousas a giz
Luis ganhou o título de presidente e hoje é dono da própria cadeira no bar

Ela recebeu a recuperação do filho como um milagre e começou a tradição de fazer uma celebração em homenagem ao santo. A festa começa com um terço rezado em ladainha, orações intercaladas com cantigas entoadas a capela por quem participa da reza.

Seu João Anunciação, de 82 anos, patriarca da família e guardião da promessa e a pessoa que da inicio aos festejos religiosos com uma oração.

A festa tem todo um ritual de devoção seguido desde 1922. (Foto: Fernando Antunes)A festa tem todo um ritual de devoção seguido desde 1922. (Foto: Fernando Antunes)

“É uma festa muito importante para a gente, uma tradição familiar de muita fé e devoção que começou com a nossa bisavó”, comenta Rosana Cláudia Anunciação, de 41 anos, filha de João.

Depois da reza, começa a comemoração com direito a procissão, jantar, show com banda, pipoca e algodão doce. Quase tudo ali dentro não tem custo para quem participa, apenas o quentão e a pescaria são vendidos, mas o preço é simbólico e a renda vai para o projeto social feito ali.

Hoje a Associação São João realiza projetos culturais e sociais na comunidade. Um deles já foi até contemplado com recursos da Unesco, por meio do Criança Esperança.

Para quem vem de fora, a festa tem todo um ritual que é novidade. Os guardiões das bandeiras, rapazes vestidos de soldados nas cores branco, vermelho e dourado, carregam as bandeiras com a imagem de São João, São Pedro, Santo Antônio e São Paulo. São eles que abrem passagem para que o festeiro, representante da família, dê inicio ao terço.

A festa dura dois dias de fé e diversão. (Foto: Fernando Antunes)A festa dura dois dias de fé e diversão. (Foto: Fernando Antunes)
As primas cresceram com orgulho de pertencer a essa tradição. (Foto: Fernando Antunes)As primas cresceram com orgulho de pertencer a essa tradição. (Foto: Fernando Antunes)

É bonito de ver todo o amor envolvido para preparar a festança. Cada um cumpre uma função e para quem cresceu na comunidade o festejo sempre emociona. “É incrível, cada ano é uma emoção diferente, é uma honra muito grande ter nascido nessa família”, comenta Djanira de Fátima Anunciação, de 17 anos.

A festa celebra a força da família. “Todo mundo ajuda, dá trabalho mas é muito divertido, porque a gente percebe uma união que é muito bonita”, diz Maria Luiza Anunciação, de 16 anos.

Seu João tem oito filhos, com netos genros e noras. A equipe que toma conta da organização da festa chega há 30 pessoas. Só entra quem for convidado da família e tiver o nome na lista. Além dos amigos, quem participa da festa são as crianças atendidas no projeto social, que até preparam uma apresentação para o festejo.

A festa já reuniu cerca de 1500 pessoas. (Foto: Fernando Antunes)A festa já reuniu cerca de 1500 pessoas. (Foto: Fernando Antunes)

Em anos anteriores, a festa que acontece em dois dias, dia 23 e dia 29, já recebeu até 1500 pessoas. “Eu venho de uma comunidade de tradição, sou da Tia Eva, casei com o meu marido que é filho do João há 15 anos e abracei a tradição. A gente trabalha o ano inteiro por esses dois dias e é uma festa para agradecer todas a bençãos que nós recebemos”, conta Mara Martins Anunciação, de 37 anos.

Se depender dos mais novos, a tradição só deve ganhar mais força com o tempo. Tudo é passado desde a infância. É o tipo de sentimento fácil de perceber no olhar de cada um que participa da comemoração ali. Uma festa linda, colorida, com detalhes da decoração ao sorriso das crianças. 

Tradição preparada com carinho pela família. (Foto: Fernando Antunes)Tradição preparada com carinho pela família. (Foto: Fernando Antunes)



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.