A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

16/01/2014 06:57

Na hora de dar nomes aos filhos, pais “piram” e homenageiam a si mesmos

Elverson Cardozo
Acácia ainda nem viu o rostinho da filha, mas já batizou a menina de Radassa. É bíblico, disse. (Foto: Arquivo Pessoal)Acácia ainda nem viu o rostinho da filha, mas já batizou a menina de Radassa. "É bíblico", disse. (Foto: Arquivo Pessoal)

Jucelina dos Santos, de 46 anos, tem até vergonha de dizer isso, mas, se dependesse do ex-marido, contou, o nome de uma das filhas seria Gina. Para ela, a sonoridade lembrava vagina. Não ficava bem para uma menina, argumentou. Pensando em evitar constrangimentos, a mulher tomou a frente e tratou de batizar a garota de Joélia.

Veja Mais
Despedida dominou a web na semana em que todo mundo coloriu de verde o coração
Datilografado, pedido de casamento revelou primo apaixonado em 1980

O problema é que, com a decisão, de ser a única responsável pelos nomes da prole dali para frente, outros 4 herdeiros foram registrados com J no início, uma auto-homenagem declarada. “Sou uma guerreira. Fui abandonada quando meu caçula nasceu. Tive que cuidar sozinha de todos eles, dar educação. Graça a Deus nenhum virou ladrão ou bandido”, contou, justificando as escolhas.

Além de Joélia, na família de dona Jucelina tem Joelson, Joelma, Jocássia e Joandro. A quem pergunta ela diz, sem receio, que colocou os nomes porque quis e achou bonito. Simples assim. “Na minha cabeça só vinha isso”, disse, referindo-se à ausência total de inspiração com as outras letras do alfabeto.

A origem, no fundo, tem influência familiar, mais especificamente do pai, um cearense que sempre primou pela tradição no cartório. “Lá eles colocam os nomes dos filhos todos iguais”. Jucelina, por exemplo, é a junção de José (pai) e Celina (avó).

Ao contrário - Acadêmica de psicologia, Arizla Cunha de Moraes, 22 anos, tem o nome da mãe, só que ao contrário. O irmão, Ridoel, carrega as letras do pai, também na ordem invertida. A homenagem tem, em um sua origem, uma bela história de amor. Na época do namoro Alzira e Leodir se correspondiam por cartas e preenchiam o remetente com o nome ao contrário.

A brincadeira começou com ele, que era metido a poeta. Romântico que só, um dia o rapaz enviou à amada um poema assinando como Ridoel. Acostumou-se com a ideia e, desde então, passou pensar nos filhos. Se fosse menino seria Ridoel. Se fosse menina seria Arizla. O destinou deu uma força e os pombinhos, por sorte, tiveram um casal. Pronto. O sonho estava realizado.

Hoje, mais de 20 anos depois, quem conta esse romance é própria filha, que não se incomoda em ser Alzira de trás para frente e, por isso, não pretende alterar a identidade. “Para mim é comum. É como se eu me chamasse Rafaela”, disse. Antes achava que só existia ela com um nome assim no mundo, mas o Facebook provou o contrário.

Arizla e Ridoel, filhos de Alzira e Leodir. (Foto: Arquivo Pessoal)Arizla e Ridoel, filhos de Alzira e Leodir. (Foto: Arquivo Pessoal)

Arizla, no entanto, continua sendo um nome diferente e isso, no fundo, a deixa feliz. Apesar da identificação, a jovem não chamaria a filha de Alzira, mas já cogitou homenagear o pai. “Ele se chama Leodir Antônio. Pensei em colocar Antônio”, contou. Não seria nada fora do comum.

Um "tiquinho" de cada - A “arte” de criar nomes, pegando um pedaço aqui e outro ali, é, pelo visto, uma das habilidades do pai do advogado Teamajormar Glauco Bezerra de Almeida, de 33 anos. O registro é tão incomum que, para facilitar, ele se apresenta, em alguns casos, apenas como “Teama”. “Mazinho” é outro apelido para os amigos mais próximos.

Teamajormar, mais tarde explicaram, é a junção de outros quatro nomes: Terezinha (mãe), Amabílio (avô), Jorge (avô) e Mario (pai), o próprio “criador”, que, assim como Jucelina, da “Família dos J”, se auto-homenageou. Mas a criatividade tem um motivo mais sério. “Na época meu pai teve o conhecimento de um caso de homônimos, no Rio de Janeiro, onde uma pessoa foi presa no lugar de outra. Ele fez isso para evitar problemas”, disse.

Teamajormar criança e adulto. (Foto: Arquivo Pessoal)Teamajormar criança e adulto. (Foto: Arquivo Pessoal)

Tamanho cuidado rendeu um nome que, de tão diferente, parece ser único. “Mazinho” afirma que nunca sofreu com isso, nem foi vítima de bullying na escola, por exemplo. Ao contrário, ele afirma que Teamajormar sempre o ajudou. “Sou tímido e reservado. Isso me serviu, muitas vezes, como um ‘quebra-gelo’”.

É por isso que ele não quer e nunca pensou em trocar o nome, primeiro porque não se sente incomodado. Depois, cresceu achando natural ter um registro diferenciado. Para ele, o pai não se auto-homenageou, mas deixou um legado de família.

Só que o bancário não arriscaria batizar o filho desse jeito, nem para perpetuar a tradição. “Acho que hoje em dia quanto mais comum for, melhor. Estamos caminhando para uma época na qual o anonimato vai ser interessante”, disse.

Planejando o futuro - Se vai ser interessante, só o tempo dirá. Enquanto a comprovação não chega, a gerente Acácia de Souza Batista, de 26 anos, moradora de Coxim, quer mais é que a filha, que nem nasceu, brilhe. Grávida de 6 meses, ela já decidiu qual vai ser o nome da bebê: Radassa.

“É bíblico. É o nome de uma estrela, a mais forte, que serve como bússola. Quando as pessoas se perdiam no mar, ela guiava. Hoje é chamada de Estrela Dalva”, explicou.

Apesar dos conselhos e das opiniões contrárias, a gerente não pretende mudar, porque tem certeza que a filha vai gostar. Ela será ensinada, desde o início, a não dar ouvidos para outros, disse. “Acho que esse é o nome certo para ela. Sinto isso no meu coração”.

Acácia e Radassa, mãe e filha, prometem formar uma bela dupla. A sonoridade é parecida, mas a intenção, garante a sul-mato-grossense, passa longe de uma homenagem a si própria. Com nome de estrela, a primeira filha será, para ela, uma luz dentro de casa. Uma garota de personalidade forte, por conta do nome, espera.




me desculpa mas Radassa não tem em lugar nenhum da Biblia...
tem sim Hadassa e aparece uma única vez em Ester 2:7
e ela também não muda de nome pq se casa com Assuero
e o significado é MURTA que é flor de muita força q nasce no deserto... não tem nada a ver com este posto ai
mais dúvidas é só perguntar
 
wellington costa em 20/01/2014 22:05:20
Teamajormar é o melhor !!
 
Renata Santos em 20/01/2014 00:18:25
Conheço seu Américo que colocou o nome da filha ao contrario Ocirema,eu comecei bem, minha filha tem o nome bonito que ela gosta muito, Karla Angelica, mas cometemos um deslize, meu filho se chama Hertz, que significa coração em germânico.
 
Neuza Pereira Dias Garcia em 17/01/2014 22:56:22
Gente.... muito bacana a matéria...
Na época de escola, conheci uma menina que se chama Petrona.... Era tão incomum que as vezes o pessoal chamava ela de Poltrona... coitada...
Acho que o mais simples é bonito.... Meu nome por exemplo não é tão comum... perguntei para minha mãe e ela me disse que escolheu o nome de Laudicea por que achou bonito.... teve epoca que odiava meu nome, por que ninguem conseguia falar... era Laudileia, Laudicleia, etc. Mas hoje gosto do meu nome, e através do facebook, descobri que tem várias por ai.
Mas meus filhos tem nomes bem comuns... da minha filha pesei bastante... queria um nome em que ela gostasse e creio que acertei, pois hoje com 10 anos ela me diz que ama o nome dela: Lauany... meu filho caçula escolhi um nome composto: Lucas Eduardo.
Simples...
 
Laudicéa Gondrie em 17/01/2014 11:05:31
Minha filha ira se chamar Taywon XD e meu filho , Yuri Jackie em homenagem aos meus Idolos ,Choi Siwon e Jackie Chan kk
 
Tayná Chan em 17/01/2014 07:12:37
Tenho um amigo lá pelas banda de Rio Verde, que se chama TUTANKAMON MAGNO, o pai foi bem criativo.(TUTAN Adora o nome).Outra, como o pai se chamava Nafethalio, colocou o nome da Filha de Nafetalina ela queria morre...não é pra menos..afff...
 
Auri nogueira em 17/01/2014 01:08:15
cda um tem sua maneira de pensar, nome de pessoas eu acho q e pra sempre
 
maria a. de almeida em 16/01/2014 19:49:34
Eu me chamo Nilson. Todos os filhos de minha mãe com meu pai tem seus nomes iniciados com a letra N. Nilton, Nilda, Nélida, Noeli e Nilson. Minha irmã mais jovem se chama Orama Camille, mas ai já é coisa do segundo casamento dela.
 
Nilson Silva em 16/01/2014 19:44:40
meu nome dizem que é nome de nordestino, (nada a ver, sou paranaense totalmente descendente de italianos. meu nome ao contrário fica meio búlgaro - Ricedlav - se inverter também o meio nome e o sobrenome fica bem russo siberiano: Ricedlav Oinotna Inobinaz. Já experimentou inverter seu nome pra ver no que dá?
 
Valdecir Antonio Zaniboni em 16/01/2014 17:41:48
Olha, até fiquei de pé pra aplaudir isso, parabéns hein, que ideia maravilhosa botar um nome ridículo num filho :) parabéns ao pais por serem tão inteligentes.
 
Cyro Escobar em 16/01/2014 17:20:29
Se eu tivesse um filho gostaria de colocar o nome de "Kinlerd";mais meu marido não gosta!
 
Alessandra Monge Leal em 16/01/2014 16:49:20
Conheço um Heatclif. nem ele sabe a origem do nome....
 
Paulo Santos em 16/01/2014 16:43:14
Parabéns Zana pela matéria. Fiquei emocionada ao ver parte da minha história comentada com grande carinho. Me alegro por meus filhos terem recebido bem o nome deles. porque carinhosamente estávamos personalizando suas identidades com muito amor.
 
Maria Alzira de Moraes Cunha em 16/01/2014 16:01:12
E o meu nome, sempre pensam que é apelido "Tir" um deus da mitologia nórdica, era o deus da batalha, minha mãe viajou legal!!!!!Hj, quando perguntam meu nome já dou a identidade e pronto, ficou simples.Ah!! gosto do nome, curto bastante!!!
 
Tir Barbosa em 16/01/2014 15:46:50
PRISCILA OLIVEIRA;EM POUCAS PALAVRAS FALOU TUDO;QUE MINHA NETA SEJA UM A MENINA SAGAZ COMO VC.
 
rejani rilke em 16/01/2014 15:40:00
bom, eu acho que tem nomes que deviam ser proibidos como:(acredite de quiser) Colapsocardiaco ou Teotonio (um pouco melhor) enfim nomes que denigrem a pessoa ou possa envergonha-la.
 
Grazi Lima em 16/01/2014 15:37:31
kkkk a equipe que realizou essa reportagem tinha que ter ido falar com a minha mãe lá em Sonora, rsrsrs além do meu que tecnicamente é o mais normal tem: Wllydamely, Adamerflan, e pra fechar com chave de ouro tenho dois irmãos praticamente com o mesmo nome e nem são gêmeos tem tipo 10 anos de diferença entre um e outro: Ronycleison e Ronycleiton é mole ou quer mais?
rsrsrs explicação? perguntem pra eles eu acho q não tem!
Graças a Deus meu marido é menos criativo q meu pai, minha filha ficou sendo Mel, mesmo!
 
Indianara Gouveia em 16/01/2014 15:03:20
Enfim, nome pode se tornar algo tão complicado na vida de uma pessoa que imagino se não seria melhor um provisório até 20 anos aí mantém ou escolhe outro. Aff!
 
Valter Castilho em 16/01/2014 14:58:37
Em Corumba conheço a Leid Weld ,coitada...
 
Luiz Gutierrez Sanabria em 16/01/2014 14:27:33
O NOME DAS MINHAS FILHAS SÃO:BEATRIZ E JÚLIA,BEATRIZ EM HOMENAGEM A MINHA PROFESSORA,E JÚLIA PQ ADORO ESSE NOME E POR SINAL É MUITO SIMPLES E LINDO,IRIA SE CHAMAR JÚLIA GABRIELLY,MAS IRIA FICAR MUITO GRANDE,PQ DO SOBRENOME,ENTÃO APENAS COLOQUEI JÚLIA,DAS DUAS SÃO NOMES SIMPLES E LINDOS!
 
Laura Alexsandra bíscaro laburú em 16/01/2014 13:59:27
Meu nome também é lindo podem copiar, to até pensando em colocar o nome da minha filha no futuro de Amidek (Kédima ao contrario) kkkkk
 
Kédima Guimarães em 16/01/2014 13:28:38
Do inglês car = carro, mem = homem então Carmem é um transformer? ha ha ha
 
Alex andré de souza em 16/01/2014 13:26:05
O meu sobrinho se chama Yclen Eduardo. o primeiro ai em homenagem a mãe , ao contrario Nelcy.
Da licença né
 
Juarez Delmondes em 16/01/2014 13:22:51
Francamente, um pouco de bom senso na hora de escolher um nome para o filho é bem legal. Resista a tentação de ser diferente demais. Na escola principalmente, onde a concentração de jovens é grande isso pode ser um desastre, um sofrimento. Não dá pra saber que tipos de pessoas os filhos encontrarão vida afora. E acreditem, do jeito que coisa anda só tende a ficar pior o comportamento das pessoas.Se não há muito respeito pelos familiares, professores, pelos mais velhos, etc. quem dirá pelo nome de alguém.E se cada vez que a pessoa chegar a um lugar e tiver que escrever o nome em um papel pra fazer um cadastro por exemplo... olha é bem complicado. Pensa, um nome em homenagem escrito ao contrário com um k ou y no meio ou pouco usual! Quem vai saber a grafia de um nome assim?
 
Valter Castilho em 16/01/2014 13:17:01
Parabéns pela matéria. Inusitada! Pelo viés dos comentarios que li abaixo vai ser interessante os pais pensarem melhor em escolher os nomes dos seu filhos. Ainda bem que Arizla Moraes escolheu bem o nome do seu filho - Isaac De Moraes Selle...Bem - meus filhos tem nomes bem escolhidos - creio que eles esteja contente com a escolha (ANA PAULA, VITOR E LUCAS...) Esses nomes tem siginficados na sua origem morfológica. Os nomes também podem definir o caráter e a personalidade de uma pessoa. Qualquer que seja o seu nome, ele tem um significado muito importante. O nome é o que identifica a pessoa numa sociedade e é a única associação levada pela vida inteira. Muitas vezes, a pessoa dá um nome ao bebê e não sabe o seu significado...Eles ainda podem influenciar positivamente ou negativamente a a vida de alguém. Portanto, a escolha do nome deve ser bem pensada, para que no futuro não atrapalhe a pessoa na escola, no convívio com os colegas e na vida social...É isso! NAMASTÊ!
 
Prof. Janio Batista de Macedo em 16/01/2014 13:10:32
Eu tenho um primo chamado Zuilço e outro chamado Claézio. Para a família, talvez porque crescemos juntos, não soa tão estranho... hehehe... minha avó materna era Protázia e o avô paterno Thiéter... sem contar um vizinho, chamado Zenóbio... hehehe... todos bem criativos!
 
Daniel Albuquerque em 16/01/2014 12:46:31
Radassa era o nome antes de se tornara rainha Ester, casada com o rei Assuero, + sobre a historia Livro de Ester.
 
Vera Almeida em 16/01/2014 12:44:56
Gente, sempre sofri por causa do meu nome, com letras estrangeiras e grafia com duplicações, não foi uma nem duas vezes que tive que soletrar meu nome letra por letra, agora simplesmente mostro algum documento, me chamo Alinny Karen Bachi Rehbein. Meu marido tem o nome do avô, um nome não muito comum, Galdino. Quando começamos a namorar, decidimos que nossos filhos se chamariam Ana Valentina, caso fosse uma menina e Gabriel, caso fosse um menino, em homenagem à sobrinha dele, Gabriela, que faleceu três dias após nascer. Por ironia do destino, descobri uma mutação genética que me levou a uma gestação de risco, parto prematuro e minha filha ficou na UTI, então muitas pessoas acham que Valentina é por causa de "Valente". Seu nome estava certo desde qdo ainda era apenas uma luz em nossos olhos
 
Alinny Rehbein em 16/01/2014 12:43:46
KKKK Muito boa essa matéria!!! ótimas dicas de nomes para NÃO colocar nos meus futuros filhos!!! hahaha
ps: O comentário do Leonardo França foi divino!! Alucard... kkkkk
 
Jessica Nadine em 16/01/2014 12:41:32
Já vi muitos nomes no hospital onde trabalhei, como os gêmeos Cosme e Damião, a Dona Vagina, um belo dia, cuidei de um sr chamado UNiVERSO!
 
Roseli Pereira em 16/01/2014 12:27:36
Eu tenho uma filha muito linda que se chama GERRYGABRILENE. Independente do prenome(nome) o mais importante é zelar pelo patronímico (sobrenome), pela sua bagagem histórica, familiar, enfim a bela herança. . GERRYGABRILENE foi a junção das iniciais dos nomes GERR +GABRI+LENE.GERSON+GABRIELA+LENENINHA.
 
Maria Helena em 16/01/2014 12:27:15
Isso é bem coisa de pobre que quer ser diferente. Quem faz o nome é a pessoa. Tantos nomes típicos da lingua brasileira bonitos, mas muitos querem por letras dobradas, y, K, isso qdo não colocam Th e Ph... aff... brega demais. Os famosos colocam nomes comuns e de escrita simples tb. Olhem os nomes dos Filhos da Angelica por exemplo. Ter que ficar soletrando o nome acho tão desnecessário, preocupem-se com uma boa educação, bons exemplos e os Rafael, Davi, Lucas, Artur, Julia, Giovana, Isabela, Sofia,podem ter seus nomes escritos de maneira coerente e ainda assim serão encantadores... Pronto falei!
 
Priscila Oliveira em 16/01/2014 11:53:19
... Bom, dependendo do nome da mãe pode-se conseguir algo mais viável, meu nome é Lucia, tenho uma filha que se chama Lucília. Fácil.
 
Lucia Maria Miranda em 16/01/2014 11:49:09
Rapaz, se o nome do meu filho fosse o meu ao contrário, seria hilário: Odranoel
Se fosse o da mãe, então...Ydnic, parece nome judeu.
Eu gosto de Alucard, parece um nome francês, fino, nobre... mas é apenas Drácula ao contrário.
Vamos mais longe...misturemos o meu nome e o da minha esposa ao contrário...Odranydnic. Soa como os nomes eslavos, búlgaros...
 
leonardo de frança em 16/01/2014 11:33:10
Gente isso não é normal, por favor não façam isso com os filhos de vcs, porque depois eles é que pagam o pato p/ o resto de suas vidas!tem muitos nomes normais e bonitos p/ colocarem neles.Só por Deus!
 
João Alves em 16/01/2014 11:29:46
Sempre achei Radassa um nome lindo.
 
Debora Nunes em 16/01/2014 11:21:50
um outro amigo meu chama FRADENIR..KKKKKKKKKK
 
Bruno Costa em 16/01/2014 11:02:53
Aqui no meu serviço tem o Odlaviro que é o nome do pai dele ao contrário(Orivaldo), e também tenho uma amiga que chama Eva Gina.
 
João Carlos Meth em 16/01/2014 10:58:15
gente pelo amor de deus...isso é loucura.....sou professor,entao um dia na sala de aula fui fazer a chamada,,"""" era o primeiro dia de aula""""""" então chamei o nome ,,,,,,grizolino.......o aluno estava no fundo da sala,,,,todo mundo deu risada,,,,,eu fiquei perdido...... o aluno nunca mais voltou na sala,nem tivemos noticia do rapaz.........depois fiquei sabendo que o nome era o mesmo que o avo....homenagem do pai..........pensa!!!!! que situação..........
 
ronival braga de oliveira em 16/01/2014 10:54:21
RIDLAV seria o nome de 1 dos meus filhos, caso eu tivesse colocado meu nome ao contrário.
Mas não respeitei o capricho e se chamam Jefferson, Petterson, e Wellington, aliás todos com ON no final.
Um nome curioso que todos nós conhecemos é SENIOR ABRAVANEL (Silvio Santos).
Conheço uma senhora que se chama GETULINA, em homenagem ao pai GETULIO e à mãe ANGELINA.
Uma ocasião apareceu no programa do saudoso Flávio Cavalcante, um senhor que em homenagem ao apresentador, registrou um filho como: FLÁVIO CAVALCANTE REI DA TELEVISÃO BRASILEIRA.
O senhor, que estava ao vivo no programa, levou uma grande bronca do Flávio Cavalcante, que alegou que os cartórios não deveriam efetuar registros de nomes curiossos como aquele. Muito boa e divertida a matéria acima.
VALDIR VILLA NOVA.
 
VALDIR VILLA NOVA em 16/01/2014 10:44:40
eu tenho um amigo que se chama SIDIROBSOM LUIS....KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
 
Bruno Costa em 16/01/2014 10:39:42
"[...]o nome de uma das filhas seria Gina. Para ela, a sonoridade lembrava vagina." Eu concordo, mas Joélia lembra joelho, logo, seis por meia dúzia! kkk
 
Priscila Wormsbecher em 16/01/2014 10:30:37
Uma pena que a filha da Acácia não pode responder ainda dentro da barriga da mãe se gostaria ou não de ter um nome incomum e impronunciável em outra língua senão o português. Sinceramente, eu acho uma tremenda falta de bom senso os pais escolherem nomes difíceis de serem pronunciados ou escritos. As pessoas passam por um constrangimento desnecessário e o carregarão por toda a vida. E se o problema é o homônimo, basta formar um nome composto ou mesmo adicionar sobrenomes da mãe e do pai além dos dois padrões.
 
Marcos Paulo Hypollito em 16/01/2014 10:12:30
Gosto do meu nome é incomum expressa força, seriedade e liderança sou assim e meu nome contribuiu muito na formação do meu caráter, posso estar exagerando mas eu acredito que o significado de um nome é quase profético na vida de uma pessoa, temos muitos exemplos disto na bíblia sagrada.
 
aureliano sousa em 16/01/2014 10:00:44
Na bíblia tem Hadassa, inclusive conheço uma.
 
Ederson Melo em 16/01/2014 09:54:03
Minha prima se chama Leinad, e o nome do pai dela ao contrario Daniel. xD
 
Filipi Karkoshy de Andrade em 16/01/2014 09:17:54
Eu não colocaria um nome mais "rebuscado" no meu filho. Muitos pais só estão interessados em seus caprichos e desejos, e esquecem os constrangimentos que o filho pode passar. Chega a ser egoísmo, você colocar o nome de uma linda menina de Radassa, por exemplo, só por que você é mãe e tem essa vontade. Meu próprio nome seria mais fácil se fosse Murilo ou Maurício, mas..
 
Maurílio Barbosa em 16/01/2014 09:01:09
Fiquei pensando que filho de Catarina e Francisco, pode ser "Catacisco"...
 
Hilda França em 16/01/2014 08:55:16
Independente do prenome(nome) o mais importante é zelar pelo patronímico (sobrenome), pela sua bagagem histórica, familiar, enfim a bela herança. Todos somos gratos aos pais, avós, pelo amor derramado. Forte abraço Arizla e Ridoel. Tenham a certeza que estão eternizando uma linda história da Alzira e Leodir.
 
Mauro Uehara em 16/01/2014 08:49:23
Aqui temos um chamado Adarckthull Collins cujo nome,segundo ele, foi a junção das iniciais dos nomes das ex-namoradas do pai.... ótimo fortógrafo por sinal....