ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Grupo de dança ensina zumba para ajudar no tratamento de vendedor com câncer

Thailla Torres | 07/02/2017 08:29
Patrícia é quem acompanha o marido em todos os procedimentos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Patrícia é quem acompanha o marido em todos os procedimentos. (Foto: Arquivo Pessoal)

As dores do tratamento limitam Tiago no trabalho, mas nada é capaz de lhe tirar o sorriso. Apesar do jeito quieto, otimismo é palavra certa para quem está há três anos na luta contra o câncer. Sempre de mãos dadas com a esposa, Patrícia Barbosa, além do apoio da família, agora Tiago tem ajuda de amigos que vão dar aula de zumba na Orla Morena para ajudar nos custos do tratamento.

A aula de dança solidária será realizada amanhã (8), às 19h, na Orla. Quem quiser aprender, basta entrar na dança, mas o pedido é pela colaboração de R$ 10,00. A ideia surgiu dentro das aulas da academia onde Patrícia faz dança e ficou tempo afastada para ajudar o marido. Depois de abrir o coração para os colegas, alunos e professores decidiram fazer uma hora de aula ao ar livre.

O valor não é nada fora da realidade, mas pode transformar a vida de Tiago. Apesar de ter plano de saúde, os tratamentos foram intensificados e novos procedimentos serão custeados pela família. 

E apesar das dores, nada tira o sorriso de Tiago. (Foto: Arquivo Pessoal)
E apesar das dores, nada tira o sorriso de Tiago. (Foto: Arquivo Pessoal)

Quem conta a história de luta e perseverança é a esposa Patrícia, que está buscando poupar o marido de qualquer esforço. "Ele está muito fragilizado e vai precisar passar por outros exames, então tudo que ele precisa é repouso", diz. 

São três anos de altos e baixos, diz Patrícia. A doença foi descoberta depois de muitas dores. "Ele não sentia fome, sentia dor e ficou bem magrinho. Os exames não mostravam nada, mas um dia, ele estava deitado e sentiu uma diferença no corpo. Foi aí que descobriu a doença no rim esquerdo". 

Com o diagnóstico, Tiago foi operado em 10 dias. Mas precisou continuar o tratamento, pois a doença atingiu o pâncreas e os pulmões. "Ele passou a tomar medicação que foi deixando a doença estável. Começou a quimioterapia, que no início não deu tantas reações, mas com o tempo algumas coisas foram mudando", lembra. 

As diferenças que Tiago via e sentia no corpo não tinham tanto peso, quanto a indisposição por conta do tratamento. "Ele ficou com os pelos do corpo e cabelos brancos, teve feridas na boca que não deixavam ele comer e beber. Mas nada disso incomodava ele, quanto ficar sem trabalhar", diz a esposa. 

Mas aos poucos o organismo foi ficando fraco e uma nova cirurgia teve de ser descartada. "Em 2015 ele já não obteve tanto sucesso no tratamento. O médico chegou a conclusão que ele não tinha condições de receber a quimioterapia e muito menos a cirurgia, porque a situação era grave", conta.

Em busca de resultados bons, Tiago passou a encarar um novo tratamento, dessa vez com um nutrólogo. "O primeiro passo desse especialista é fortalecer o organismo dele. Serão vários procedimentos e um deles é o mega dose de vitamina C, onde cada sessão custa R$ 700,00. Os procedimentos têm um custo alto, mas a gente vai tentar de tudo para ver ele bem", afirma a esposa.

A torcida é para qu, pelo menos, as dores acabem. "Ele sente dor todos os dias. Mas independente disso, eu só vejo ele de cabeça erguida, sempre encarando a doença como uma batalha. É claro que a gente vê o sofrimento, mas a persistência dele é muito maior". 

Patrícia também agradece aos amigos, que se tornaram ponto de apoio para quem nunca pensou em desistir. "Agradecemos a Deus e acredito que temos anjos na terra. E são essas pessoas que de alguma forma questionam, nos atendem e nos ajudam, que fortalecem ele todos os dias", declara.

Quem quiser ajudar, o grupo de dança dará aulas de zumba na quarta-feira (8) às 19h, no teatro de arena da Orla Morena.

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias