ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Fiéis falam da sensação de conhecer um santo: João Paulo II

Elverson Cardozo | 27/04/2014 12:46
Celebração na paróquia do Santo Antônio teve mesma mesa utilizada na missa campal durante visita do Papa João Paulo II a Campo Grande. (Foto: Pedro Peralta)
Celebração na paróquia do Santo Antônio teve mesma mesa utilizada na missa campal durante visita do Papa João Paulo II a Campo Grande. (Foto: Pedro Peralta)

A canonização de João Paulo II, em cerimônia inédita, realizada neste domingo (27), na Praça São Pedro, no Vaticano, reuniu milhares de fieis católicos e repercutiu em todo mundo. Em Campo Grande, cidade onde o papa esteve há 22 anos, em 1991, o sentimento foi o mesmo.

Hoje, algumas paróquias relembraram a visita do pontífice à Capital. Na Nossa Senhora Auxiliadora, do bairro Santo Antônio, por exemplo, pelo menos 30 jovens cantaram a música “Peregrino do Amor”, da banda Anjos do Resgate, em homenagem ao santo.

A mesa da celebração, aliás, foi a mesma utilizada na missa campal, realizada em outubro de 1991, onde hoje é a Praça do Papa, na Vila Sobrinho.

Maísa Jara, de 15 anos, não era nem nascida nessa época, mas neste domingo, diante da notícia de canonização, a estudante pôde participar, de certa forma, daquele momento.

“O padre convidou todos os jovens para ir à frente e disse que o papa celebrou a missa naquele altar”, contou. Para ela, o Santo Padre é um símbolo para a juventude. “Ontem, em uma vigília que fizemos, todo mundo estava alegre e falando da canonização. Foi incrivel’, relatou.

José Silveira participou da missa hoje na paróquia do Santo Antônio. (Foto: Pedro Peralta)
José Silveira participou da missa hoje na paróquia do Santo Antônio. (Foto: Pedro Peralta)

O aposentado Josué Silveira, de 65 anos, que hoje estava encarregado de receber o dízimo dos fiéis na paróquia, também participou da missa e se mostrou feliz com a canonização. “É algo fundamental para a igreja e para os fiéis ter um santo nessa época de tanta maldade”, considerou.

Lembranças - O domingo, para os católicos, tem sido de lembranças. A jornalista, musicista e produtora de eventos Lenilde Ramos, de Campo Grande, usou o Facebook para reviver uma época que guarda com todo o carinho e do privilégio de conhecer um homem agora considerado santo.

Em 1991, na visita do Papa, ela era funcionária da Missão Salesiana e pôde, portanto, acompanhar de perto o que ela chama de “detalhes humanos” do santo. Viu os lençóis, banheiro e até o sabonete que João Paulo II iria usar.

A vinda do sumo pontífice foi, nas palavras dela, a maior produção em que trabalhou. A primeira visita dele, relembrou, foi no Hospital São Julião. “Às 9h, o Papa chegou com a corte vaticana. Ao saudá-lo no microfone, chamei-o (com todo o respeito) de ‘poderosa estratégia de marketing’. Quase me fuzilaram, mas naquela hora ele chamava os olhos do mundo para a causa da hanseníase”, escreveu.

Lenilde (de preto) em cerimonial do Papa de 1991.
Lenilde (de preto) em cerimonial do Papa de 1991.

A irmã de Lenilde também foi uma das “privilegiadas” que conseguiu acompanhar o papa de perto, sem pensar que tempos depois se trataria de um santo. No início, pensou em vê-lo apenas pela TV, mas na véspera, diante de toda movimentação, mudou de ideia. O problema é que não havia mais credenciais. O jeito foi “improvisar”. “A sorte é que eu estava com duas, de jornalista e de cerimonial, e passei uma para ela”, contou a musicista.

“Minha irmã entrou na fila do beija-mão e tudo. Dali conseguiu carona com um funcionário do Itamaraty, foi para a missa campal e entrou na fila da comunhão. [...] O Papa foi almoçar na Missão Salesiana e ela foi para lá com minha credencial.

Os funcionários fizeram fila para cumprimentar o pontífice e, ao vê-la o Papa disse: ‘È Lei un´altra volta, signora?’ (É a senhora de novo?). "Às 17h, teve a reinauguração da Santo Antônio e, quem estava na fila? Minha irmã, tipo velha amiga. Não se dando por vencida, ela se infiltrou no cerimonial do Pedrossian (governador a época) e conseguiu chegar ao aeroporto para se despedir do Papa. Só faltou marcarem encontro em Roma”, relatou, em tom bem humorado.

Mas não foi só a irmã da jornalista que conseguiu se aproximar do líder da Igreja Católica. O funcionário público estadual, Horizon Rita de Freitas, também esteve cara a cara com João Paulo II.

“Eu era da comissão de recepção. Trabalhava na casa civil do governo do estado, que estava coordenando a visita do papa, então, tive um contato muito próximo, desde a chegada, passando pela recepção na Base Aérea, até o almoço na casa do bispo”.

Horizon entrou para a fila do “beija-mão”. “Tenho fotografia pegando na mão dele”, disse, ao comentar que o momento foi emocionante. “Depois do almoço a gente ficou em fila e ele cumprimentou todo mundo”.

Para o funcionário público, o santo papa “é o represente de Cristo na terra”. “É uma coisa que vai me marcar pelo resto da vida, porque hoje, vendo o passado e o presente, eu posso dizer que peguei na mão de um santo que sempre tive devoção”, declarou.

Papa ao lado de Dom Vitório, durante visita a Campo Grande.
Papa ao lado de Dom Vitório, durante visita a Campo Grande.

Cerimônia – A canonização de João Paulo II e também do Papa João XXIII reuniu, em um único evento, o atual Papa Francisco e o emérito, Bento XVI, que renunciou no ano passado.

"Estes foram dois homens de coragem... E deram testemunho diante da Igreja e do mundo da bondade e misericórdia de Deus", disse Francisco. "Eles viveram os trágicos acontecimentos do século XX, mas não foram oprimidos por eles. Para eles, Deus era mais poderoso, a fé era mais poderosa."

O atual papa concelebrou missa solene com cinco prelados, entre eles o bispo de Bergamo (cidade natal do italiano João XXIII), Francesco Beschi, e o ex-secretário particular do Papa João Paulo II e arcebispo de Cracóvia, Stanislaw Dziwisz.

As relíquias dos dois novos santos, uma ampola de sangue de João Paulo II e um pedaço de pele de João XXIII extraída durante sua exumação no ano 2000, foram colocadas ao lado do altar.

O Vaticano, citando fontes da polícia italiana, estimou que cerca de 800 mil pessoas participaram da celebração.

Papa João XXIII e João Paulo II foram canonizados.
Papa João XXIII e João Paulo II foram canonizados.
Nos siga no Google Notícias