ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Comportamento

Iniciada por acaso, coleção de sinos de músico tem peças de todos os continentes

Paula Maciulevicius | 28/08/2014 06:22
A coleção é inusitada, mas carrega em si a proporção da paixão pela música que o regente Manoel Rasslan tem. (Foto: Marcelo Victor)
A coleção é inusitada, mas carrega em si a proporção da paixão pela música que o regente Manoel Rasslan tem. (Foto: Marcelo Victor)

Foi no acaso que o regente Manoel Câmara Rasslan começou o que viraria uma coleção de sons e histórias. Quando embarcou para a França, em 1999, o foco era estudar um método do belga "Edgar Willems" que ensina música através de sinos. No primeiro 'soar' ele acabou sendo conquistado para além da função do ensino. Com o passar dos anos, a estante de casa foi acumulando mais e mais objetos até chegar aos 250. A maioria deles, presente de amigos que viajam os quatro cantos do mundo.

A coleção é inusitada, mas carrega em si a proporção da paixão pela música que o regente tem. Não importa o tamanho, forma ou material de onde venha o som. "Essa coleção começou por acaso, primeiro pelo meu interesse pela música, depois tem o grande lance de não ter a casa entulhada", brinca.

Para onde os amigos vão, a encomenda é trazer um sino. O presente acabou sendo a souvenir mais apropriada para presentear o regente. "Eu sou cara de pau mesmo, peço no Facebook, um dia postei 'e o meu sino?' E a pessoa respondeu com uma foto. Ela já tinha comprado".

De joaninha, sino veio de presente da Espanha. (Foto: Marcelo Victor)
De joaninha, sino veio de presente da Espanha. (Foto: Marcelo Victor)

O acervo inclui peças do próprio Mercadão Municipal daqui, do Nordeste do Brasil, Áustria, China, Suíça, França, Inglaterra, Itália, Austrália, Bolívia, Espanha, África do Sul, República Checa, Uruguai e por aí vai.

O sino, segundo explica Rasslan, foi o meio empregado por Willems por estar em todas as culturas, constatação que está presente das prateleiras do regente e por trabalhar a percepção auditiva dentro desta seleção.

Um exemplo são os primeiros sinos separados à mesa, seis no total, de diferentes formas, sons e materiais, mas que ouvidos e explicados são exatamente como o regente descreve. Começando pelos sinos do fundo, o primeiro à esquerda é de vaca, seguido do de mesa, de bronze, coroinha e gato. Ao fechar os olhos é quase possível ver uma vaca se aproximando no pasto, o chamamento para a comida que está posta, o coroinha da igreja durante as missas, um gato que pulando muros vem beber água.

Sinos de vaca, mesa, de bronze, coroinha e gato, são exemplos da coleção. (Foto: Marcelo Victor)
Sinos de vaca, mesa, de bronze, coroinha e gato, são exemplos da coleção. (Foto: Marcelo Victor)

"Se trabalha a música em três perspectivas: nos aspectos fisiológicos, afetivo e mental. Quando você ouve o som é pela parte fisiológica, mas você não escuta, escutar é um ato afetivo e a terceira é o mental, é você colocar em ordem, saber o nome, não por adivinhação, mas por reconhecimento do som", explica.

Diante de uma quantidade tão grande de sons e enfeites, pois cada um tem um formato, a gente se pergunta o que precisa ter um sino para ser considerado bom? "Que tenha clareza, mais harmonias e um som mais penetrante", acredita.

As formas que saem do armário do músico são o que diversificam a coleção pela curiosidade. "Tem um sino chinês, outro oriental, assinado neste ideograma em bronze, este de cerâmica boliviano. Os de porcelana são pintados a mão e fazem parte de um jogo de casamento. O de rinoceronte veio de Joanesburgo", enumera.

Depois de 1 ano fora aprendendo a metologia, hoje ele sai de casa com os sinos para demonstrar. O apego existe, mas nem tanto, que ele chega até a deixar a gente tocar. A diferença de materiais, países de origem ou requintes não são decisivos para a qualidade do som. "Alguns sim, são mais bonitos e organizados, mas nem por isso são melhores que os outros. Logicamente que no meu trabalho eu utilizo os que tem uma sonoridade", pontua.

A cada ano, a coleção ganha de 10 a 15 novos sinos. "Onde eu procuro? Em lojas de quinquilharia, estou antenado o tempo todo também. Cada sino destes tem uma história e uma lembrança", descreve.

De cristais, peças vieram de Praga. (Foto: Marcelo Victor)
De cristais, peças vieram de Praga. (Foto: Marcelo Victor)
Bolivianos, sinos são de mulher em cerâmica e lhamas. (Foto: Marcelo Victor)
Bolivianos, sinos são de mulher em cerâmica e lhamas. (Foto: Marcelo Victor)
Nos siga no Google Notícias