ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

Morre aos 78 anos José Okama, dono do bar mais famoso e tradicional da cidade

Naiane Mesquita | 28/08/2016 09:20
Seu Zé e dona Amélia, na comemoração de 50 anos de casados. (Foto: Reprodução Facebook)
Seu Zé e dona Amélia, na comemoração de 50 anos de casados. (Foto: Reprodução Facebook)

José Yassuke Okama morreu na madrugada de hoje, aos 78 anos, devido a complicações respiratórias, diabetes e por fim, uma infecção generalizada. Figura conhecida na cidade, seu Zé esteve a frente do bar mais famosos de Campo Grande, da década de 60 até meados dos anos 90, quando começou a apresentar os primeiros problemas de saúde.

Okama assumiu o Bar do Zé quando o pai faleceu precocemente e ali reforçou a história de um ponto politizado, frequentado por prefeitos, governadores, jornalistas e artistas, desde o antigo Mato Grosso. 

Quando teve tocar o negócio da família, com penas 17 anos, ele precisou também ajudar a mãe a cuidar dos irmãos mais novos, ao todo 10 crianças, a caçula com apenas 11 meses de idade. Por isso, abdicou de vários sonhos, como o de estudar, mas se sempre disse se sentir realizado ao formar irmãos em Medicina e Engenharia.

O Bar do Zé, que na verdade se chamava São Jorge, abriu as portas em 13 de março de 1953, no no Calçadão da Barão do Rio Branco e ainda existe, apesar dos netos não saberem o destino certo da empresa da família. O lugar foi rebatizado por jornalistas, intelectuais e políticos que frequentavam o espaço diariamente. A tradição era comer o bom e velho pão na chapa e experimentar o café com leite.

Seu Zé, que comemorou 50 anos de casado com dona Amélia no ano passado, estava internado desde semana passada no Proncor, do bairro Chácara Cachoeira. Faleceu durante a madrugada, mas a saúde era frágil há duas décadas, desde que deixou o comando do bar em 1997.

Além dos problemas respiratórios e diabetes, Zé teve septicemia. O velório acontece na Funerária Nipo Brasileira, que fica na avenida Mato Grosso, 952, neste domingo, pela manhã. O enterro será amanhã, no cemitério Santo Antônio, na avenida Eduardo Elias Zahran.

Nos siga no Google Notícias