ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Grupo organiza desfile só com modelos gays, lésbicas, travestis e transexuais

Elverson Cardozo | 23/04/2014 06:57
Estúdio Vespa vai apresentar coleção retrô. (Foto: Allan Bastos)
Estúdio Vespa vai apresentar coleção retrô. (Foto: Allan Bastos)

Fundada há 6 meses, em 31 de outubro de 2013, a Rede Apolo, de Homens Gays e Bissexuais de Mato Grosso do Sul, que surgiu com a proposta de lutar pelos direitos da minorias, não só dos homossexuais, realiza o primeiro evento aberto ao público, em Campo Grande, no Marco (Museu de Arte Contemporânea), MIS (Museu da Imagem e do Som) e na FCMS ( Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul). A primeira Semana Apolo da Diversidade Cultural LGBT, como a ação foi batizada, acontece entre os dias 5 e 8 de maio. A participação é livre e gratuita.

Na programação, homenagens a personalidades e autoridades que lutam pela causa no Estado, seminário, performance de dança contemporânea, apresentação de coral, recital de poesia, exibição de curtas-metragens, exposição de arte e um desfile de produções exclusivas de criadores e estilistas LGBT, apresentado por modelos gays, lésbicas, travestis e transexuais.

O desfile, que acontece no último dia do evento, será coordenado pelo estilista Luiz Gugliatto. As peças serão elaboradas por acadêmicos do curso de moda da Uniderp-Anhanguera, que devem trabalhar em peças com tema da Copa do Mundo, além dos vestidos de Edson Almeida, da Alameda Store, e uma coleção retrô elaborada por Fábio Maurício, do Estúdio Vespa. “Vou fazer um desfile inspirado nos ícones da música. Serão, mais ou menos, 15 modelos. É algo retrô, bem pensado para o evento”, adiantou.

Fábio, que se considera um profissional mais conceitual, gostou da iniciativa porque, nas palavras dele, o evento proporciona a liberdade de criar de uma forma não limitada, aberta e mais livre. “As minhas roupas são mais para noite e quando faço um trabalho assim me sinto bem melhor porque não é comercial”, disse, ao comentar que a iniciativa da Rede Apolo serve para unir os profissionais “do meio”.

Presidente da FCMS, Américo Calheiros, com membros da Rede Apolo. (Foto: Divulgação)
Presidente da FCMS, Américo Calheiros, com membros da Rede Apolo. (Foto: Divulgação)

Diretor-presidente da associação, David Andrade, de 27 anos, reforça que o objetivo é exatamente esse, mas a intenção vai além. “Queremos dar visibilidade aos homens gays e mostrar à sociedade que também pagamos nossos impostos. Não queremos que nos aceitem, mas que nos respeitem”, afirmou.

No primeiro dia, durante abertura oficial, será feita a entrega do Troféu Apolo Amigos da Causa para personalidades de segmentos e setores sociais, como autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, jornalistas, comunicadores, educadores, juristas, ativistas, escritores, religiosos e mídias.

Segundo a Rede, “a homenagem, tem como objetivo, além de enaltecer os realizadores, apoiadores e suas ações, provocar reflexões e estímulos positivos na sociedade sul-mato-grossense quanto à temática diversidade sexual, que ainda é, infelizmente, motivo de discriminação, preconceitos e violações de direitos humanos e civis”.

No dia 10, das 14h às 18h, a associação realiza, ainda, uma capacitação em políticas sociais. Trata-se do Seminário “Identidade, Sociedade e Sexualidades: como articular políticas públicas”, que será ministrado pelo sociólogo e pós-graduando em políticas públicas em gênero e raça, André Luiz Martins, que também é membro da ONG. A capacitação é gratuita e será emitido certificado de 4 horas/aula.

Confira a programação completa:

Dia 5, às 19h: Solenidade de abertura e entrega do Troféu Apolo Amigos da Causa
Local: Marco (Museu de Arte Contemporânea)

Dia 06, às 19h: Abertura da exposição de artes “Coloridos Diversos”
Local: Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul / Território Ocupado

Dia 07, às 19h: Exibição de filmes e mesa de sujeitos LGBT
Local: MIS (Museu da Imagem e do Som)

Dia 8, às 19h: Desfile de moda e trajes e sarau da diversidade
Local: Marco (Museu de Arte Contemporânea)

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 9308-9308, no e-mail redeapolo@outlook.com ou na Fan Page da Rede Apolo.

Nos siga no Google Notícias