ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Lembranças dos anos dourados têm miss, tubaína e ganha baile em novembro

Paula Maciulevicius | 15/09/2013 08:34
Um dos desfiles de 26 de Agosto, em cena: fanfarra do Colégio Oswaldo Cruz.
Um dos desfiles de 26 de Agosto, em cena: fanfarra do Colégio Oswaldo Cruz.

As fotos são de ruas quando ainda nem se pensava em asfalto. De desfiles da fanfarra do colégio Oswaldo Cruz e até da Tubaína Morena, produzida pela fábrica Mandetta, em Campo Grande. Os depoimentos são carregados de nostalgia. Da saudade dos bons tempos que não voltam mais.

Para relembrar os Anos Dourados de Campo Grande, em novembro um baile vai reunir quem viveu o tempo de festa de família no Radio Clube. No dia 11, banda com ritmo anos 60 vai animar quem tem ainda na lembrança momentos marcantes de uma cidade pequena.

A cirurgiã dentista Mariam Kodjaoglanian Di Giorgio, criou o grupo com o mesmo nome no Facebook, em julh, justamente para divulgar a festa e encontrar amigos. Em menos de dois meses já são mais de 800 saudosistas que contribuem com fotos e legendas que descrevem uma cidade Morena que a gente não vê mais.

De cara, Mariam dá o recado aos amigos “tomo a liberdade de criar este grupo e convidá-los a relembrar o que Campo Grande teve de melhor e que tantas recordações boas nos trazem. Quem não se lembra do Osvaldo Cruz, Estadual, Auxiliadora e Dom Bosco? Rádio Clube, Surian, Libanês. Pompilio, Barbosinha, amendoim torradinho? Domingueiras, carnavais, bailes, etc e tals. É um bom exercício para que o alemão não nos pegue. Sabem? Aquele cara que chamam de Alzheimer”.

Outro achado da própria população é a foto do Alhambra, cinema que ocupava a Afonso Pena.
Outro achado da própria população é a foto do Alhambra, cinema que ocupava a Afonso Pena.

Aos poucos ela foi convidando quem era do círculo de amizades que chamou outro e a corrente foi crescendo. “É um pessoal muito saudoso de todos aqueles dias maravilhosos que a gente viveu. Campo Grande era pequena, todas as famílias se conheciam, muitas amizades que foram feitas naquela época perduram até hoje”, descreve.

Na época em que os vizinhos tinham uma ligação maior do que um ‘bom dia’ e os bons colégios se resumiam a quatro: Auxiliadora, Dom Bosco, Estadual e Oswaldo Cruz, os desfiles de 26 de Agosto eram o encontro. Quem passava pela 14 de Julho levava mais que o nome da escola, o marchar de patriota. Coisas que também ficaram para trás.

Volta e meia aparecem imagens com a pergunta, “quem lembra”, ou então “alguém se reconhece?”, a partir daí a sequência de comentários é extensa. De gente que se recorda de onde foi tirada e quem aparece no retrato.

Produção local, a tubaína Morena vinha da fábrica Mandetta.
Produção local, a tubaína Morena vinha da fábrica Mandetta.

As fotos são de desfiles, da vida social da cidade e escolar de cada um. Participantes que passaram no escâner o álbum de fotografias quase que completo. “Sabe o relógio da 14 de Julho? Na frente dele é que aconteciam todos os comícios, outro fato memorável que todo mundo relembrou, o concurso de Miss Brasil, quando a Marilene de Oliveira Lima não ganhou por injustiça, mas foi recepcionada por todos”, recorda Mariam.

Na voz da criadora do grupo, não é que os dias de hoje são ruins, mas o passado, sempre tem uma lembrança melhor. “Era um tempo que você usufruía, aproveitava mais. Não se preocupava com segurança. Você ia no clube, mas no meu tempo era com pai e mãe junto. Hoje é um tempo moderno, mas era antigamente que a gente curtia mais”. 

Para acompanhar o grupo no Facebook, clique aqui.

Miss Marilene de Oliveira Lima, que por injustiça não levou o título de Miss Brasil, mas foi recepcionada tal como, na sua chegada a Campo Grande.
Miss Marilene de Oliveira Lima, que por injustiça não levou o título de Miss Brasil, mas foi recepcionada tal como, na sua chegada a Campo Grande.
Nos siga no Google Notícias