ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Holandês que criou colônia em Maracaju viu derrota da seleção em grupo

Aline Araújo | 09/07/2014 19:04
Seleção Argentina comemora vitória no duelo contra Holanda. (Foto: Getty Images)
Seleção Argentina comemora vitória no duelo contra Holanda. (Foto: Getty Images)

Cerca de 50 holandeses da colônia de Maracaju, a 106 quilômetros de Campo Grande, se reuniram, nesta quarta-feira (9), para assistir o duelo entre Holanda e Argentina na Copa do Mundo. O grupo viu a derrota da seleção por um telão instalado em uma casa da cidade.

O pecuarista, Gqrriq Hendrik Bouwnan, de 67 anos, mas conhecido como Henrique Holandês, primeiro morador da colônia de Maracaju, era um dos presentes. “Esporte é diversão e a gente nunca sabe o que pode dar”, diz.

Deu “zebra” para a torcida holandesa. A Argentina garantiu vaga na final vencendo nos pênaltis por 4 a 2. Foi um jogo sofrido.

O amor pelo país, no entanto, está acima de qualquer placar, garante Henrique. Ele chegou no Brasil, em Holambra, no Rio Grande do Sul, com apenas seis anos, em 1953. A família, conta, veio por conta de um convênio entre os dois países. A promessa era de expansão do agronegócio brasileiro.

No “país do futebol”, Henrique casou-se com a campo-grandense Elizabeth Bouwnan. O casal se estabeleceu em Maracaju. Na cidade, ele tornou-se presidente da Associação de Holandeses, que hoje conta com 45 famílias. Estamos muito bem integrados aqui”, comenta.

Nos siga no Google Notícias