ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Comportamento

Mulherada se revolta com publicação "machista" e prega boicote a bar de reggae

Anny Malagolini | 12/03/2014 07:00
Estudante deu início a boicote em bar.
Estudante deu início a boicote em bar.

Piadinhas que circulam há tempos na boca dos homens, ironizando o ciúmes feminino, desta vez levantaram a ira da mulherada que criou até uma campanha para boicotar o bar do responsável por fazer brincadeira do tipo justamente no Dia da Mulher.

Frases irônicas, como “Feliz dia do... Vai lá com sua amiguinha” ou "Feliz dia do.. Amiga me segura que eu vou dar na cara dessa vagabunda", foram postadas no Facebook do SoundBar Rockers, pelo proprietário da casa, Diego Manciba, justamente no dia 8 de Março, data que deveria ser de homenagem para elas.

Na mesma hora, várias meninas reclamaram escrevendo "Como pode neh? Estereotipar assim e ainda acharem graça..." e "SoundBar Rockers machista até no 8 de Março".

Ofendida com a gracinha a universitária Juliana Sartomen, de 24 anos, foi mais longe. Decidiu banir o bar e movimentou outras mulheres em repúdio ao lugar, usando a internet.

Para Diego, tudo não passou de uma brincadeira. Mas para Juliana, a data pode até não ser um dia de felicitação, mas deveria servir para propagar consciência sobre a importância da mulher. “Enquanto as pessoas estavam incitando o respeito pela data, ele fazia piada”, crítica.

Na internet, as conversas ganham mais intensidade e, claro, grande repercussão. "Incrível um ambiente que parece ser de pessoas de mente aberta, na verdade é mais um local onde só se pensa o que é conveniente, não o correto! Devemos repensar os lugares para frequentar!", publicou uma das amigas de Juliana.

Os apoios surgiram até entre o público masculino. "Que babaca esse doido! Ainda existem machistas? É uma lastima em plena nova era ainda existirem pensamentos da velha ordem, maldito seja!", postou outro seguidor da universitária.

Segundo ela, foi solicitado a Diego que as publicações fossem excluídas e também um pedido de desculpas públicas.“Pedimos para que retirassem, mas ele não se preocupou com a nossa ideologia e aflição”, reclama.

Diego preferiu responder no tom do reggae, ritmo cultuado no bar. "Como um simples Post pode despertar tantos sentimentos diferentes nas pessoas. Alguns se alegram outros se revoltando vendo a mesma coisa, de maneira diferente. Eu fico com aqueles que se alegram, pois como todos sabem aqui nosso lance é paz e amor. O que não for bom pra você, clica no 'V' no canto direito superior do Post, depois vai em 'Não quero ver isso'", argumenta trecho postado no Facebook por Diego, depois da polêmica.

Outra nota oficial, também foi postada. "Alguns membros da nossa página não entenderam o propósito das postagens em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que era 'frases que as mulheres usam frequentemente' uma publicação de efeito Viral que acontece na internet. Natural acontecer isso, agora o que não podemos é propagar essa discórdia."

O contrataque veio exaltado, mais rock in roll. "Ao invés de terem a dignidade de pedir desculpas pelo gesto indelicado e reconhecerem seu erro. É possível perceber que para os homens ainda é muito difícil ser criticado pela voz feminina", retrucou.

Juliana é acadêmica do curso de Arquitetura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e não faz parte de nenhum movimento feminista ou algo do tipo. Diz que resolveu tornar publica sua insatisfação pela frustração causada por um bar que frequentava. “Pensei que tinham uma ideologia, pois sempre procurei um lugar diferente para frequentar”.

O boicote da universitária e de amigas ao bar começou no sábado, quando a casa fez uma programação especial às mulheres.

Surpreso com a reação dos seguidores da página, Diego diz que as pessoas que fizeram as críticas não são clientes, apenas frequentaram algumas vezes. Talvez por isso não entenderam a brincadeira. “Não vejo como machismo, é um comentário que já circulava na Internet”, comenta.

A página do bar no Facebook existe desde 2010, e para Diego, assuntos polêmicos são assim: “É normal ter essa repercussão”.

Frase publicada pelo no Facebook do bar.
Frase publicada pelo no Facebook do bar.
Outra seguidora da página também não gostou da "brincadeira".
Outra seguidora da página também não gostou da "brincadeira".
Nos siga no Google Notícias