A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

12/12/2013 06:28

Na preguiça de servir tereré, comerciante inventa suporte com alavanca

Paula Maciulevicius
Foi pela preguiça de servir, que comerciante criou a engenhoca. Só descer a alavanca que a garrafa enche a cuia. Foi pela preguiça de servir, que comerciante criou a engenhoca. Só descer a alavanca que a garrafa enche a cuia.

Ele não leva a sério a ideia até hoje e achou que a entrevista fosse uma brincadeira encomendada pelos amigos. Mas na terra do tereré, a água gelada na erva já virou cultura, assim como tudo o mais que tem relação com a bebida. Foi a preguiça que impulsionou o comerciante José Paulo Martins, de 34 anos, a criar uma engenhoca que serve até 2 litros de tereré, graças a uma alavanca.

Veja Mais
Caligrafia da escola rendeu à Marystella a profissão de designer de lousas a giz
Luis ganhou o título de presidente e hoje é dono da própria cadeira no bar

“Estava fazendo aqui, fui soldando e fiz. Eu já tinha visto uma, mas não daquele jeito, aprimorei a ideia e acho que ficou mais legal”, comenta José Paulo.

O comerciante está sempre se revezando entre dois sacolões do bairro Tijuca, um na avenida Souto Maior e o outro, na Panambiverá. Pronto, ele não tem nenhum... Aliás, que nome leva a tal da engenhoca? Perguntei e ele criou ali, na hora. “Nem eu sei o nome, suporte para tereré, acho que é isso”, afirma.

O primo do inventor, Zildo Lopes, foi quem propagou a ideia no Facebook. O primo do inventor, Zildo Lopes, foi quem propagou a ideia no Facebook.

O modo de usar é bem simples e dispensa manual. “Encaixa a garrafa de tereré e o copo. É um suporte feito para uma garrafa de 2 litros, para não precisa molhar a mão toda hora, aí tem o cabinho, pega, vira e já era”, ensina.

Criada há três meses, da linha de produção saíram só 20 peças. Algumas vendidas, distribuídas entre a família e outras que foram parar até no Mercadão Municipal. Só que o produto parece não ter agradado o público na barraca, porque ele diz que nunca ouviu falar se vendeu ou não ou se precisava de mais.

O preço, é um tanto considerável. “Vendi por aí numa média de R$ 40. Se o povo compra? Compra, ninguém gosta de ficar servindo, é coisa para preguiçoso”, admite.

Se tem clientela e procura, quero entender porque o inventor não produz mais. “Um monte de gente já me pediu, mas não tenho tempo. Se eu tivesse deixado no sacolão, já tinha saído uns 30”.

Os tomadores de tereré que quiserem fazer pressão, é só procurar pelo Zé Paulo no sacolão do Tijuca, vai que ele resolve dar continuidade à engenhoca?




Tri legal,amei a ideia quero saber com faço pra comprar se envia pra outro estado ???
 
Lucilene B. dos Santos Gonçalves em 21/01/2014 22:09:13
se quiserem comprar me liguem tenho pronta entrega
 
jose paulo martins em 26/12/2013 21:34:13
Invejosos invejarão.. rsrsrs parabéns!
pra mim q sou fã do tereré curti demais..
e ao contrario de alguns ai, não sou preguiçoso por gostar de tomar o teras.. apenas aprecio essa cultura!! abração
 
Jordan Reway em 15/12/2013 17:06:36
Eita saudade de Campo Grande, moro hoje em Belém do Pará mais esse tereré não sai da cabeça um grande abraço a todos. Beleza esse invenção criativa é só bebe agora kkkk.
 
Alexandre Candido em 13/12/2013 10:48:08
Tem um desses aqui na minha casa em Rio Brilhante, ja faz uns seis anos, inventado pelo meu genro Anderson.
 
Ilma Bueno em 12/12/2013 20:24:55
Tenho um, mas é para wisqui, tererê sempre tem alguém que serve.
 
Suzi Costa em 12/12/2013 20:00:54
O Corinthiano é demais né. E veja só, toma tereré e ainda com os apetrechos de classe. Não precisa segurar a garrafa d'água e o copo com a erva ainda descansam no aparelho apropriado para esses apetrechos. Parabéns ao idealizador disso. e ao corinthiano Zildo, parabéns pela matéria jornalistica prestada ao entrevistador. Valeu MS sempre mostrando que realmente é terra do tereré.
 
Claudemir Rivarola em 12/12/2013 18:42:20
Esse povo que uso o termo preguiça... Quanta inveja !!!
 
Marshall Marie em 12/12/2013 18:16:09
GENTE DO CEU ESTOU COM MUITAS ENCOMENDAS MAS ACEITO MAIS ME LIGUE 9212 4819
 
JOSE PAULO em 12/12/2013 18:13:45
ENTAO GENTE VCS TAMBEM PRECISAM VER A CHAPA QUE INVENTEI DE FAZER BIFE NA CHAPA A GAZ FICOU UMA MARAVILHA E SEM RISCO DE SE QUEIMAR POIS O SUS TEM REGISTRADO NUMEROS ALARMANTES DE PESSOAS QUE SE QUEIMAM TODOS OS DIAS COM ALCOOL FAZENDO BIFE NA CHAPA VOU POSTAR UMAS FOTOS NO MEU FEC DEEM UMA OLHADINHA LA SE VCS SE INTERESSAREM VENDO NO CARTAO E PARCELO
 
JOSE PAULO MARTINS em 12/12/2013 18:09:38
Parabéns pela idéia, servir tereré muitas pessoas fogem mesmo, agora o bom mesmo é patentear seu produto se é sua criação, e tambem para deixa-lo com outra aparência poderia aplicar uma tinta que iria ficar mais bonito.
 
Shirley Silveira em 12/12/2013 16:27:14
Mude o suporte do copo p/ frente da garrafa, assim a água já cai dentro da caneca.
 
Chico Nehring em 12/12/2013 16:09:00
EU NÃO ACHO QUE SEJA PREGUIÇA PURA COMO FOI DITO, ISSO TEM OUTRO NOME, CRIATIVIDADE...PARABÉNS PELA ENGENHOCA...INTELIGÊNCIA PURA!!!!
 
cris alves em 12/12/2013 15:22:31
Adorei a ideia. Excelente meu caro!
Parabéns!
Tomar tereré é ótimo mais servir é cansativo rsrsrsrs.
 
Eliana Nogueira em 12/12/2013 14:38:40
Quem toma tereré é preguiçoso esse aí deve ser eleito o presidente dos tomadores. Depois vocês ficam zoando dos baianos que gostam de uma rede. Vão trabalhar cambada, produzir e melhorar de vida...
 
Manoel Robson Silva em 12/12/2013 14:17:28
Ai, tá vendo só, esse ai tirou um atestado médico e foi pensar numa forma de ganhar dinheiro, vai ser inventor, ao invés de trabalhar para os outros. É isso ai cumpade, mada bala e já fabrica uns cinquenta desses, vai ter muita gente no final da Afonso Pena com sua invenção.lkkkkkkkkkkk
 
jose carlos em 12/12/2013 13:37:32
A "engenhoca" é boa, mas o mais prático, moderno, ecológica e economicamente sustentável, seria contratar um estagiário (a) para fazer tudo, desde preparar o tereré, servir, buscar e repor a água na garrafa e, principalmente, o mais chato, reencher as forminhas de gelo.
 
Ago Maran em 12/12/2013 13:31:25
Essa engenhoca é muito boa, mas eu já possuo uma dessa faz um ano. Ganhei de um amigo arquiteto de Dourados.
 
Pablo Jeronimo P de Oliveira em 12/12/2013 13:23:24
Aff!!! depois dizem que na Bahia que o povo é preguiçoso, engraçado que no sul os gaúchos tomam o chimarrão em uma cuia imensa, chaleira quente e pesada, mas além da bebida eles aproveitam o momento para conversarem os assuntos do dia, fazerem planos, ou seja é um momento de laser...sei não acho ruim associar tereré com preguiça, vai ficar muito feio para nós Su-mato-grossenses...
 
Rose Ávila em 12/12/2013 12:53:48
eu quero uma pra min


 
francielly luz em 12/12/2013 12:30:50
eu quero uma pra min


 
francielly luz em 12/12/2013 12:30:50
PREGUIÇA PURA!!!!
 
FABIO JR SOUZA em 12/12/2013 12:08:12
Jose Paulo, adorooooo .... depois irei te ligar para encomendar... mais já tem produtos já feito, ou ainda ira fazer? pode me passar mais ou menos o valor rs ...
 
Julio Palmazine em 12/12/2013 11:08:14
Canseira mesmo é ir buscar a água gelada... Só de pensar cansa...
 
Fabio Pellegrini em 12/12/2013 09:48:29
e isso ae povao de campo grande se quiserem minha engenhoca de terere e so me ligar no tel> 67 92124819 estou disposto a fazer mais e agora mais aprimorado
 
jose paulo martins em 12/12/2013 09:46:27
Nossa gente, deveriamos fazer um concurso de invenção de algo relacionado a tereré ... kkkkk Arrazou !... quero comprar um, onde eu consigo ?
 
Julio Palmazine em 12/12/2013 09:24:47
Eu tenho um eletrico, com acionamento por controle remoto, com bateria que dura até trinta minutos... Perfeito.
 
João Souza Júnior em 12/12/2013 08:34:53
hahahaha vou querer um desse, pra já!
 
juliana silva em 12/12/2013 07:37:19
Bom dia.. Eu inventei um muito mais elaborado, tem acionamento com o pé!
Qualquer coisa é só entrarem em contato.
9949-7737
 
PAULO SALOMONI MANSANO em 12/12/2013 07:22:44
imagem transparente

Compartilhe

Classificados