ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

Menudetes organizam excursão para ver boy band febre dos anos 80

Naiane Mesquita | 17/07/2015 06:12
Sandra Waleska Dias de Oliveira ainda guarda os vinis da banda que a fez participar de concurso cultural na época do Clube Surian em Campo Grande (Foto: Vanessa Tamires)
Sandra Waleska Dias de Oliveira ainda guarda os vinis da banda que a fez participar de concurso cultural na época do Clube Surian em Campo Grande (Foto: Vanessa Tamires)

O corte de cabelo era praticamente igual nos cinco integrantes. Os corpos morenos, o idioma espanhol e o rebolado também, o que conquistava facilmente o coração da mulherada e de muitos homens pelo mundo. Os Menudos, porto-riquenhos que viraram febre nos anos 80, agora anunciaram uma turnê especial de comemoração, com parada, inclusive, em São Paulo nos dias 12 e 13 de setembro.

Em Campo Grande, os fãs da boy band já se alvoroçaram e tiraram o vinil do armário. Entre lembranças do tempo do baú e organização de excursões, muita gente resolveu que não ficará sem ver de perto o reencontro histórico e ouvir de novo a trilha que marcou a adolescência.

Os Menudos já com Rick Martin, o mais novinho dos cinco
Os Menudos já com Rick Martin, o mais novinho dos cinco

Uma das decididas é a assessora jurídica Sandra Waleska Dias de Oliveira, 44 anos. Nascida em Manaus, ela se mudou ainda criança para Campo Grande e aqui agitou as competições de melhor performance da banda no antigo Clube Surian.

“Eu sou uma ex-menudete. Era febre nos anos 80, todo mundo queria reproduzir as coreografias, tinha grupo de meninos e meninas que imitavam e entravam em competições para ver quem dançava melhor”, diz Sandra.

A competição era organizada pelo deputado e apresentador Maurício Picarelli, que na época tocava um programa no SBT.

“O fenômeno durou uns 5 anos, as crianças adoravam, ficando imitando o grupo. Que eu me lembre eles vieram para Campo Grande entre 1984 e 1987. Mas, era difícil fazer eles participarem de algum programa local porque o fenômeno era mundial”, relembra Picarelli.

Na verdade, os músicos estiveram em Campo Grande em 1985, trazidos por Josimar Promoções, e até o prefeito Lúdio Coelho foi receber os moços no aeroporto.

Os Menudos surgiram em 1977 e mantiveram a formação original com Nefty Sallaberry, Carlos Meléndez, Fernando Sallaberry, Oscar Meléndez, Ricky Meléndez, que saíram em diferentes épocas, mas permaneceram até meados dos anos 80. Depois, veio a era de ouro do grupo, com a chegada do integrante mais famoso e astro Ricky Martin, em 1984 e de outros membros famosos, como Roy Rosello e Robby Draco Rosa.

“Nossa fiquei desesperada quando soube da turnê, nem dormia, nem respirei. É muito legal saber que você vai ter a oportunidade de ver de perto um ídolo e dessa vez só depende de você, porque antes nós eramos crianças, os pais tinham que deixar”, acredita Sandra.

Johnny Lozada, Rene Farrait, Ricky Melendez, Charlie Masso, Miguel Cancel e Ray Reyes estarão na turnê (Foto: Reprodução/Facebook)
Johnny Lozada, Rene Farrait, Ricky Melendez, Charlie Masso, Miguel Cancel e Ray Reyes estarão na turnê (Foto: Reprodução/Facebook)

Para ir ao show, a assessora resolveu investir em uma excursão. O jornalista Ely Silveira, 27 anos, está organizando tudo. Apesar da idade e de não conhecer nem um pouco os Menudos, ele decidiu topar a farra e ajudar os amigos.

“Fui incentivado por uma colega de trabalho. Eles não são da minha época, mas já ouvi falar. Já vi ônibus, hotel, ingresso para o dia 12. Acho que vamos de ônibus porque é mais fácil”, explica. Por enquanto, só dez pessoas confirmaram presença, o que significa que ainda há mais vagas disponíveis.

Sandra quer aproveitar para levar os filhos, de 20 e 12 anos, pra conhecer a banda que fez a sua cabeça na adolescência. “É uma alegria muito grande rever os cantores que fizeram parte de uma fase tão inocente da sua vida, que são pessoas que você amou, de uma época que as músicas tinham letra. São fases que a gente viviu na vida, que alegram o coração”, acredita.

Anos 80 - Os Menudos provam que a época de boys bands estão longe de acabar, mas que o sucesso meteórico que durava anos perdeu um pouco a essência com a criação da internet.

“Eu tinha menos de 15 anos na época e eu me lembro que esse sucesso foi criado pela mídia, na época do programa do Gugu Liberato, o Domingo Legal. Era todo domingo, o Fantástico também exibia os clipes, todo mundo ficou apaixonado, eles eram lindos”, se derrete Sandra.

Para Picarelli, era uma forma de conquistar a audiência e o público. “A comunicação atingiu todo mundo. Depois vieram outros grupos musicais como o Dominó, que virou febre e modismo. Hoje, quase não tem grupos que sobreviveram, os ídolos agora são os sertanejos universitários ou bandas de rock, com o tempo isso foi mudando”, diz Picarelli.

Na turnê "El Reencuentro", em São Paulo, os hits "Não se Reprima" e "Quero Ser" devem integrar o repertório. Ao todo seis integrantes da sua fase mais célebre já confirmaram presença: Ricky Melendez, o integrante que mais ficou na banda e foi substituído por Rick Martin em 1984, Johnny Lozada, Ray Reyes, Miguel Cancel, Rene Farrait, Charlie Masso, todos passaram pelo grupo entre 1977 e 1989.

O show será no Parque Anhembi, zona norte da capital paulista e o preço dos ingressos é de R$ 150 (pista) e R$ 250 (camarote). 

Curta a página do Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias