A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

20/10/2012 11:34

Na véspera da mudança de horário, campo-grandenses dividem opiniões

Gabriel Neris e Mariana Lopes
Lenhador Antonio Pereira de Souza é favorável a mudança para o Horário de Verão (Fotos: Minamar Júnior)Lenhador Antonio Pereira de Souza é favorável a mudança para o Horário de Verão (Fotos: Minamar Júnior)

Quando o relógio chegar à meia-noite de hoje (20), o ponteiro deve ser adiantado em uma hora. Este é o Horário de Verão, que vai até o dia 17 de fevereiro, e tem dividido a opinião dos campo-grandenses.

Veja Mais
Com quadros de amigos e fotos do passado, casa de Isac é pura recordação
A pé, Tulia faz percurso de 10 km até biblioteca onde aprendeu a ser feliz

O lenhador Antonio Pereira de Souza, 66, diz que é favorável à mudança e não se importa com o céu escuro ainda pela manhã. “Estou acostumado a levantar cedo. Deus ajuda quem cedo madruga e eu já levanto agradecendo”, brinca.

Seu Antonio afirma que até gosta de levantar mais cedo e crítica quem reclama. “Esse povo que reclama demais é tudo preguiçoso. Levanto mais cedo ainda para aproveitar o dia inteiro”.

Do lado contrário está a vendedora Rosimeire Vegas Garcia, 29. Ela diz que não aprova o Horário de Verão já que levantará mais cedo para trabalhar. “Estou acostumada com esse horário tradicional e o meu relógio biológico fala mais alto”, afirma.

Na opinião da vendedora, o dia não ficará mais longo e só sentirá a mudança na segunda-feira. “Amanhã posso dormir até mais tarde”.

O desenhista gráfico Roberto Ortiz, 45, também conta que é contra o Horário de Verão. Segundo ele, as pessoas não estão acostumadas com a modificação. “Quando acostumamos com o horário, muda e troca tudo de novo. O relógio biológico das pessoas fica todo bagunçado”, explica.

Quem também reprova a mudança no ponteiro é a auxiliar de limpeza Sirley Candido dos Santos, 36. Ela relata que terá que levantar mais cedo e sairá de casa com o céu ainda escuro. “Para quem precisa levantar bem cedo e pegar ônibus é horrível”, comenta. “O dia ficar mais longo não faz diferença nenhuma”, finaliza.

População se divide em relação a mudança de horário População se divide em relação a mudança de horário

Luiz Eduardo Teruya, 29, funcionário público, não reclama da mudança. Pelo contrário, diz que pode aproveitar mais o dia. “A gente fica mais animado para sair do serviço e tomar um tereré”, prevê. “No começo é difícil, mas depois acostuma”, completa.

Em Mato Grosso do Sul, a previsão da Enersul, concessionária de energia elétrica em 73 municípios, é que 8,9 GWH sejam economizados.

O volume representa 60% do consumo de um dia na soma das 73 cidades e é suficiente para abastecer Aquidauana, que conta com mais de 46 mil habitantes, no período de um mês. No País, a mudança do horário deve reduzir em 5% o consumo de energia.

O horário de verão tem como objetivo aproveitar melhor a luz natural e fazer com que o consumo de energia comece mais tarde, além de reduzir a demanda de fornecimento no horário de pico, evitando sobrecargas nas linhas de transmissão e subestações.




Na minha opinião tanto faz o horário desde que não fique mudando, essa constante mudando que complica.
 
Rodrigo Martins Costa em 21/10/2012 08:46:32
Aprovo !! Nem deveria voltar pro horário normal....
 
Rogerio Moralles em 20/10/2012 21:03:42
Prá min está tudo bem, horário é horário, não importa se está claro ou escuro é só seguir as horas pelo relógio e não pelo nascer e pôr do sol.
 
Ivo Lemes em 20/10/2012 20:15:28
Esse seu Antônio não conhece a rotina das pessoas de hoje em dia, por isso critica e chama os outros de preguiçoso, vai trabalhar o dia todo e estudar a noite a fora.
 
Katherine Stalin em 20/10/2012 19:13:20
O horário de verão é ótimo; quando saímos do trabalho ainda é dia! No inverno, em especial no início da estação, 17 horas já está escuro! Inclusive sou a favor de que o Mato Grosso do Sul adotasse o horário de Brasília: Geograficamente é correto, economicamente viável e biologicamente também, na medida em que o organismo rapidamente se habitua. Que venha a luz!
 
Gustavo Ribeiro em 20/10/2012 15:50:37
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.