ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Na escola ninguém gosta de cantar, mas por que no futebol o hino emociona tanto?

Paula Maciulevicius | 17/06/2014 17:06
"Como se fosse o sangue, a raça", define Paulo, o hino nacional. (Fotos: Cleber Gellio)
"Como se fosse o sangue, a raça", define Paulo, o hino nacional. (Fotos: Cleber Gellio)

O relógio marcava 14h54. O local era a Vila Brasil, nos altos da avenida Afonso Pena. Na execução do hino do México os torcedores viam o celular, arrumavam a bandeira, o chapéu. Rumo ao telão, o que se via eram olhares desatentos. Versos finalizados, buzinas à postos, no estádio e no coração dos brasileiros a batida anunciava, começava o hino nacional brasileiro.

Buzinas, gritos, euforia. Tudo antecede o primeiro verso. Assim que se toma o ar para cantar não se ouve mais nenhum pio a não ser as batidas do coração. “Ouviram do Ipiranga” sai pela boca, mas vem da alma. A emoção de cantar em coro, à capela, leva quase que automático a mão ao peito. Nesta hora, ser contra a Copa fica em segundo plano. Nos próximos minutos, o sentimento brota das palavras para os olhos. É difícil segurar o choro, afinal por quê, em Copa do Mundo, o hino emociona tanto?

Sai da alma, brota aos olhos, que o diga o administrador Marcos.
Sai da alma, brota aos olhos, que o diga o administrador Marcos.

“Não tem como. É a música, é de coração. É muito lindo saber que a seleção brasileira joga aqui, joga em casa. O hino nacional é como se fosse sangue, raça, é f. É muito bom”, define Paulo Martins, professor de música conhecido como 'Pinguim'. Aos 37 anos, ele era o torcedor da primeira fila de cadeiras a se levantar. Para ele, cantar o hino hoje é um misto de patriotismo e saudade. “Sou de Fortaleza, no Ceará. Estou longe da minha cidade, o hino faz com que eu me sinta em casa”.

“Gigante pela própria natureza” é para mim a frase mais bela do hino. “És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza”. As palavras saem da boca como se nunca tivessem antes sido ditas. Como se na escola, quando havia o hábito de cantar o hino, os alunos não torcessem o nariz. Em campo, com verde e amarelo na tela e ao vivo, a garganta dá nó.

“Ele representa para mim todo o ideal, tudo o que o Brasil representa. Pátria amada, terra de gigantes, um país que pode acreditar no futuro, é próspero, é belo. Eu me emociono porque, principalmente, traz à nossa memória toda jornada de luta que o Brasil passou e pelo que passa ainda”, explica o administrador Marcos Silva, de 28 anos.

Na partida contra o México desta terça-feira, a música tocou só a primeira estrofe. Para coração brasileiro, não precisava acompanhamento. As vozes saíam por si só em tom afinado. Na Vila Brasil o trecho “Deitado eternamente em berço esplêndido” saía ainda mais alto, com mais amor. Como se fosse a prova do orgulho brasileiro.

“Não tem explicação, é o hino. Me emociono, a gente tenta segurar, mas não tem jeito, sai o choro”, desabafa o conferente Silas Antunes, de 24 anos. Com o filho no colo, Salis, de 4, já sabe o peso da camisa e a honra de cantar o hino brasileiro.

Pai e filho. O menino, de 4 anos, já sabe o peso da camisa e a honra de cantar o hino brasileiro.
Pai e filho. O menino, de 4 anos, já sabe o peso da camisa e a honra de cantar o hino brasileiro.
Nos siga no Google Notícias