ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Grife nos matrimônios, "Os Trovadores" tem agenda fechada até outubro de 2014

Paula Maciulevicius | 02/10/2013 06:11
Inspirado nos trovadores do século XI, grupo migrou para o mercado matrimonial e hoje se tornou grife. (Fotos: Arquivo/Trovadores do Tempo)
Inspirado nos trovadores do século XI, grupo migrou para o mercado matrimonial e hoje se tornou grife. (Fotos: Arquivo/Trovadores do Tempo)

Com 15 anos de estrada, o quarteto vocal Trovadores do Tempo agregou instrumentos à música a cappella e passou a ter a agenda pautada em tocar e cantar Ave Maria de Gounod. Nos últimos cinco anos, quase todos os finais de semana se resumem a trabalhos em grandes casamentos.

O grupo inspirado nos trovadores do século XI, que difundiam a música popular cultivada pelos nobres em castelos e pelo povo nas ruas, migrou para o mercado matrimonial e hoje se tornou grife nos casamentos.

“O primeiro que a gente fez foi na igreja Cristo Luz dos Povos, na Bandeirantes, era ainda a primeira formação. Convidamos uma pianista e um violinista para tocar com a gente porque a noiva queria esses instrumentos além do quarteto vocal. Ali a gente viu que tinha um mercado para isso e foi quando começou”, conta a meio-soprano do grupo, Miska Thomé.

Pela qualidade do som e cuidado musical, não é difícil colocar o quarteto como um dos melhores do Estado, também no quesito apresentações em casamentos. Com o trabalho voltado ao mercado do ‘sim’, eles realizam uma média de duas audições por mês para mostrar o repertório às noivas. Depois, de fechada a data, o quarteto parte para a seleção de músicas segundo as solicitações dos noivos, que podem incluir clássicas, brasileiras, em inglês, italiano e até alemão.

Com o trabalho voltado ao mercado do ‘sim’, eles realizam duas audições por mês para mostrar o repertório às noivas.
Com o trabalho voltado ao mercado do ‘sim’, eles realizam duas audições por mês para mostrar o repertório às noivas.

Especificamente para atender às cerimônias, a pianista e co-repetidora Simone Carvalho Gomes entrou para os Trovadores. Os casamentos com músicas ao vivo sempre estiveram em alta, no entanto, o aumento na demanda pelo quarteto se deve ao nome de peso, bagagem e histórico do grupo, explica Simone.

Os contratos são fechados com a mesma antecedência que os primeiros preparativos começam. “Eu já fechei casamento para outubro do ano que vem e já perdi casamento para o mês de junho porque a agenda está lotada”, comenta Simone. Reflexo de uma logística que varia e muito.

Quanto aos preços, Simone responde que tudo é relativo e se tratando do quarteto, quem escuta, não se importa em pagar. “Os Trovadores estão há 15 anos na estrada. Eu digo não somos careiros e nem barateiros. Se a noiva quiser uma orquestra, eu tenho músicos para isso”.

Em cada cerimônia estão os quatro vocais, que pela formação atual são compostos pelos músicos: meio-soprano Miska Thomé; a contralto Adriane Cação; o tenor Daniel Nogueira; o barítono Rodrigo Bueno e a pianista e diretora musical Simone Vieira Carvalho Gomes. Além de equipe de som, incluindo a mesa, técnico e microfones próprios que o grupo leva para onde for se apresentar.

Quando se fala em Trovadores como grife, Miska ri pela brincadeira, mas atribui o conceito à paixão com que todos eles levam as músicas para o altar. “Em primeiro lugar tem a consciência muito profissional do trabalho. A gente ensaia toda semana e faz de corpo e alma. Estuda em casa as músicas e prima por essa qualidade. Essa paixão pela música faz isso um diferencial”, avalia.

Nos siga no Google Notícias